06ago11 - Cricri (por Salmon Flores)

05/08/2011 19:36

Suspeição I

Perto de receber a manifestação da ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, sobre o caso da captação ilícita de votos, nas últimas eleições municipais, quando teve seu registro de vereadora cassado, no cargo sob efeito de liminar, a vereadora de Laguna, Jussalva da Silva Mattos, a “Nega (PSB), na sessão de

segunda-feira (01), resolveu abrir o verbo e abriu suspeição de que existe vereador envolvido na farra das subvenções, naquela Casa Legislativa. Nega, disse que tem vereador de Laguna envolvido na farra das subvenções, ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores. Comentando e defendendo-se das denúncias de que recurso de subvenções repassados a entidades lagunenses teriam sido desviados em meio à “acordos” entre

vereadores e entidades, aproveitou para dizer que a o Poder Legislativo de Laguna está sendo motivo de chacota na imprensa escrita e falada, por causa de subvenções que não chegaram às entidades. Destacou, na oportunidade que, como vereadora, não teve uma subvenção, no período de cinco a seis anos  e que tem certeza que o vereador que

conseguiu subvenção, cobrou meio a meio da instituição e não ajudou esta instituição a prestar 'conta. Ela não citou nomes alegando que, “porque quem fez, sabe que fez”.


Suspeição II

Diante da manifestação e acusações da Nega e pelo fato dela não dar nome aos bois, o vereador Everaldo dos Santos, presidente da Câmara, garantiu que a vereadora será convocada pela Mesa Diretora, para prestar esclarecimentos e apontar qual vereador estaria envolvido no escândalo. Segundo Everaldo dos Santos, em entrevista ao radialista Sidney Silva nesta semana, a vereadora Jussalva Mattos expôs em sua totalidade todos os vereadores, “É preciso que a Jussalva diga quem é. Se ela disse que tem vereador é porque ela sabe de alguma coisa. Não podemos concordar que através dessa colocação da vereadora todos nós sejamos envolvidos. “Ela vai ter que dizer quem são”, disparou Everaldo. Como recentemente foi aprovado o código de Ética na Câmara de Laguna, se a vereadora não der nomes dos envolvidos, poderá se processada por falta de decoro parlamentar cuja punição vai de uma simples advertência até a cassação do mandato. Se caso o vereador for identificado como envolvido, ele pode ser processado tanto na Câmara como pelo Ministério Público Estadual, por desvio de dinheiro público.

A pena a ser aplicada pode ser a perda do mandato e prisão. Mais detalhes na próxima edição.

 

Orleans/Pendenga

A presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Suzelei Brighenti Padilha, a “Lela”, demonstrou certa indignação, na sessão da última segunda-feira (01), sobre a reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento, promovida há poucos dias, em Lauro Muller, pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma (SDR). Disse que o município tem direito a quatro votos na aprovação dos projetos dos municípios e que na oportunidade foram aprovados R$ 700 mil para a duplicação de ponte no bairro Coloninha e mais R$ 300 mil para a rede de esgoto na mesma localidade, incluindo ainda recursos para ponte de concreto em Oratório. Só que ela gostaria de saber quais são os critérios para apresentação desses projetos já que a Câmara, que possui um representante, sequer foi consultada. Diz que o prefeito deveria se manifestar e informar à Câmara. Aponta várias necessidades do município e que não consta na relação dos projetos a serem aprovados pelo Conselho.

 

Tarda, mas não falha

O episódio registrado nesta semana com a prisão do ex-prefeito Sachetti, de Capivari de Baixo, serve de alerta para os governantes da região. Muitos que estão com processos na Justiça, se servem da morosidade e dos engavetamentos das ações e não dão bola, acreditando que entregam o mandato e nadas lhe acontecem. Puro engano e a mostra

está aí. A Justiça tarda, mas não falha. Por isso, é bom os chefes do Executivo resolverem essas questões enquanto há tempo pois, daqui há alguns anos, pode estar em casa, no bom e do melhor e receber a visita indesejável da polícia e acabar atrás das grades. Que isso sirva de lição.

 

Orleans

A bola fora dada pelo líder do governo de Orleans, na Câmara de Vereadores, João Tezza Francisco, o “Dão”, em dizer que aquela Casa Legislativa é uma bagunça, não ecoou muito bem nos bastidores e pode lhe render complicações futuras. Defender o governo a que serve, tudo bem. Mas macular o trabalho dos pares é não olhar para o próprio rabo. Gerará um grande sururu. Podem ter a certeza disso. Não deve ficar

assim, se não houver retratação.

 

Respingo

Nessa semana recebo telefonema do vereador do PR de Laguna, Cleosmar Fernandes, sobre a nota veiculada nesta coluna, na semana passada, sobre os problemas que o ex-secretário da SDR, Mauro Candemil e o engenheiro Rafael Duarte Fernandes. Eles estão sendo citados pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (edital 091/2011), que apura irregularidades apontadas nas obras das escolas Domingos Barbosa Cabral em Laguna, Gracinda Augusta Machado e Álvaro Catão, em Imbituba. O edital determina a citação dos responsáveis e a apresentação das alegações de defesa. Diz que Rafael é seu filho e que este articulista está de bem com o presidente da Câmara, Everaldo dos Santos e se baseando em notas de blogueiros. Esclarecemos que a notícia veio do TCE-SC e se ele tem alguma animosidade com certos blogs e jornalistas, que busque sua razão na Justiça. Que o seu filho tire satisfação junto ao Tribunal de Contas. Nossa missão é a de informar nosso leitor e denunciar o que de irregular ocorre em nossa região. Seja de amigo ou não. Não temos nada a ver com os problemas dos outros, especialmente àqueles que se locupletam com recursos públicos. Estamos fora dessa discussão. Não é nessa seara que tem de reclamar. 

 

Finho

Ramilho de tradicional família de Laguna, Jeferson Crippa teve em seu avô e especialmente no seu pai, a base de sua formação e de seu jeito de ser. Me disse um amigo de Laguna que não pediram nada pra ele, que Finho é uma pessoa bondosa, daquela que sofre quando não pode resolver o problema de alguém. Se o Prefeito Célio Antonio tem preferência por T ou N, Finho poderá ser a reserva técnica do tipo artilheiro que entra aos 45min do segundo tempo, aproveita a chance e faz o gool da vitória nos acréscimos. Dedicado, homem de visão e bons projetos, não gosta e reprova engodo, mentiras, é alérgico a situações fracassadas, possui experiência na coisa pública, uma boa formação, é um sujeito de dialogo, e penso que essas virtudes devem incomodar muita gente. E vou mais longe... A disputa em Laguna ficará polarizada entre os dois gigantes, Finho x  Schiefler. Se até lá houver uma aproximação e ocorrer uma dobradinha, manda fechar o caixão. Os dois atraem hoje a simpatia das principais lideranças da cidade. E para quem pensa em correr riscos, é melhor pensar bem.

 

Vera, Verinha Stüpp

Ex-primeira dama de Tubarão, Vera Campos Stüpp brilha pelo seu jeito próprio, pelo seu carisma, pela exemplar educação. Falam tanto nos machos para sucederem Dr. Manoel, caso ele desista de concorrer (o que acho difícil, pela garra e vontade do Maneca), não pararam para pensar, no nome de Vera Stüpp para uma Majoritária? É impressionante o quanto as pessoas amam ela. Duvidam do que estou falando? Então percorram Tubarão e perguntem o que as pessoas acham da Vera Stüpp. Vão se surpreender. A maioria das pessoas não tem ideia do exercito de benfeitores que ela comanda com braço firme e determinação. Existem criticas velada para a maioria das pastas, todavia as pessoas criticam dona Vera e a Ação Social?  

 

O Desprezo do BB

Eu não queria mais me ocupar com essa turma dodói do Banco do Brasil. Mas sinceramente, não dá. E olha que sou cliente. As 15h50min de ontem, dia 05, várias pessoas, incluindo esse trabalhador sofredor, tentavam tirar dinheiro no cash da agência de Oficinas. Ao invés de um funcionário, o Guarda é quem justificava que dos três caixas eletrônicos, somente um tinha dinheiro. “É pouco funcionário. Eles colocaram 50 mil em cada caixa, mas o pessoal já levou” disparou. Portanto, além da falta de servidores, e grana também em dose homeopática, deveriam orientar o guarda para não alardear quanto é colocado em cada caixa eletrônico. Uma barbaridade!

 

BB em desuso

Numa demonstração de que alguma coisa vai mal, mesmo justificando em nota de que as quatro agencias vão bem, e que nenhuma vai fechar, o cliente que se socorreu ou se socorrer do caixa do Supermercado Althoff em Tubarão, vai se deparar com a cena da foto. E um funcionário do estabelecimento disse que faz dias. Falta funcionário? Dinheiro? Ou é incompetência mesmo?

—————

Voltar