04dez10 - Cri-cri (por Salmon Flores)

03/12/2010 19:24

 Cetim

Um Dentista do Alto Vale louco por confusão, destes que tem o hábito de achar que todo mundo é ladrão, e que ninguém na sua cidade faz nada certo, que tudo está errado, pessimista ao extremo. Ao se manifestar nos corredores da casa do povo daquela cidade, conversa que emplacou num blog local, aludido “Doutor” dos dentes desmereceu as mulheres. Uma senhora que se identificou como “Clotilde” por e-mail, a nós enviado, chama o cidadão de porco e o compara a “desgarrado” de uma porcada que foi apreendida num lixão da cidade anos atrás. O que teria dito o Doutor no blog: “O cirurgião dentista (omitimos o nome porque o jornal não localizou o cirurgião para ouvi-lo) assíduo participante das reuniões dos vereadores em Orleans e defensor das coisas certas e justas na política da cidade, disse para um vereador que ele admira e espera vê-lo presidente, que o edil será o presidente da Câmara no ano que vem. "Chega de mulher mandando na política aqui na Casa", brincou. E prometeu que vai parabenizar o amigo pela eleição dando-lhe umas chicotadas. "Não vou usar um chicote de couro, mas de cetim para te deixar bem na foto", prometeu. Como mulher e mãe, a leitora e vereadoras com assento na casa e que foram ouvidas pela reportagem, ficaram chocadas e irritadas. Que moral tem esse cidadão para se colocar contra as mulheres? Ele não foi parido por uma mulher? Não gosta de mulher? Em meio a manifestações contra o dentista, surgiu uma denuncia. De que a mulher dele teria sido aprovada num concurso para Serviços Gerais no Estado, mas graças ao partido do marido (PMDB) foi promovida como Secretária de Escola.  

 

De novo, de novo, de novo... 

Ex-Senador da República, ex-cargo comissionado do senado, ex-secretario de Articulação Nacional, Dr. Geraldo Althoff, a exemplo de Miguel Ximenes, estará abiscoitando mais um cargo importante de primeiro escalão. Estranho para um político sem voto e que nem trânsito tem com seu modesto partido em Tubarão. É natural que aqueles que tanto trabalharam por Raimundo e Zé Nei, queiram afastar o chupim do ninho. O ex-senador tem lideranças importantes ao seu lado em Brasília e Florianópolis, mas tal qual Ximenes, nunca trouxeram nada de imponente para a cidade. Os dois juntos somam 30 anos ocupando cargos públicos hiper remunerados. E sabem de quem é a culpa? Destes partidos fracos e anêmicos que temos na cidade de Tubarão. Acaso Tubarão não tem gente competente, que ame esta cidade, para mandar estes dois botar pijama e ir para casa? Geraldo, na Secretaria de Defesa Civil, e Ximenes, provavelmente, permaneça no lugar onde está ou quiçá deva abiscoitar algo igual, ou melhor. Pobre Tubarão!

 

Fraude em Laguna

Suspeitas de fraude na edição de um dos maiores espetáculos da região Sul do Estado, a “República em Laguna”, de 2007, está sendo analisada pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina. O relatório do Procurador da República em Tubarão, Celso Três, aponta diversas fraudes na prestação de contas, como superfaturamento, assinaturas falsas em notas fiscais e cobranças duplas pelos mesmos serviços contratados. O evento captou cerca de R$ 1,6 milhão de recursos públicos, sem contar os oriundos da iniciativa privada. Foram verbas captadas dos Ministérios do Turismo, Cultura, empresas estatais, além do Estado de SC e Município de Laguna. Agora, o MPF quer esclarecer como os referidos recursos foram aplicados e a descrição detalhada do objeto dos convênios firmados. Para tanto, os dados levantados pelo MPF também foram encaminhados para outras instituições e se tornaram objeto de inquérito da Polícia Federal e de processo no Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Pedras Grandes/Orleans


A vereadora Suzelei Padilha (Lela), a presidente da Câmara Berenice Bernardo Durante e o vereador líder do governo Marcio Tezza (DEM) elogiaram a atuação do colega Antonio Dias André, "Geada", na condução da Comissão pró-pavimentação da rodovia Pedras Grandes/Pindotiba-/Orleans. A participação de Geada na Comissão foi de suma importância para que o antigo sonho de muitos seja concretizado.

 

Lutador

O vereador de Orleans, Antonio Dias André, o “Geada”, no começo do ano que vem,  pretende ir a Brasília na companhia do diretor Antonio Willemann, do Samae. A viagem está prevista para após o recesso parlamentar quando, na Capital da República, pretende buscar solução visando ampliar a rede de esgoto, para que tenha mais vazão. Ainda sobre Pindotiba, Geada já agendou com os Democratas uma audiência com o governador eleito, Raimundo Colombo, para acertar os detalhes finais sobre a pavimentação do trecho Pedras Grandes/Pindotiba.  

 

 

A última parada de Flávio Bernardino

Um dos erros mais comuns é julgar as pessoas. Em função disso, acontecem exclusões e julgamentos errados. A missa de exéquias de Flávio Bernardino foi na igreja matriz de Oficinas em Tubarão. Muita gente comentou, falou, criticou, questionou, etc. E eu que sempre estou nas missas, sou um bom ouvinte, tirei esta semana para pedir orações e reflexões. Judeus ou samaritanos, brasileiros ou argentinos, brancos ou negros, homens ou mulheres, católicos ou evangélicos, pobres ou ricos, bonitos ou feios... Em função do futebol, do partido, da religião, da etnia, da cidade, acabamos rotulando pessoas, e grupos também. São julgamentos feitos a partir de detalhes e esquecemos que, além deles, acima deles, existe a infinita dignidade da pessoa humana. Nada justifica sua exclusão. Nunca podemos esquecer que Cristo morreu também pela pessoa que detestamos.  Flavio Bernardino dos Santos foi filho, pai, irmão, teve família, etc... E não quero aliviá-lo de nada com minhas palavras, mas na sua missa de exéquias estava a família o bem maior. E neste caso, é preciso separar as coisas.  No Evangelho de Lucas encontramos o episódio em que o próprio Jesus foi rejeitado pelos habitantes da Samaria, porque se dirigia a Jerusalém. Outro episódio, desta vez, de forma positiva, envolve um samaritano. Um homem foi assaltado e deixado, quase morto, à beira do caminho. Por ali passam um sacerdote e um levita, pessoas de bem, mas insensíveis. Passou também por ali um samaritano, considerado pecador e pagão. Mas este, sensível à dor, parou, prestou os primeiros socorros, levou-o a um hospital e financiou sua recuperação. O samaritano não ficou na superfície. Mais do que um judeu, inimigo, viu no caído uma pessoa, um irmão. E o padre Edinei Ouriques na sua homilia foi célere, fantástico.  Para ser discípulo de Jesus não basta ser batizado, rezar diariamente, ir à missa, pagar o dízimo. Tudo isso é importante. São Paulo faz uma relação de boas obras, algumas extraordinárias, mas observa: “Se não tiver caridade, tudo isto de nada me adianta”.

 

Má fé

Me contaram em visita a redação, novas, mas velhas complicações que foram armadas por um tal de Ailton, vereador em vizinho município de Tubarão. Arrumou encrenca numa prefeitura do planalto serrano, complicações em Gravatal, foi condenado como litigante de má fé ao mentir que a Unisul teria lhe negado diploma através de ação indenizatória e que a  Justiça julgou improcedente. Foi secretário no mandato do ex-prefeito de Capivari de Baixo e agora, como edil, só tem olhado para o seu umbigo. Muita gente se diz arrependida pelo voto. Do jeito que vai, terá dificuldades até para síndico de edifício.

 

Destaque

O secretário executivo da Faepesul, Carlos Alberto Nogueira de Sá, acaba de receber duas brilhantes homenagens. Uma, da Câmara de Vereadores de Tubarão e outra da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, através do deputado Joares Carlos Ponticelli (PP). Nogueira de Sá é o responsável pelo excelente trabalho que a Fundação da Unisul vem fazendo e pelos serviços exemplares que vem prestando à sociedade e para a região. A Faepesul tem dado passos largos com a competência de quem está por trás da instituição como Nogueira de Sá e o coordenador de projetos Alexandre Martins.

 

MPSC denuncia casal 

O Ministério Público de Santa Catarina protocolou, na tarde de ontem, sexta-feira (3), no Fórum da Comarca de Tubarão, denúncia contra o casal acusado de estuprar e matar uma criança de quase dois anos. Na denúncia, o Promotor de Justiça Osvaldo Juvencio Cioffi Junior imputou ao casal a prática dos crimes de homicídio duplamente qualificado - matar por meio cruel e uso de meio que tornou impossível a defesa da vítima (artigo 121, parágrafo 2º, incisos III e IV) e estupro de vulnerável (artigo 217-a). Na denúncia o Promotor de Justiça requereu que o casal seja submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri. Em caso de condenação, a pena pode extrapolar os 30 anos de prisão.

—————

Voltar