05abr14 - Tubarão: Antigo Ginásio Otto dá lugar para encontro de viciados em drogas e revolta moradores

04/04/2014 14:14
Vizinhos do antigo Ginásio Otto Feuerschuette não escondem a insatisfação com os seus novos ‘vizinhos’. O que antes era um palco de grandes jogos, até mesmo em nível nacional, um espaço utilizado para quem gostava de praticar esporte, hoje é ocupado por travestis e usuários de drogas. Os moradores não escondem à revolta e exigem uma explicação da prefeitura o mais rápido possível. 
O Ginásio foi praticamente destruído em janeiro de 2009, quando uma chuva com rajadas de ventos de quase 120 quilômetros por hora derrubou 80% do telhado. A água danificou o piso de madeira. O local havia sido reformado há cerca de seis meses antes do estrago. Com o abandono do governo na época, o espaço começou a ser tomado por viciados em drogas e até mesmo para programas sexuais. “Aqui não podemos sair à noite sozinha. É muito perigoso. Esses dias correram atrás da filha da minha amiga que chegava da faculdade. Quando anoitece eu já tranco as portas e janelas. É uma vergonha. Já avisamos a prefeitura e ninguém faz nada”, disse indignada uma moradora pedindo para não ter o nome citado, temendo represálias.
No mesmo ano dos estragos, o então secretário de Cultura e Esporte de Tubarão, Caio Tokarski, havia visitado o local e analisou a possibilidade de aproveitar a estrutura de paredes e arquibancadas e reconstruir o ginásio com uma quadra maior que a antiga. “Se isso não for possível, vamos demolir o prédio e elaborar o projeto para construção de um novo ginásio pré-moldado”, afirmou na época.
Os recursos para a obra deveriam vir de financiamento através do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc) ou então da própria prefeitura, em parceria com o governo do Estado, mas o projeto não saiu da gaveta. 
Agora os planos são outros.  A secretaria de Urbanismo está elaborando um projeto de uma praça de lazer, contemplando a construção de quadras esportivas, espaço para lazer e para crianças. Assim que o projeto for finalizado, será discutida a demolição do ginásio. A obra da praça será realizada com recursos próprios da prefeitura, da secretaria de Infraestrutura e da Fundação Municipal de Cultura e Esporte.
 
Em 2009 um guindaste da prefeitura fez a retirada da cobertura destruída por um vendaval e que representava risco de desabamento
 
 
Assunto foi destaque na Câmara de Vereadores essa semana 
 
O vereador Edson Firmino questionou ao prefeito Olávio Falchetti, sobre as medidas de proteção aos moradores estão sendo tomadas no entorno do Ginásio Otto Feuerschuette: “Existem pessoas que moram ao redor do ginásio que nem sequer sai de casa a noite. Não saem por medo. Sem contar que tem pessoas que mantém relações sexuais ao ar livre”, declarou Edson esperando medidas rápidas por parte do executivo. O vereador ganhou apoio de outros pares da Casa:
 
 
Felipe Felisbino (PSDB)
“É urgente que o município prospecte investimento do governo do estado, ou investimento do governo federal. Sabemos que há na municipalidade projetos que foram desenvolvidos pela universidade em parceria com o município, inclusive utilizando o seu entorno com áreas de lazer que vem propiciar melhor qualidade de vida a nós tubaronenses”.
 
 
Eraldo Pereira (PPS)
“Eu também fiz um requerimento nesse sentido. Tem pessoas de fora que estão se achando proprietário daquela área, estão vendendo a entrada para arena que está ali. Tem cidadão cobrando ingresso de quem vai pousar lá dentro, tanto para prostituição quanto para uso de drogas”. 
 

—————

Voltar