05abr14 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

04/04/2014 13:10
COMISSIONADO DA SDR DESAUTORIZA SECRETÁRIO DESCHAMPS
Diretores de escolas estaduais aqui de Tubarão, que não querem se identificar temendo represálias, ligaram para redação do Jornal A CRÍTICA, para se queixar de um comissionado da SDR  que desautorizou o Secretário da Educação, Eduardo Deschamps. Em reunião no parque ambiental da Tractebel (Capivari), Deschamps disse aos diretores de escola que eles poderiam se reunir ou solicitar ajuda para fazer o Plano exigido para que possam permanecer  à frente das  direções das escolas. O tal comissionado  da SDR não permitiu que os diretores solicitassem ajuda e depois prometeu que os funcionários da Gerência da Educação estavam a disposição dos referidos diretores. Como a data de entrega do Plano se aproxima e esta disposição dos funcionários da Gerência não funcionou o tal comissionado anunciou aos diretores que teriam um curso num hotel estrelado. Perguntam: Por que o Comissionado não permitiu que os diretores providenciassem ajuda se o próprio Deschamps assim sugeriu? Pode um Comissionado amedrontar tanto assim os diretores? Quais são os interesses da tal comissionado? Educacionais, com certeza não são. Se não tivesse intimidado os diretores os Planos já estariam prontos. Por que a ajuda dos funcionários da Gerência da Educação não funcionou? Foi por incompetência ou porque nada ganhavam, além dos vencimentos normais? Quem vai pagar o tal curso (hospedagem, alimentação, materiais, transporte, etc) e quem vai receber? O dinheiro público  vai pagar a incompetência ou os interesses escusos do tal comissionado? O dinheiro que falta para educação pode ser gasto, assim desnecessariamente? E os dias que os diretores estarão no curso como vão ficar as escolas?  E a nova Gerente de Educação e o Secretario Regional também vão concordar que o dinheiro da Educação pague por incompetências ou interesses particulares? E o Ministério Público e as CPIs?       
 
 
 
Paulo Alceu
“Correu como rastilho de pólvora a informação que partiu do advogado do PP, Gley Sagaz, de que o ministro Luiz Roberto Barros do STF havia cassado a liminar do ministro Ricardo Lewandowsky retirando o deputado João Pizzolatti da condição de ficha suja. O parlamentar se mantinha elegível sustentado por essa liminar, muito criticada no meio político, pois derrubava usando artifícios jurídicos uma conquista popular de excluir candidatos com históricos na contramão das leis. E por se sentir em condições de disputa criava situações muitas vezes conflitantes internamente. Mas agora Pizzolatti volta à condição de inelegível. Nos últimos dias vinha fazendo um movimento no partido de aproximação com o PT e simpatizantes da candidatura própria do PMDB. Movimento completamente destoante da proposta de figurar na chapa da reeleição de Raimundo Colombo. E também incoerente com suas declarações em defesa da candidatura própria dos progressistas. Certamente Pizzolatti agora, até no sentido de preservar a sigla, vai dedicar se com toda legitimidade a campanha do filho João Pizzolatti, já sinalizada à Câmara Federal”. E agora deputado... Vai telefonar para quem?
 
 
 
Vereador que apanhou de relho envolvido em novo bate-boca
Em 2010, o vereador João Tezza Francisco, na época do DEM, hoje PSD, apanhou de relho. O fato deu-se ao lado da Câmara de Vereadores, no momento que o legislador chegava para a reunião. Adolfo Macalossi, segundo nota da época de Ednilson Perdoná, Jornal da Manhã e A Crítica, desferiu relhadas contra o vereador pelo fato de ter ocorrido uma discussão entre Tezza e a esposa de Macalossi, a conselheira Tutelar Gabriela dos Santos Oliveira Macalossi, na reunião anterior. Dão foi à delegacia na manhã seguinte registrar boletim alegando ameaças e a noite retornou ao local para registrar a agressão. O vereador após levar a relhada, foi ao Hospital Santa Otília onde fez exames de corpo delito. Segunda-Feira à noite, quase quatro anos depois, novamente João Tezza Francisco se envolveu em nova discussão. Desta feita teria sido com Jeferson Fernandes que é Presidente do PPS, partido do presidente da Casa do Povo. Ainda não se sabe o cunho da discórdia, a verdade é que a turma do “deixa dilso, pára com ilso”, teve que separar se não ia fechar o pau. A reunião foi tensa, tendo o vereador Osvaldo Cruzeta, o Vá, usado muita pressão nas palavras para repercuti o escândalo que tomou conta da cidade com as prisões e afastamento de servidores municipais por suspeita de corrupção. 
 
 
 
DALTON MARCON: Se não sabes o que falas, por que não te calas?
Gabriel O Pensador lançou “Sem Crise”. É um título que pode responder a pergunta do Gerente Regional de Saúde, Dalton Marcon. Dalton, sim, há uma crise. Ouso dizer, por exemplo, que um detentor de cargo comissionado que vai a uma rádio para tentar justificar a quase debandada do SAMU, sem o total domínio dos fatos, por si só gera uma crise. O senhor se aproximou muito em sua maneira de entortar algumas palavras, repetindo Lula, que nunca soube de nada. Parafraseando Gabriel o Pensador: “Pátria Que Me Pariu”. Mas a crise é o medo: há medo de afirmar isso, ou aquilo, pois vejo que temes que defender a verdade seja um atestado de “Não sabes o que falas por que não te calas?”. Outro problema: não bastasse isso, Dalton possui um vocabulário muito irregular. Se for verdade o que ouvi, pergunto: O que o Gerente Regional da Saúde está fazendo lá? Chega dessas desculpas esfarrapadas. O que faz essa cambada de comissionados no governo do estado que não explica direito e com documentos? E ainda deu um jeito de criticar a Edna da Vigilância Sanitária. Como fazem um contrato com participação do Estado e Município e ninguém sabe responder?
NOTA – Após meu questionamento sobre as trapalhadas dele, Dalton perguntou ao radialista, que me perguntasse o que eu fiz e faço por Tubarão. Respondo: Como não tenho e nunca tive a caneta na mão; Como não estou “mamando” e nunca “mamei” em nenhuma teta da Prefeitura Municipal de Tubarão, Governo do Estado e ou Federal, minha contribuição tem sido apenas e tão somente de cidadão honrado. E diferente de Dalto, que aceitou nepotismo, ao abrigar sua filha como assessora, após ela ter sido readaptada (estava doente ou está) como sua assessora na 14° Regional de Saúde. Por fim, quero me valer de um elogio que recebi do próprio Dalton Marcon quando aportei em Tubarão em 1986 e aluguei uma casa na Imobiliária Mauri Imóveis com o próprio Dalto. No dia que comprei um imóvel, mesmo com salários em atraso da equipe de esportes e da própria rádio na época (Tabajara/São Conrado) usei recursos que tinha para pagar todo o aluguel do mês e ainda tive o cuidado de ir a Celesc e Casan pagar as contas de consumo, pedir o corte, entregando os comprovantes ao Dalto. Nunca vou esquecer suas palavras: “Tu és o primeiro cara de rádio que aporta em Tubarão que é sério”. O que mudou em seu conceito em relação a mim? Vou fazer 62 anos, 7 netos, uma bisneta e outra chegando e não lhe devo nada. O senhor sim deve a mim e ao povo muitas explicações.
 
 
 
Tais brincando?
Já que alguns colegas de Imprensa fazem entrevistas, e acham tudo lindo, tudo certo, tudo maravilhoso, deixo aqui meu apelo ao MP e OAB, quiçá a nossa gloriosa Justiça Eleitoral para que escutem e fiquem de olho VIVO nas movimentações do senhor Secretário de Estado, João Rodrigues. Ele disse quarta-feira (02) na Rádio Super Santa que iria fazer uma festa para mais ou menos 1500 pessoas e que a carne era por conta de alguns frigoríficos. Que até o espaço físico fora emprestado. A festa foi à noite em São José. Até ai tudo bem, não fosse o fato de que ele é candidato a Deputado Federal e ainda está na função de secretário de Estado. Eu ainda tenho vergonha na cara e os leitores?
 
 
 
DEKA MAY
Amigo Deka May ao que parece estaria sepultando a sua possível candidatura a deputado estadual. Com a desistência de Beto Martins, o nome de Deka estava se fortalecendo. Ele volta nos próximos dias ao gabinete do deputado. É leal e amigo de todos, diferente do Guinga, que se fortaleceu, graças ao deputado Joares Ponticelli e depois se bandeou para outra sigla...
 
 
 
EXPRESSAS DAS COLINAS
1) Alguns servidores (como eu havia citado em comentário passado) assumiram responsabilidades interinamente na Prefeitura, numa decisão acertada do Prefeito. –
Saúde e Comissão de licitação serão tocadas por servidores idôneos. 
 
2) Na comissão de Licitação, meu grande amigo Fabio Salvador. Servidor correto, grande pai de família e por certo não vai envergonhar a sua cidade. Liguei para cumprimentá-lo e ele me disse estar feliz, mas foi categórico: “Não é função gratificada, sou servidor de carreira. Se perceber sujeira, pico a mula”. Gostei muito, amigo. Siga pobre, contudo limpinho.
 
3) Valdair Della Giustina é mais um servidor de carreira e atualmente estava à frente do setor pessoal. Embora não desfrute de sua amizade, vejo nele caráter e espírito de doação. Dr. Marco deve prestigiá-lo, mesmo na interinidade. 
 
4) Na Administração, embora falem no amigo Eduardo Bertoncini para assumir em definitivo, é o Felisbino
 
5) Se o paço municipal volta à calmaria, parece que o pavor mudou de lado. Vereadora Bete será julgada nos próximos dias.
 
6) Eu e Gladys almoçamos aqui em Tubarão semana passada com o Gelson Luiz Padilha. Colocamos assuntos profissionais e políticos em dia. Também por telefone falei com o ex-prefeito Valmir Bratti demoradamente.  É preciso dar a importância do PP de todo sul estar com Joares Ponticelli que hoje vive entre os lideres do PP, sua melhor performance. Orleans era o único município onde o PP ainda não tinha dado uma demonstração de estar junto ao Ponticelli.   Esta semana esse voto de confiança foi dado com a visita de ambos ao presidente interino da Alesc na capital.

—————

Voltar