05maio12 - Comunidade (por Munir Soares)

04/05/2012 16:28

 

NEVOU EM PIRATUBA
O fenômeno aconteceu no oeste catarinense, no município de Piratuba, em pleno mês de abril, por ocasião da realização dos Jogos Estaduais da 3ª Idade. Centenas e centenas de cabeças brancas, homens e mulheres, com a neve do tempo a lhes marcar a outrora vasta cabeleira, circulavam pelas ruas da simpática e famosa Estância Hidromineral. O vocábulo “Piratuba” na língua tupi significa “ajuntamento de peixes”. Comentário de um gaiato ao observar os atletas, fazendo alongamento: só se for de peixes “defumados”.
O desempenho dos representantes lagunenses foi ressaltado pelo chefe da delegação professor Humberto Pigalli. Medalha de Ouro no Dominó e disputa aguerrida na Bocha, e na Canastra. A dupla João Francisco (FITA) e Márcio Silva teve atuação irretocável. “FITA” formado na Escola do Déo Palma, parece que possui a famosa Visão Raio X, do super-homem. Antecipa as jogadas dos adversários. Deu um show.
Entretanto, não fosse a ação, rápida e fulminante do jovial e octogenário Elias Bongiolo, a coisa poderia ter ido para o brejo. Mesmo disputando na modalidade “canastra”, Bongiolo, de olho na partida de Dominó, percebeu o “bate coxa”. Experiente, vivido, “macaco velho” com se diz na gíria, Bongiolo estranhou aquela roçadinha de perna, por baixo da mesa.
___ Cacoete? 
___ Algum tique nervoso, provocado pela tensão do jogo?
___ Não era, por estranha coincidência, a batidinha na perna acontecia, sempre, antes do parceiro iniciar uma jogada.
Cheirava à sacanagem. Era algum tipo de sinal.
___ A dupla de Leoberto LEAL estava mais para Safadinha do que para Safenada.
Edésio Joaquim técnico das três modalidades convocou a turma da Bocha, que já estava “devarde”. A Paula, esposa do Lazinho (Evilázio Silveira) foi, oficialmente, nomeada fotógrafa da delegação. Com audácia de repórter, insinuou-se por trás das linhas inimigas e, utilizando um moderno aparelho celular, captou todos os movimentos suspeitos da dupla de Leoberto, nada Leal. Com a presença dos Fiscais, a tática inescrupulosa foi desmascarada. Sem poder passar a perna, eles sucumbiram, diante da técnica e eficiência dos jogadores lagunenses.
Elias Bongiolo, com sua visão de 360 graus, bem que merecia o troféu Coruja de Ouro...
Durante as comemorações e após banhos demorados, nas águas mornas e rejuvenescedoras, um dos membros da nossa delegação confundiu o agrado, e as atenções de uma das recepcionistas. Achou que ela estava dando bola, caidinha pelo gatão das águas mornas. Resolveu investir no seu charme, afinal de contas, após os banhos, sentia-se muito mais SEXagenário.
___ Qual sua idade, pergunta a moça.
___ Sessenta e seis anos, bem vividos...
___ Beleza, o senhor é dois anos mais velho que minha avó!!!!!
Foi uma ducha de água fria.
A jovem, que era campeã de canastra, só pegava o “morto” pra bater...
 
HINOS E HINOS 
Duas publicações recentes, despertaram o interesse dos nossos historiadores de plantão. Em debate, o DNA dos hinos em homenagem ao nosso padroeiro Santo Antônio dos Anjos de Laguna. A espetacular trezena de Santo Antônio, rezada durante as noites que antecedem a festa do padroeiro, foi composta por Antônio Orige. O Hino que faz parte da trezena, é de autoria da Ignácio Brandl, maestro, músico e compositor (pai do nosso amigo Ricardo Brandl). Composições do início da década de trinta.
A Revista Santo Antônio dos Anjos da Laguna- três séculos de fé, de autoria de Nelson José Gomes Siqueira, um belo documento histórico/fotográfico.na página 21, publica o Hino a Santo Antônio, que é cantado nas missas das terças-feiras, em honra ao nosso padroeiro. Autoria do hino: Antônio Orige. Professor Marega confirma autoria. Não sabemos em que data.
O hino sumiu das missas, durante um longo período. Inconformada, minha esposa Salete, procurou a partitura, e não a encontrou. Nem com responso. Com auxílio da pianista Maria Tereza Remor Silva suprimiram a lacuna. Salete e Yolanda Pagani cantavam o hino, e a Tereza, ia escrevendo a partitura. Cópias foram distribuídas às nossas Bandas Musicais e Coral Sto. Antônio. Histórias da Laguna.
Saindo da história, passamos a relatar mais um “causo,” da santa terrinha. Nos tempos do cinema mudo, um grupo de músicos ficava com a responsabilidade de garantir o som para os filmes. Dias antes das sessões, eles viam as fitas para escolher as músicas, e deixar todas as partituras em ordem. Tudo para evitar qualquer gafe.
Semana Santa, pelas ruas, os cartazes anunciavam, para Sexta-feira a estréia do filme “Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”, no Cine Teatro Palace (atualmente Centro Cultural Sto. Antônio dos Anjos da Laguna). Casa cheia. Uma plateia silenciosa, respeitosa, contrita. O espetáculo sobre a vida de Cristo, mesmo nos dias atuais, sempre leva as pessoas a um estado indescritível de comoção e dor.
Diante da tela, no chamado “poço da orquestra”, os músicos estavam a postos. Começa o filme, a orquestra afinada, ia dando vida às cenas: a Estrela, o Nascimento, a entrada triunfal em Jerusalém, tudo perfeito. Músicas escolhidas a dedo.
Durante a cerimônia do “Lava-pés”, o imprevisto. Haviam esquecido de escolher o fundo musical para aquela cena. Enquanto Jesus, num gesto de humildade, preparava-se para lavar os pés dos apóstolos, um dos músicos, desesperadamente, folheava as partituras em busca da música ideal, adequada.
___ Os apóstolos já estavam descalços.
Ao ver o pé 44, bico largo, do apóstolo Pedro, o músico lembrou-se  do compositor “Sinhô” e sacou as partituras lá do fundo do baú,  distribuindo-as entre os demais membros da orquestra. Pelo nome, bem que poderia ser uma música gospel.
___ Bem na hora. Quando Pedro estendia aquele pezão, a orquestra sapecou: “Ô PÉ DE ANJO/ PÉ DE ANJO. É REZADOR/É REZADOR/ TEM O PÉ TÃO GRANDE QUE É CAPAZ DE MACHUCAR NOSSO SENHOR...”.
Não fosse o respeito que a população tinha pela Sexta-Feira Santa, a orquestra teria sido crucificada, naquela noite.
 
POLÍTICA
 
EFEITOS COLATERAIS
A notícia sobre a possível união do PMDB/PSD (Everaldo/ Ivete Scopel) já teria provocado reações nas tabas do PP e do PSDB. Júlio e Fernando já estariam preparando a pintura de guerra. Guerra ao Everaldo. É o que dizem.
___ E, o João Gualberto Pereira participaria dessa pajelança?
 
DEMOCRATA
Vereador Tono Laureano já é, oficialmente, pré-candidato a prefeito pelo Democrata. Candidatos como Michel Laureano, Radialista Barreiros, e Edinho Prates são alguns dos nomes fortes, que buscam um lugar na Câmara Municipal, pelo Democratas.
 
RESPONDA QUEM SOUBER
___ Quem será o Vice, de Tanara Cidade (PT)?
 
O SORRISO DO PEPINHA
Numa iniciativa da colunista Dirlene, e apoio técnico-profissional do odontólogo, Dr. Márcio Rodrigues, Pepinha vai ganhar uma dentadura. Seus dias de banguela estão terminados. Além de sorrir, com a perereca nova, ele vai poder comer um bom churrasco, e quem sabe, até assobiar um dobrado, atrás da banda.
 
TURISMO
Políticos não estariam visitando as cataratas do Iguaçu. Medo de respingos de cachoeira.
 
PANDORGA
___ Sinônimo de político corrupto. Quanto mais “rabo”, mais sobe...

—————

Voltar