04abr15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

02/04/2015 10:08
Chocolate será que é mesmo vilão?
Páscoa...  Família reunida na casa dos avôs, aquela comilança total...  Depois vem a tão esperada saga e caça aos ovinhos, e para ajudar ou piorar ainda mais a situação se empanturram até não poder mais de chocolate...
Mas será que o chocolate faz realmente mal a saúde? Claro tudo em excesso acaba fazendo mal. Equilíbrio e bom senso acima de tudo. Vários estudos estão aí, para nos revelar os diversos benefícios que o chocolate propicia a saúde humana.
 O cacau é considerado estimulante e energético, tem ação similar a cafeína devido a teobromina, nos deixa mais ligados e alertas.
É encontrado nele também diversas substâncias antioxidantes, isto é, combatem nossos radicais livres, digamos que “desenferrujam” nosso organismo. Alguns dos flavonoides que compõem o chocolate também são coadjuvantes no bom funcionamento do coração, pois, regulam a circulação sanguínea.
Sem contar, que trata-se de um calmante para as mulheres, principalmente se levarmos em conta o período pré-menstrual. Isso porque ele ajuda na liberação de tirosina, responsável pela formação de um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar, a dopamina.
Porém há algumas variações de chocolates, todo cuidado é pouco, não pequem pela gula:
 
Chocolate ao leite: É o mais conhecido, porém, apresenta bem pouco cacau em sua composição, contém leite, gorduras e açúcares. Por ser calórico atenção redobrada nesse caso, quem está em dieta de emagrecimento, moderação sempre.
 
Chocolate Diet: Esse tipo de chocolate é destinado somente aos indivíduos com dietas restritas em açúcares, como os diabéticos, por exemplo. Não se iludam, ele é calórico por ter mais gordura em sua composição, fiquem atentos!
 
Chocolates meio Amargo e Amargo: O mais recomendados, pois, são mais ricos em polifenóis provenientes do cacau, apresentam baixos teores de gorduras e açúcares em sua composição. Recomenda-se ingerir 25 gramas desses tipos de chocolate ao dia.
 
 

—————

Voltar