06fev16 - Comunidade (por Munir Soares)

05/02/2016 10:21
EM PLENA FOLIA
No Brasil, o ano começa após o carnaval, fiéis a este dogma tupiniquim aqui estamos nós, retornando, em nossa primeira edição de 2.016, com a santa terrinha mergulhada na folia. Até o Rei da Babilônia cede espaço para o Reino dos Abadás. Ex-prefeito Nazil Bento é destaque do bloco “Me namora”, com sua fantasia de Coringa. Prefeito Everaldo jura fidelidade ao bloko ROSA. Andrey Pestana faz o agito no SKENTAÍ. Ivete Scopel/Cadorin, fiéis às origens campeiras vão de “Pangaré”, dispostos a reeditar a “Tomada da Laguna”. Tanara Cidade, que é do Magalhães, deverá desfilar no Bloco da Pracinha. Mauro Candemil, mestre sala do “Abre Alas” e disposto a “rodar a baiana” no PMDB. Everaldo responde, cantando: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”... Outros candidatos surgirão, pois atrás do “Pinto Louco” só não vai quem já morreu. É o “Babalaô” geral. “Acorda Laguna”.
 
 
 
NO REINO DA BABILÔNIA
Após a reforma administrativa, Renato Checo no comando da Secretaria de transportes, Obras, Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, surge como secretário de terra, mar e ar.
___ Ar? 
___ Sim, pois acaba de requisitar o funcionário Bizorro para atuar como drone, aliás, dizem, que foi o drone Bizzoro quem captou, do alto, as irregularidades ambientais que culminaram com a interdição do Hotel Ravena.
As pendengas entre o Ravena e os prefeitos são de longa data, desde 1990 quando se montou o “dossiê Ravena”. Desde então o sheik Nico’s Chede, que não é santo, venceu todas as disputas. No próximo dia 19 teremos audiência pública, tendo o loteamento Ravena, como foco principal. 
Waldir, ex-apimentado, que chefia o setor de fiscalização do Reino da Babilônia, é também o Leiloeiro-mor e Ouvidor. Foram tantas as licitações de final de ano, que o competente comissionado já está sendo chamado de Waldir Martelo, adora um “Pregão”. “PISCO” que na juventude foi colega do Waldir, poderá ser convocado para compor com ele a dupla “Ouvidor e Falador”. 
___ Verão, carnaval e eleição. Com a Operação tapa-buracos e caça ao esgoto clandestino, o rei Everaldo pretende tirar o Reino da Babilônia, do “volume morto".
Durante o carnaval, o pessoal da Prefa, que trabalhará na praia, deverá usar o abadá do bloco “Babilônia 2.016”. 
 
 
 
APESAR DA REVOLTA, UM POUCO DE HUMOR
Um cidadão de bem, que batalha, honestamente, pelo pão de cada dia, ao sair de casa para o trabalho, às sete horas da manhã, é surpreendido por quatro bandidos, encapuzados, armados e ameaçadores... Bateram na casa errada mas, para não perder viagem, ordenaram que todos da casa, inclusive parentes e amigos, descessem com dinheiro e outros bens. Mônica, esposa do Roberto Righetto o dono da casa, mandou o recado:
___ Eles que esperem, não desço sem maquiagem. Vaidosa, até, como refém...
___ Tu aí, disse um dos assaltantes, dirigindo-se a um amigo da casa, tira a roupa!
O cidadão em questão tem uma estranha mania, usar várias peças de roupa, ao mesmo tempo. Lá pela quinta camisa, o ladrão, nervoso, mandou suspender o demorado strip-tease. Após a coleta, os meliantes trancaram os moradores no quarto, e fugiram no Fusion do Righetto.
Nos antigos filmes de faroeste, se o bandido fugisse montado no cavalo do mocinho, bastava um assobio do dono para que o animal empinasse, corcoveasse, atirando o intruso no chão. Righetto fez algo parecido, acionou o alarme pelo celular. O carro “empacou” deixando os assaltantes, a pé.
 
 
 
DOMINGO NA PRAÇA
A cena repete-se, dominicalmente. O casal Sérgio Castro e Ana Lúcia Castro atravessa, apressadamente, o jardim Calheiros da Graça em direção à Matriz. Não perdem a missa matutina. Outra coisa sagrada para o Sérgio, seu encontro com uma cervejinha. Ele é um cidadão de “eSKOL”... Sérgio, com aquela minúscula sombrinha nas cores vermelha, verde, azul e branca mais parece um dançador de frevo, aliás, como ele passeia com seus cães, nas primeiras horas da matina, já está sendo chamado de Galo da madrugada. Ana Lúcia, desconfiada, encomendou na Casa dos Presentes uma tornozeleira eletrônica da marca Colcci. 
 
 
 
QUANDO O ATACANTE NÃO É BOM NA “LINHA”
Eder Citadin, jogador da Internazionale de Milão e da Seleção italiana, natural de Lauro Muller, amigo do Righetto, veraneia em Laguna. Final do ano esteve nos visitando no “Chedão”. Adora pescar. Descalço, de boné, caniço e samburá Eder caminhou pelos molhes da barra da Laguna. Escolheu o pesqueiro e iniciou os preparativos. Pescar é exercitar a paciência. Enquanto Eder dava “banho na minhoca” fisgando alguns insignificantes bagrinhos, ao seu lado, outro pescador pegava um robalo atrás do outro. Tentou imitar seus gestos, sua maneira de arremessar a linha, profundidade do anzol. Nada deu resultados práticos. 
___ Tente com isca viva, disse-lhe o vizinho, oferecendo-lhe um camarão vivinho...
Enquanto, cuidadosamente, ajeitava o anzol na isca viva pensou no jogo contra a Fiorentina, falta na entrada da área. Minutos finais do jogo. Última chance de vitória. Concentrou-se e arremessou... No jogo, a bola foi pra rede, mas na pescaria, o anzol voltou só. O camarão, vivo, cansado de esperar deu no pé. Decididamente, Eder é bom atacante, mas não é bom na “linha”. Da próxima vez vai levar o “NEM” Chede, como técnico.
 
 
 
NOTAS ESPARSAS
MODA:  Em Curitiba só se usa terno Xadrez.
TROFÉU PUSKAS: Gol mais bonito foi feito pela presidente Dilma. Pedalou e fez o gol de bicicleta. 
ECONOMIA: O Brasil foi rebaixado. Eurico Miranda para presidente.
AQUILO ROXO: Senadora Kátia Abreu jogou vinho na cara do companheiro Serra. Não gostou de ser chamada de namoradeira. Líquido escorreu pelo meio das pernas, e senador ficou com “aquilo roxo”. 
NA CABEÇA: Enriquecimento do Lulinha, ex-funcionário de zoológico:
___ Boa pontaria! Diariamente, pegava uma moedinha, e jogava no bicho. Só acertava na cabeça...
___ Será que, ainda, pode dar Zebra? 
VERDADE, que o Cerveró concorre ao prêmio de Homem de Visão 2.015?
ESPERANÇA PARA 2.016: Clonagem do Juiz MORO!
 
 
 
AS VOLTA DO FIIHO PRÓDIGO
Após dois meses em Brasília, Edésio Joaquim retorna à santa terrinha. Bem a tempo, pois o dr. Júlio Knoll já preparava mandado de Busca e Apreensão.
___ Em foto no Face ele parecia apaixonado...
___ Só se for pela Zika, diz o “Dae” Chede, com um pouco de maldade na observação.
___ Quem é a Zika?
___ A filha da “Dengue”. Nesse tipo de relacionamento, Edésio fica tranquilo, pois cabe a fêmea a responsabilidade da picadura...
 
 
 
VIVINHO DA SILVA
Haroldo Prates da Silva sempre foi uma pessoa de bem com a vida. Alegre, espirituoso, brincalhão. Maçom convicto e, eventualmente, tesoureiro da festa de Santo Antônio dos Anjos. Sempre com as contas aprovadas pelo TCV. Tribunal de Contas do Vaticano. Pescador. Fabrica a maioria de seus apetrechos de pesca. Carnavalesco, ao lado de Déo Palma fez parte da galera do bloco “Saímos sem Querer”. Glutão noturno. Feijoada com torresmo na madrugada era o seu “mata-bicho”. Bebedor ecológico, só toma água que passarinho não bebe. Conselhos e advertências da esposa Marlene eram deletados, num click.
A dor no estômago foi sintomática. O coração pedia socorro. Internado às pressas. Submetido a um cateterismo, a constatação. Tudo entupido. Excesso de rabada na veia. Procedimento para colocação de “stend” foi um sucesso.
___ Alô, dona Marlene, notícias do Haroldo...
___ Tudo bem. Está em observação na UTI...
___ Alô, é do quarto do Haroldo? 
___ Posso falar com o paciente?
___ Só mais tarde, no momento ele está sendo levado para o Necrotério...
___ Mas, então, ele...
___ Morreu? Não, está bem vivo. Na condição de sócio-fundador do Necrotério Bar, da pracinha do Magalha, ele desejava participar de reunião para escolha da decoração da praça, em homenagem ao Déo Palma. 
O lema do Necrotério Bar é: 
___ Quem é vivo sempre aparece.
 
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA TERRINHA
 
 
CONFER
Empresa está de saída. Assunto esgotado. Prefeito anuncia funcionamento das estações de tratamento de esgoto ainda este mês. Depois de tanto abre buracos, fecha buracos esperamos que o cocô chegue ao seu destino sem precisar de GPS.
 
 
 
POINT 
SESC - Verão e Praça do Vila garantem a animação no melhor “point” da Praia do Mar-Grosso.
Detalhe: colocaram tanta barraca de ambulantes ao redor da Praça, que o pessoal da cancha está jogando bocha, com coco verde. Consolo: 
___ É bem melhor rolar coco do que ficar de saco cheio.
 
 
 
DESCASO 
O desfile das Escolas de Samba ficou de fora da programação do carnaval lagunense. Por pouco o desfile não ficou para o sábado de Aleluia, no famoso enterro dos ossos.
 
 
 
 
Prazo fatal – Quem desejar trocar de partido para ser candidato em outubro terá que fazê-lo até o dia 02.04 (dois de abril). Perguntas: Prefeito Everaldo vai peitar o dr. Eduardo Moreira e enfrentar Mauro Candemil na Convenção partidária?
___ Sairá de cena com o rabo entre as pernas?
___ Ou vai trocar de partido, tentando consolidar sua liderança com a reeleição?
 
 
 
KID JUNIOR
Bandoleiros roubam gado na localidade de Taquaraçu, e fogem para Capivari de Baixo, condado sob a jurisdição do delegado Nazil Bento Junior. Kid Junior requisita cavalo no CTG do Tio Preto, organiza patrulha e sai em diligência.
 

—————

Voltar