05maio12 - Dia D volta a coletar lixo eletrônico

04/05/2012 16:23

 

O Dia D das Mães que acontece neste sábado, 5, terá pela segunda vez a coleta de lixo eletrônico, tendo como objetivo promover a conscientização da população para a importância da coleta seletiva e da destinação correta, evitando com isso a contaminação do meio ambiente.  Na primeira ação no mês de abril, foram coletadas quatro toneladas de lixo eletrônico pela CDL com numa parceria com TF Sul Reciclagem.  A coleta faz parte do programa Recicla CDL desencadeado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL). O Dia D é promovido pela CDL, com apoio do Sesc, Tractebel, Afubra, Koerich, Acit, Prefeitura e Sindilojas. 
Neste sábado de Dia D das Mães o comércio de Tubarão permanece aberto até ás 17 horas, sem fechar para o almoço.  Este também é o horário do Dia D e da coleta do lixo eletrônico que a CDL disponibiliza como oportunidade para a população poder descartar aqueles equipamentos eletrônicos que estão sem uso e ocupando espaço em casa.  
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Tubarão, Felipe Antunes Nascimento, diz que, pelo volume descartado na primeira edição da coleta e a comprovação de que há muito lixo eletrônico nas residências e empresas, acredita que a quantidade a ser coletada neste sábado possa ultrapassar as quatro toneladas de lixo. 
Lembra o presidente da CDL que, quem não teve tempo de descartar o material, tem mais esta oportunidade.  Ressalta que é importante que as pessoas tenham a consciência do descarte correto do lixo eletrônico e que, neste sábado de Dia D, tire um tempo para levar este tipo de material até o evento que acontece na Avenida Marcolino Martins Cabral.  A coleta acontece bem próxima a Casa da Cidadania, com acesso para veículos pela rua do banco Itaú. 
O Dia D ainda reserva suas ações de prevenção em saúde, orientações jurídicas pela Ordem dos Advogados do Brasil, atrações culturais, lazer, brincadeiras e sorteio de brindes no final do evento. 
 
Veja o que pode ser descartado como lixo eletrônico
 
- CPUs
- Monitores
- Estabilizadores
- Fios e cabos
- Fontes de Microcomputadores
- Impressoras
- Mouse
- Teclado
- Nobreack
- Notebook
- Servidores
- Unidades de CD e DVD
- Ferros
- Placas
- Alumínio
- Caixas de som
- Moden
- Roteadores
- Ar condicionado
- Telefones
- Celulares
- Carregadores
- Baterias.
 

—————

Voltar