05maio12 - Cricri (por Salmon Flores)

04/05/2012 19:06

 

Ato I
Depois da denúncia, semana passada, neste jornal, que a escola Angélica Cabral estava há 60 dias sem diretor,  apareceu não se sabe de onde, na quarta- feira (02), a nova diretora. Ficou claro que esperaram a competente e fiel militante Faida, que é da referida escola, sair do partido para fazer a indicação. Um desprestígio, também para  os excelentes funcionários daquele educandário.  O magistério, o PMDB e a população já sabem o que esperar caso o deputado Edinho seja eleito. Não podem dizer que foram enganados.
 
Ato II
Depois da Faida, quem bateu em retirada do PMDB, em caráter irrevogável, foi a ex- suplente de vereadora e ex-secretária do partido, Inês Cargnin Nunes, que também atuou como voluntária na Fundação Ulysses Guimarães. Dizem que outros tomarão o mesmo caminho. Alguém imaginou que a candidatura do deputado Edinho causaria tamanho descontentamento no próprio partido?    
 
Tono prefeito
As dependências do restaurante do Ravena, na Praia do Mar Grosso, em Laguna, ficou pequena, diante da presença de quase 400 pessoas no lançamento da pré-candidatura do vereador Antônio César Laureano, para a prefeitura pelos Democratas. O presidente estadual da sigla, Paulo Gouvêa da Costa esteve presente e aposta as fichas no candidato como fator surpresa nessas eleições em Laguna.
 
Coligação
O DEM de Laguna esteve coligado na última eleição com o PDT, que lançou Júlio Willemann à prefeitura e teve seu vice, o Gil. Os Democratas acreditam que o PDT continua junto nessa luta e que, dessa vez, o cabeça de chapa fica com os Democratas. Só falta o PDT anunciar quem será o vice de Tono Laureano.
 
Continuam
Com a entrada de Tono Laureano na parada agora, Tanara (PT), Everaldo (PMDB) e Júlio Willemann (PSDB) vão em busca de apoio. Primeiro, dentro do partido, para ver o que a convenção definirá. Depois vem a luta pelo poder.
 
Derrubada I
No município de Capivari de Baixo, na oposição ao prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, só existe um pensamento. Derrubar o alcaide. E os partidos que estão se unindo para fazer uma grande frente para derrotar o atual chefe do Executivo, já movimentam a assessoria jurídica de suas siglas para atiçar o Ministério Público e a própria Justiça a deliberar e decidir de uma vez sobre os processos que pesam sobre Brunel e clamam  por sua cassação. Nas urnas, Brunel tem se mostrado imbatível, em Capivari de Baixo.
 
Derrubada II
A começar pelo vice Nivaldo, que tem se sentindo preterido por Brunel. Amigos das antigas, companheiros de luta, Nivaldo se sentiu abandono e migrou do PMDB para o PSD e quer abocanhar a condição de ser candidato e chegar à prefeitura. Mas ainda tem o Altamir, irmão do prefeito, que vai, com certeza, manter sua linha e direcionar seu apoio ao adversário do mano, mas diz que não quer se envolver na busca de se eleger. Ainda mais agora, com a derrota de Moacir na pré-convenção, se diz confuso ainda. Ele disse nesta semana: "Estou no PT. Tínhamos articulado uma composição com o Moacir Rabelo. Com a derrota dele na pré-convenção confundiu tudo. Agora eu tenho um compromisso com o PT, o que o Partido decidir estamos lá. Quanto a eu ser candidato, está descartado de minha parte qualquer candidatura. Forte abraço", selou. E o PP, com todas as suas divergências internas, procuram ainda onde quer chegar. Na verdade, Capivari de Baixo ainda está envolvida num imbróglio. Derrotar Brunel.
 
Saúde estaria anestesiada?
Uma família trabalha unida na Saúde de Tubarão. A progenitora seria a costa-quente, visto que manda e desmanda e já fez muita gente chorar com sua ignorância e péssimo jeito de tratar os seres humanos, que dela ou da Secretaria da Saúde, precisam. Tem mais o pai, uma filha e um filho que, mesmo lotados e levando nosso dinheiro todo o mês, não cumprem expediente rigorosamente. Outro descalabro: O filho do presidente do PSDB, lotado também na Saúde, deveria cumprir, como os demais, expediente em dois períodos. Além de mamar na coisa pública por ser filho do presidente tucano, ainda não cumpre expediente. Chegas às 13h e vai embora às 17h. Gente sem concurso, ocupando cargos que poderiam ser dos nossos filhos ou mesmo de pessoas que se formam na Faculdade e ficam a mercê da sorte por causa destes leitões. E o Secretário, que nada manda, tal como figura de presépio, segue só esperando o final do mês, porque as ordens e os despachos são todos daquela poderosa senhora que manda e desmanda, por mais de 10 anos, na Saúde da cidade. 
 
Pimenta na sopa
Informação de última hora, direto da Capital, dá conta de que tem gente no caldeirão em termos de diretório estadual do PDT. E mexe com gente de Tubarão. Alguns filiados insatisfeitos com a atual direção do PDT de Tubarão (leia-se Vilmar Bresciani,) diante de tudo o que ocorreu no processo de saída de Edson Firmino do partido e migrando para o PMDB, sem sequer dar o espaço a quem pertence na Câmara, neste caso Eraldo Pereira. Atitudes ditatoriais de um Presidente que deveria dar o exemplo. Firmino é o único caso de um vereador que migrou para outra sigla onde o partido não pediu a vaga na Câmara para o suplente. Pode dar reviravolta no caso. Ainda mais agora que o presidente Manoel Dias está indignado por não ter sido o indicado para o Ministério do Trabalho. Vai dar é trabalho mesmo.
 
Notas frias
Para a semana que vem o Jornal A Crítica pode ter novidades sobre o caso das "Notas Frias", na Secretaria de Saúde de Orleans. Aquele caso denunciado pela vereadora Berenice Durante e mais quatro pares e que foi parar na Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas. O caso não está sob sigilo e o laudo da auditoria feito em Orleans pode ser acessado. Semana que vem, muitas novidades, então!
 
Liberdade de Expressão
O último dia 3 de maio foi comemorado mundialmente o Dia da Liberdade de expressão. Embora muitos ignorantes e idiotas, que ainda respiram os ares da ditadura, defendam a volta da Lei da Mordaça, o caminho que se segue é para que, cada vez mais, os direitos sejam preservados. Pessoas com o rabo preso e com medo da verdade, diante das negociatas e falcatruas que está envolvido, tem receio de ir para a mídia e busca esses subterfúgios. Pobre mente. 
 
Redes sociais
Na semana passada uma série de publicações no facebook me chamou a atenção. Parece que as pessoas e entidades representativas de classes passaram a cobrar de alguns políticos e também informar a população o que fizeram (ou não fizeram). No dia 27 de abril último, o Sintesp (Florianópolis), postou no facebook uma publicação do Diario Catarinense onde mostra quanto os deputados federais receberam e quanto gastaram e o que apresentaram de projetos. Surprendeu-me ver que o pré-candidato do PMDB, Edinho Bez, tenha só apresentado três projetos. Poxa. E todo o fim de semana passa pela região garganteando. Além de outros comentários porque foi a favor do Código Florestal. O Jornal vem insistindo em ouvir o deputado, até mesmo através de vereadores e membros do PP, partido que de oposição ferrenha, que virou amigo da hora do PMDB.
 
Como sempre
Quem tem carisma, tem. E não adianta. Nos senadinhos de Tubarão, o anúncio da pré-candidatura de Carlos Stüpp, à prefeitura do município, está rendendo bons e calorosos comentários. Falam que o "alemão", mesmo com seu jeito diferenciado de administrar, foi um bom prefeito. Existem as denuncias da Pedro Zapelini e o Stüpp sabe que terá que dar inúmeras explicações. Mas o tubaronense sabe, que se o alemão Stüpp não fez mais foi devido à intromissão de alguns assessores e de acertos políticos que deviam ser cumpridos. Se vier limpo, sem acordos ou promessas vãs, poderá levar de vantagem.
 

—————

Voltar