05nov11 - Cabeçudas: Sem a Ponte, não tem duplicação!

04/11/2011 17:38

 

Não são somente os florianopolitanos que vivem a expectativa de uma nova ponte, ligando a ilha ao continente. Na Capital, não é de agora que lutam pela quarta ponte, para minimizar a imobilização urbano, o que tem gerado sérios transtornos, tanto para quem entra como para quem sai da Ilha. Na segunda-feira (7), o governador Raimundo Colombo e o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, concedem entrevista coletiva para divulgar detalhes sobre o projeto da quarta ponte Ilha-Continente. Vão ser apresentadas imagens da futura obra por uma maquete eletrônica. O projeto está orçado em R$ 1 Bi e se torna a melhor alternativa para desafogar o trânsito entre a Ilha e o Continente. O governador Raimundo Colombo promete consolidar o projeto durante o seu governo. Diferentemente da Capital, não temos obtido muito sucesso com esse pleito. Aqui estamos tentando a terceira.  O Sul do Estado sofre com as mortes pela não conclusão das obras da BR-101, especialmente o lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo. A velha ponte de ferro(desativada) foi construída em 1887. A atual, por onde trafegam milhares de veículos todos os dias, foi construída em 1963. Não fosse a lentidão, especialmente do IBAMA, o Consórcio Ponte da Cabeçuda já teria iniciado seus trabalhos e a nova Ponte sobre o Canal das Laranjeiras já teria saído do papel. Não é difícil apontar para um descaso em relação à autorização do IBAMA. Algumas lideranças imaginam que, talvez, seus diretores não conheçam a dura realidade de centenas de famílias dos mais diferentes pontos do País e do Prata, que perderam e seguem perdendo vidas, devido ao estrangulamento da Rodovia. A licença Ambiental Prévia (LAP 365/2010) foi emitida em 31/08/2010 pelo IBAMA ao DNIT. Ficou dormitando no IBAMA por 01 ano, e só no dia 31/08/2011, foi emitida a LAP, sob oficio 368/2011/CGTMO/DILIC, exigindo necessidades de algumas adequações no âmbito dos Programas Ambientais e de outras informações apresentadas pelo empreendedor, buscando atender ao exigido em tempo hábil, para que seja emitida a Licença de instalação para o projeto. “Parece que os que mandam no IBAMA não tem noção desta inexplicável demora. Levaram um ano para pedirem novos documentos, enquanto a sociedade em peso pede pela consumação da Obra. Os técnicos já deram resposta ao parecer técnico. Mas é preciso que o IBAMA e a sociedade organizada saibam que os prazos agonizam e precisamos de respostas já. Caso a licença de instalação da obra, ocorra até o final deste mês de novembro de 2011, ainda assim a obra só será concluída em novembro de 2014. Isso cumprindo o prazo contratual de 1095 dias corridos”, lembra um engenheiro que preferiu não se identificar.
Observem a irresponsabilidade deste atraso. A situação é tão grave, que aponta para uma reação, quiçá para os próximos dias, visando acordar esta turma que parece viver num país da Alice. O Prefeito Célio Antônio, que ontem numa emissora de Laguna disse que a empresa responsável e integrante do consórcio estaria ameaçando abandonar os trabalhos, segundo informam alguns leitores, que taxaram a manifestação de falácia e bobagens vinda do chefe do executivo lagunense. “Ele deveria ser o primeiro a mobilizar a sociedade regional, e tirar a administração dele do marasmo em que se encontra, pois em sete anos nada fez de concreto para justificar seu governo”, dispara o leitor. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e governadores dos estados do Sul, precisam acordar e reagir. Alguns até apontam pelo fechamento da BR-101, o que deverá ocorrer, na altura da atual ponte, visando dar um basta em tamanho descaso. “Que esse clamor chegue aos ouvidos de nossa presidenta Dilma Roussef, uma mulher de fibra e que vem mostrando com quantos paus se faz uma cangalha. Nada temos contra o IBAMA, muito menos contra qualquer um de seus talentosos técnicos, afinal o País precisa deles. Mas chega de mortes, chega de atrasos. A Camargo Corrêa já se instalou em Laguna, Possui CNPJ, já investiu mais de R$ 1 milhão, e tanto ela quanto o povo, esperam apenas um canetaço. Fica o desafio para a ACIT, CDL, Sindilojas, todas as principais lideranças do Sul. SEM A PONTE SOBRE O CANAL DAS LARANJEIRAS EM CABEÇUDAS, NÃO EXISTE DUPLICAÇÃO. Será uma obra que servirá de cartão postal para a região e para o País", conclui o leitor.
Enquanto na capital do estado eles conquistam a quarta ponte, nós estamos remando para conseguir a terceira
 

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