05out13 - Comunidade (por Munir Soares)

04/10/2013 10:04
CADERNO DE BORRÃO
“Vestida de azul e branco, trazendo um sorriso franco/no rostinho encantador/ Minha linda Normalista/rapidamente conquista/meu coração sem amor”. A professora, formada pela Escola Normal, de guarda-pó, abraçando uma pilha de livros e cadernos, a caminho da escola era respeitosamente saudada pelos membros da comunidade, reconheciam seu trabalho, sua missão. Curso primário. Sou do tempo do caderno “Avante” e do livro da “Laurita”. A ladainha da tabuada ecoava pelo pátio.
___ Tirem o caderno de borrão para o Ditado de hoje... No caderno de borrão, tudo era permitido, riscar, corrigir, passar a borracha, pois tudo seria passado a limpo no caderno de “Língua Portuguesa”. Sem borrões.
Vandalismo na escola? No máximo riscar as carteiras ou escrever alguns termos obscenos no banheiro masculino. Atos sujeitos a advertências ou suspensão. A mulher professora já era discriminada pelos Departamentos Estaduais de Educação, mesmo sendo maioria do Corpo Docente, escolhiam para diretor da escola, alguém do sexo masculino. A mestra escrevia no quadro negro, a matéria a ser copiada pelos comportados alunos. Às vezes, alguém mais ousado, aproveitando que a professora estava de costas, colocava no ar, seu aviãozinho de papel. O que mudou na maneira de ensinar? Na maioria das escolas, públicas e particulares, alguns professores continuam escrevendo no quadro e os alunos copiando. Só que as crianças mudaram. A geração informatizada é agitada, impaciente. O celular, os tablets, a internet são opções muito mais interessantes do que copiar matéria do quadro. Algumas dessas modernidades poderiam ser utilizadas como instrumentos de ensino nas salas de aula aqui da terrinha?
Não entendo do assunto, posso estar escrevendo bobagens mais alguns fatos são mais que evidentes, como a falta de motivação e o êxodo escolar durante o quinto ano. Metade dos jovens entre 15 e 17 anos não está matriculada no ensino médio. Professores mal pagos que quando reivindicam melhoria salarial só recebem spray de pimenta. Na semana do professor que se inicia, pais e alunos deveriam manifestar publicamente seu apoio às reivindicações dos professores e exigir melhoria na qualidade de ensino. Enquanto isto não acontece, com as lembranças que me vêm à mente, ficou cantarolando: “Saudades da professorinha/ que me ensinou o beabá. Onde andará Marianzinha/ meu primeiro amor/ onde andará...”.
 
 
NO REINO DA BABILÔNIA
 
VISITA DO GOVERNADOR
Antigamente, visita de governador do estado tinha direito a recepção de alunos com bandeirinhas e banda de música na praça. Atualmente, mesmo quando a visita não é eleitoreira, S. Exa., deverá trazer na bagagem a intenção de assinar algum convênio ou autorização para execução de alguma obra. Em Laguna, a preocupação é outra. Por onde o governador Colombo entraria na cidade. Equipe de segurança teria desaconselhado o trajeto via Calistrato M. Salles e av. Marronzinho. Parece que o helicóptero estaria “fora do ar” e pelo mar, nossa barra não estava “dando pé”.
Outras alternativas: alguém conduzir o governador, na “cacunda” ou pedir socorro ao Moto Clube Laguna.
 
 
SUCUPIRA É AQUI?
Prefeito Everaldo autorizou colocação de três semáforos na cidade. O que já é um “bom sinal”, agora, considerar sinaleira como obra é zombar de nossa inteligência e menosprezar a capacidade administrativa de nosso jovem alcaide.
 
 
REFORMA E CONTRAREFORMA 
O secretário João Carlos, do Turismo, foi indicado Supersecretário, com a responsabilidade de elaborar o projeto da reforma administrativa. Com boas ideias e pouco jogo de cintura enfrentou resistências, na própria trincheira municipal. Seu plano foi abortado e a tal reforma não deverá passar de um simples curativo. Tudo continua como antes no quartel de Abrantes.
 
 
PERGUNTINHA INDISCRETA 
___ Quem é a iminência parda do prefeito Everaldo dos Santos?
 
 
FACÃO E GUILHOTINA
O termo Facão é usado para designar o ato de dispensa de funcionários de uma empresa ou prefeituras. Geralmente, “bagrinhos”. Funcionários mais gabaritados vão mesmo é para a guilhotina. A ceifadeira municipal inicia o trabalho cometendo alguns equívocos. Está cortando o trigo e deixando o joio.
 
 
INDICAÇÃO
Os boatos que especulam a saída do Dr. Nazil Bento Junior do comando da 19ª SDR alvoroçou o apetite dos pretendentes ao cargo, Robson Caporal e Felipe Remor. José Paulo Rebelo, assessor municipal, consultando seus papiros e alfarrábios concluiu que o nome certo para substituir Felipe Remor na Secretária da Saúde, seria o seu amigo, ex-vereador, Eraldo da Farmácia. Já estaria preparando a papelada para o lançamento oficial da referida candidatura. O paço municipal começa a ficar animado.
 
 
CALAMIDADE PÚBLICA
Laguna já contabiliza ONZE assassinatos no ano. Uma dezena de facadas fez a décima primeira vítima, durante o dia, defronte a igreja de N.S. Auxiliadora, na Roseta. Matar está virando esporte na terrinha.
 
 
ROSA FOLIA FOI UM MAU NEGÓCIO?
___ Quem participou do evento garante que a festa foi um sucesso, de público e de renda, porém foi um mau negócio para aquele cidadão que confiou em São Pedro e deu com os burros n`água. Com o dia chuvoso e a meteorologia prevendo toró a noite toda, ele adquiriu todas as capas de chuva do comércio, dizem que até ressuscitou velhas galochas. A lua surgiu no firmamento acabando com o lucro do homem das capas.
 
 
GOL DE COCO 
O time do “Galo Velho” retornou de Maceió e, como sempre, na bagagem, algumas histórias. A cachaça da marca Pitu é muito consumida na região. Teor alcoólico: 40 graus. No rótulo um camarão de água doce, o Pitu. Bolão e Rubão gamaram pelo produto. Uma caninha que já vinha com o aperitivo junto... Após detonarem o estoque do bar do hotel, com a cumplicidade do vendedor de água de coco resolveram fazer uma experiência etílica. Aplicaram uma injeção de pitu no coco verde, ainda no pé. O resultado saiu melhor que a encomenda. Haviam “inventado” a “Cocaipira”. Água de coco com elevado teor alcoólico.
___ Bolão e Rubão tomando água de coco? Aí tem coisa, diziam os companheiros de time.
Chegou a hora do jogo. Campo inteiramente cercado pelo coqueiral. O coronel, estilo Sinhozinho Malta, era o dono de tudo, inclusive do campo e do time. Ninguém mexia nos cocos do homem. A equipe do “Galo Velho” não foi páreo para os alagoanos que meteram uma goleada de 6 x 1.
___ De quem foi o nosso gol de honra?
___ Foi do Gil Ungaretti. Gol de coco!
___ A bola pegou no cocuruto encobriu o goleiro e entrou?
___ Nada disto. Quando o Gil chutou, um coco despencou do coqueiro que ficava atrás da trave, atingiu o goleiro e o impediu de fazer a defesa. Gol de coco!
 
 
BEM-ME-QUER
Edésio Joaquim, quando de sua viagem às terras indígenas da Amazônia, passou uma tarde na oca do pajé. De lá saiu com um colar e uma pulseira ornamentos que não tira nem pra tomar banho.
___ O pajé foi categórico, o uso tem que ser continuo até que das sementes da pulseira nasça uma flor. Espécie exótica de bem-me-quer. Quando isto acontecer, o verdadeiro amor aquecerá seu coração. Não pode quebrar o encanto e nem atrapalhar a ação dos fluídos benfazejos. Pergunta do Chede: 
___ O Edésio não corre o risco de ser chamado de “florzinha”???
 
 
VOTO DE MINERVA
Ministro Celso de Mello votando a favor dos embargos infringentes, desempatou o julgamento. Foi dele o voto de Minerva. Qual a origem da expressão Voto de Minerva? A deusa grega Atena (Minerva para os romanos) presidia o julgamento de Orestes acusado de matar a mãe e o amante para vingar a morte de seu pai. Julgamento terminou empatado. Minerva, deusa da paz, da razão e da justiça deu o voto decisivo, inocentando Orestes. Nascia ali a expressão Voto de Minerva para o voto de desempate. 
 

—————

Voltar