05abr14 - Comunidade (por Munir Soares)

04/04/2014 12:59
A MAQUININHA DO BANANA
Waldir “Banana” é um deficiente físico, muito querido na cidade. A diabete lhe amputou as duas pernas. Sentado em sua cadeira de rodas pede esmolas, defronte ao supermercado Angeloni. Nos dias de calor intenso ele utiliza as muletas, e sai em busca de uma sombrinha mais refrescante. Ano passado, por ocasião de seu aniversário, “Banana” fez aos amigos e colaboradores, um pedido especial. Ajuda para fazer um churrasquinho comemorativo. De pouquinho em pouquinho conseguiu os ingredientes necessários. Ele gosta de cantar, adora um microfone.
___ O “ponto” era muito bom, disse-me certa ocasião, ultimamente, porém a arrecadação caiu muito, estou sendo prejudicado pela tecnologia.
___ Pela Internet, estariam cobrando imposto de renda, até sobre os rendimentos dos pedintes?
___ Ainda não, meu problema é com o dinheiro em circulação, informou “Banana”, com ares de economista. Todo mundo está aderindo ao “Cartão de Crédito”. Eles utilizam o dinheiro de papel, e sobram menos trocados para o “Banana”. Pouca gente anda com dinheiro no bolso. Vou fechar meu balanço, com prejuízo...
___ E se o “Banana” tivesse sua “maquininha”? 
___ O assunto é polêmico. 
___ Seria sinal de ascendência social exercer a mendicância, utilizando a máquina?             
___ Qual a diferença em estender a mão, ou oferecer a maquininha? O “Banana” é um pedinte tão especial, que todos levariam a novidade na brincadeira. Além disso, o fator psicológico ajudaria a aumentar a oferta, pois ninguém vai usar seu Cartão de Crédito, digitar a senha e creditar menos de Um Real.
___ Tal prática exige Conta Bancária.
___ Pedinte não pode ter conta em banco?
No país das ”bolsas” e das cotas, o deficiente, comprovadamente incapaz, não poderia requerer a “bolsa mendicância” e abrir sua conta bancária, a custo zero e tarifa social da Cielo?
 
 
 
ACONTECEU POR Aí... 
___ Os pais estão botando a boca no trombone, os filhos não estariam indo à escola por falta de condução.
___ Que fim levaram os nossos ônibus? 
___ Estão na garagem. Só que eles não andam sem combustível.
___ O Secretário não pode ficar sabendo dessa nossa derrapagem administrativa, ponham em ação o “Plano B”. Contratem uma Frente de Trabalho, dez homens para empurrar os ônibus.
___ Patrão, uma questão de ordem, é para empurrar ou puxar os coletivos? 
___ Qual é o problema?
___ Saber se é legal a “Frente” também, atuar pelos "Fundos”... 
 
 
 
TESTE DE GRAVIDEZ
Ainda na década de 50, os testes de gravidez eram feitos com sapos, de preferência, sapo bufo, macho, aquele bem enrugado. A urina da mulher era injetada no sapo. Se, na urina do sapo surgissem espermatozoides, confirmava-se a gravidez. Eis aí um caso, em que eu acho que a natureza não foi sábia e muito menos justa: O peruzinho brinca com a periquita e o sapo, coitado, é convocado para provar que a perereca, foi pro brejo.
 
 
 
POSTO DE SAÚDE DA CARIOCA
Assim escreve Saul Ulyssea em seu livro “Laguna de 1880”: No Largo da Carioca, antigo CAMPO DA FONTE foi construído o Grupo Escolar Jerônimo Coelho em 1911 e, ao lado, o edifício do Posto de Saúde edificado em 1941. Atualmente, cismaram de chamar o Posto de Saúde da Carioca, de Posto do Campo de Fora. Gostaria de saber por quê. O arrabalde de Campo de Fora fica do outro lado do Morro do Moinho.
 
 
 
E POR FALAR EM POSTO
___ Vai começar a vacinação dos velhinhos. Estaremos lá, na primeira fila. Ano passado o atendimento foi excelente. Vamos ver este ano!
 
 
 
SILÊNCIO!
Alguns dos principais órgãos da Administração Municipal vão ser transferidos para o prédio onde funcionava a Caixa Econômica Federal, na rua Oswaldo Cabral, Centro Histórico. A mudança deverá ser feita à noite, no maior silêncio. As pombas não podem saber. Lembrando que os dejetos das pombas foram responsáveis pela debandada governamental.
 
 
 
EM COMPENSAÇÃO
A Secretaria Municipal da Saúde ganhou casa nova, inclusive com estacionamento exclusivo, em compensação a Secretaria Municipal de Educação foi alojada nos fundos da casa dos dois cachorros, local totalmente inadequado a uma Secretária tão importante. Dizem que o local é tão apertado que, se alguém resolver escrever, em letras maiúsculas a palavra INCONSTITUCIONALÍSSIMAMENTE, invade o quintal do vizinho. Na nova casa (Caixa Econômica) o secretário Fernando deve exigir um espaço digno de sua Pasta, num local que ele conhece muito bem. O verbo “submeter-se” não deve fazer parte de seu vocabulário.
 
 
 
CHUTE? 
– Se a ponte flutuante imaginada pelo irmão e empresário do Ronaldinho Gaúcho sair mesmo do papel, ligará o bairro de Magalhães à região da Ilha e consagraria, definitivamente, a gestão do prefeito Everaldo. E se for tudo Chute? Em se tratando de Ronaldinho, de qualquer chute pode sair o gol da vitória. Só que o jogo, tem prazo para terminar...
 
 
 
UM RECADO AO VEREADOR ANDREY
Andrey apresentou projeto com várias sugestões para a urbanização dos Molhes da Barra. Que tal incluir no projeto, obras de melhorias no trecho que vai da estradinha de acesso ao trapiche do bote, até o início dos molhes? Existem dunas naquela área. É verdade. Sobre elas seria colocado um estrado de madeira (a exemplo das passarelas da praia do Mar-Grosso). Em cada ponta do estrado seria construído um quiosque.
Justificativas:
- História: Naquele ponto do canal deu-se a grande batalha entre as forças de Garibaldi e a frota imperial. 
- Turismo: Ponto de observação dos botos. 
- Educação: Naquele local, bem instalados, alunos poderiam ter aulas ao vivo sobre Anita, botos, navegação, porto, molhes, pesca, etc.
Um investimento de baixo custo, ecologicamente correto, e com incríveis dividendos sociais.
 
 
 
PRAÇA SEIVAL
Salun Nacif, diretor do Departamento de Cultura do município da Laguna tinha um sonho, construir em nossa cidade uma réplica do barco Seival, semelhante a que existia em uma cidade do Rio Grande do Sul. A praça Seival foi criada para receber o monumento. Eu era Secretário de Turismo à época. Acompanhando Salun estivemos em Osório (RS), visitando a réplica do barco. Em seguida, ele nos levou até ao Palácio Piratini, Porto Alegre, em visita a amigos maçons. Gente importante no governo gaúcho. A ideia era conseguir apoio do governo gaúcho ao projeto. O Homem põe e Deus dispõe. Salun faleceu. O projeto morreu! 
 
 
 
RAPIDINHAS
ESTILO - Os ninhos de João-de-barro construídos entre as duas torres da Matriz de Santo Antônio dos Anjos estão protegidos pelo IPHAN. As casas seriam no estilo Barro-co.
CARNIÇA - Autoridades prestigiam assinatura da ordem de serviço para dragagem do rio de Campos Verdes. Políticos em campanha não enjeitam nem “carniça”...
 
 
 
CPI DA PETROBRÁS 1
___ Quem deu o golpe na Petrobrás, comprando a refinaria de Passadena?
___ Os envolvidos são corruptos “refinados”... 
 
 
 
CPI da PETROBRÁS 2
___ Queres saber qual a plataforma política da presidente Dilma? 
___ Pergunte no posto Ipiranga... 
 
 
 
NA TV
___ Mamãe, quem é este casal que está na TV?
___ Edson Lobão, Ministro de Minas e Energia e a presidente da Petrobrás, Graça Foster.
___ Mamãe, pela cara, a coisa está feia...
 

—————

Voltar