05out13 - Cinquentenário da Paróquia São José Operário será contato em fotos e exposição

04/10/2013 10:20
Um pouco da história da criação da Paróquia São José Operário de Oficinas, começará a ser contada no fim da próxima semana quando, haverá uma programação para comemorar 50 anos da construção do templo. O padre Ouriques Edinei Ouriques da Silva, 38 anos, com ajuda de voluntários já começou a traçar o cronograma.
“Queremos que as pessoas conheçam um pouco mais da história da Paróquia São José Operário. Vamos ter exposição de fotos. Vamos mostrar quem ajudou, como surgiu a ideia e como era naquele tempo. Será realmente uma volta ao passado”, disse o pároco. 
A programação começa dia 12, feriado nacional e se estende até domingo. “No sábado as pessoas poderão visitar a igreja, ver as exposição de fotos e objetos que fizeram parte da época. No domingo, às 19h30min, teremos uma missa para homenagear as famílias que ajudaram a construção e reforma do templo. Será um fim de semana para voltar no tempo”, afirmou.
 
 
A história
A paróquia São José Operário de Oficinas foi instalada em 1956 pelo Bispo Dom Anselmo Pietrulla, tendo como primeiro pároco o padre ou cônego Boleslau. O expediente paroquial funcionava atrás da Igreja, num minúsculo rancho. A paróquia teve grande apoio da Direção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.
O Padre Boleslau foi substituído em 11/01/1959 pelo novo vigário, Padre Luiz de Souza Ávila, onde procurou continuar às obras da nova Matriz, deixando-a coberta no fim de seu mandato. A semelhança do Reverendíssimo Padre Boleslau, Padre Luiz Ávila dedicou-se de corpo e alma à parte espiritual da paróquia. Mas de uma vez atendia os fiéis em confissão. No confessionário, a fila era enorme, nem sempre o padre conseguia dar atendimento a todos. São José Operário já havia sido escolhido pelo povo trabalhador do bairro, em sua maioria operários da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, por ser o padroeiro dos trabalhadores.
Teve como primeiro coadjutor o reverendíssimo Padre Paulo Herdt; bem mais Pe. Paulo foi substituído pelo Padre Lauro Perch. Após o Pe. Lauro vieram como coadjutores do Padre Isidoro, um após outro, os padre Valdemar Colonetti, Arcângelo Bússulo e, por fim, o reverendíssimo Pe. Valdemar Carminatti, o qual, na saída da paróquia do Padre Isidoro, por motivos de saúde, assumiu a direção da Paróquia de Oficinas...
Em 2009, assume a paróquia como pároco o Pe. Pedro Paulo das Neves, permanecendo até início de 2011. No mesmo ano, Pe. Edinei Ouriques da Silva, assume como vigário paroquial.
No ano de 2011 ainda, assume a paróquia como pároco, Pe. Lourenir Geraldo do Nascimento, permanecendo apenas meio ano. Assume a paróquia, portanto, Pe. Edinei Ouriques da Silva, antes vigário, agora Administrador Paroquial. Recebe no mesmo ano como auxiliar Pe. Bantu Mendonça Katchipwi Sayla, vindo de Angola (África). Final do ano de 2011, Pe. Bantu é transferido como vigário para a paróquia vizinha de Monte Castelo. Assumiu como vigário paroquial em Oficinas no dia 05 de fevereiro de 2012, o Pe. Rogério Ramos, filho de Oficinas. 
 
Padre Edinei está na paróquia desde 2009 
 
 
Fotos arquivo da igreja
 
 
Pe. Rogério Ramos é o atual vigário paroquial
 
 
Vista atual da matriz de Oficinas

—————

Voltar