06dez14 - Orleans: Contaminação do Rio Tubarão: Vereador quer acabar com empresas de lavagem de carvão

05/12/2014 11:57
O vazamento de grande quantidade de uma substância chamada “finos de carvão” que contaminou o Rio Tubarão, na semana passada, devido ao rompimento de uma barragem de sedimentação da mineradora de carvão Carbonífera Catarinense, em Lauro Müller, deixou o vereador Mário Coan (PSDB) revoltado. O assunto veio a tona durante a sessão ordinária da câmara, ocorrida na segunda-feira (1º). O edil quer saber quem vai reparar os danos ambientais. “O Rio Tubarão até domingo passado estava lindo, tinha um monte de animais silvestres habitando ali, pessoal pescando quase todos os dias e agora vimos esse vazamento de carvão prejudicando uma das bacias mais importantes da região”, advertiu o tucano. “Tudo isso por causa da negligência de uma empresa que não traz benefícios a sociedade, aliás, o seu funcionamento causa mais prejuízo do que benefício. Soube que essa tal empresa não faz manutenção nem de suas atividades. Onde estão os órgãos ambientais que concedem a licença para funcionamento dessas atividades? O meu sonho era entrar com uma ação que impedisse de funcionar empresas que operam dessa forma. Que a sociedade de Lauro Müller faça o que a sociedade de Orleans fez, proíba na lei orgânica do município a exploração dessa atividade”, vociferou Coan clamando o uso de tecnologias novas. “Eu quero ressarcimento ambiental, social e econômico da tragédia causada e eu vou solicitar que esta empresa seja responsabilizada e devolva no mínimo, as condições existentes no rio até aquele momento. E que essas atividades que podem mais prejudicar do que ajudar a sociedade sejam banidas. Existem outras formas de tecnologias, alternativas para geração de energia que não sejam essas que enriquecem dois ou três e empobrecem a sociedade de uma maneira geral”, finalizou o parlamentar.    
 
 
Acidente Ambiental: Monitoramento deve ser estendido até a Foz do Rio Tubarão
Integrantes do Comitê do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, juntamente com os secretários de Proteção de Defesa Civil Rafael Marques e de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira estiveram reunidos na terça-feira (1º), com o corpo técnico da Carbonífera Catarinense, em Lauro Müller.
Os engenheiros da carbonífera descreveram em detalhes o ocorrido, entretanto não souberam informar a quantidade de materiais que vazaram para o rio. O material do leito está sendo retirado mecanicamente, sem previsão de encerramento. O processo de lavagem do carvão realizado pela empresa está parado, até que seja sanada todos processos elucidativos do caso.
A empresa estava realizando monitoramento com coleta de água até o município de Orleans, com pretensão de prolongamentos. O grupo tubaronense, propôs que as pesquisas sejam estendidas até a Foz do Rio Tubarão, assim como também solicitou a inclusão de outros parâmetros físico-químicos.  A empresa acatou o pedido.  
 
 
A água do Rio Tubarão ficou com um aspecto denso e formou um lodo, que manchou as pedras da cabeceira do rio em toda sua extensão
Foto: Antonio da Luz
 
 
Mário Coan: “Existem alternativas para geração de energia. As empresas que estão ai enriquecem dois ou três e empobrecem a sociedade de uma maneira geral”
 
 
Os engenheiros da Carbonífera Catarinense de Lauro Müller não souberam informar a quantidade de materiais que vazaram para o rio 

—————

Voltar