07dez13 - Comunidade (por Munir Soares)

06/12/2013 10:51
ACUADOS
__ Alô, alô, é da Defesa Civil? Trata-se de uma emergência. Uma maré de protestos pode inundar a Câmara de Vereadores, a qualquer momento. A chuva de pedra já começou. Um toró de protestos.
Jacó acionou os mecanismos de prevenção a catástrofes, entrou na viatura e saiu, cantando pneus. Alguns moradores da Casa do Povo poderiam ter que ser retirados, às pressas, antes que o prédio fosse inundado pela onda preservacionista. Para entendermos a situação, voltemos no tempo... Nos dias que antecederam a sessão para a segunda votação das emendas ao Plano Diretor, vereador Roberto Alves, presidente da Câmara, ocupou os microfones de todas as rádios da cidade, tentando minimizar os possíveis efeitos negativos, que as tais emendas poderiam causar ao meio ambiente. Abdicou dos bens terrenos para dedicar-se à devoção da Santa Clara. Vendeu o seu peixe. Em seguida surgiram os boatos, a sessão plenária seria de portas fechadas; seriam distribuídas senhas. Sentindo cheiro de maracutaia no ar, os jovens botaram a boca no trombone, isto é, no facebook, conclamando seus seguidores para mais uma batalha cívico-ecológica. Presidente do legislativo lagunense armou sua estratégia para defender sua cidadela da revolta da onda jovem. Inicialmente, solicitou dos bombeiros uma vistoria no local da sessão. Queria saber quantas pessoas poderiam ocupar o recinto, com segurança. Cerca de 80 pessoas. O laudo foi colocado no vidro da porta de entrada do plenário. Cerca de duas horas, antes do início da sessão, todo o recinto foi tomado por uma plateia, que teria sido aliciada pela irmandade da Santa Clara. A sessão foi iniciada ante um público comportado, que mais parecia uma turma de coroinhas, assistindo a uma aula de catequese, possivelmente, sobre a vida e obra da Santa Clara. Dizem, que até foram distribuídos lanchinhos e mamadeiras às crianças de colo.
Lá fora, a marca da ditadura do legislativo, portões fechados, protegidos por policiais, impediam o acesso do povão, membros de associações de classe e de cidadãos da Ponta da Barra, liderados pelo ex-vereador, Itamar da Barra. Gritos de protestos. Clima tenso. O portão da Câmara não resistiria por muito tempo. O confronto era iminente, felizmente, o anjo chegou pelas asas da lei. Mirele, a Oficial de Justiça, com mandato judicial nas mãos, autorizou a abertura dos portões da Casa Legislativa. Os manifestantes, aos gritos de “justiça, justiça” invadiram a casa, mas não puderam chegar ao plenário, impedidos pelo laudo dos bombeiros. Recinto lotado. Capacidade máxima 80 pessoas. Os protestos ecoaram por todos os cantos da Câmara. Num clima de velório os acólitos de Roberto Alves, por maioria, aprovaram as emendas. Na antessala, o clima continuava quente, vereadores, sitiados evitavam deixar o plenário. Justamente, naquele momento chegava a Defesa Civil sob o comando do Jacó.
___ Missão? 
___ Resgatar os senhores edis. Alguns saíram escoltados pela polícia, balbuciando jaculatórias.
___ Santa Clara, rogai por nós!
Testemunha ocular garantiu-me, que no carro do Jacó, um vereador abandonou o recinto, disfarçado de bombeiro... 
___ E, AGORA PREFEITO?
___ Everaldo pode vetar a matéria, mas, os vereadores podem derrubar o veto, pelo voto da MAIORIA ABSOLUTA dos vereadores (7 dos 13 edis que compõem a Câmara). Em votação única e nominal.
Situação atual: Presidente Roberto está com a faca e o queijo na mão, a não ser que o prefeito Everaldo queira mesmo ganhar a parada, exigindo que seus correligionários e amigos, Macho e Thiago, mudem de lado. Alcaide necessita de dois votos. Vilsinho, também pode “virar casaca”. Esta é a verdade, o resto é folclore.
 
 
A CIDADE
 
A HORA DO RONCO
Começou o 16º Moto Laguna, evento consagrado pelo desempenho dos anos anteriores. Mesmo alguns motociclistas experientes teriam evitado a rota Calistrato Muller Salles/Centro. Crateras e lombadas sem qualquer sinalização. Trajeto ideal para piloto de MotoCross. De seu posto, no Bar do Arantes, Mar-Grosso, Carlinhos Rollin, de luneta em punho, acompanha, atentamente, o desfile das motos. Não sabia que gostavas de motociclismo. Qual a moto de tua preferência?
___ Eu só vou na “Honda”, prefiro a moto com motor de popa...
___ Motor de popa? É alguma novidade no mercado?
___ Não, refiro-me aquelas máquinas com as popozudas na garupa...
 
 
ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA
O defeso do camarão acabou há quase um mês, mesmo assim, o saboroso crustáceo continua sumido, O pouco que aparece é vendido no mercado por R$ 25,00 o quilo. Camarão médio, cru e com casca. O consumidor continua “indefeso”...
 
 
PARADINHAS
O motorista que segue em direção à praia, pelo Magalhães, faz sua primeira paradinha na sinaleira da av. Prefeito Guimarães Cabral. Alguns metros adiante temos a lombada do Porto, e em seguida a sinaleira do Tieli, roda mais uns 100 metros, e encontra outra lombada. Trajeto ideal para o jogador de futebol, Loco Abreu, especialista em “paradinhas” e “cavadinhas”...
 
 
DECORAÇÃO NATALINA
Bom gosto. O recanto do Papai Noel, na rua Gustavo Richard, está muito fino. Requintado. Diferente. Merece ser admirado. O anjo que colocaram entre a Pizzaria Chedão e o Restaurante Pardhal`s, entrou no clima, já está de copo na mão. Um brinde ao Natal.
 
 
CHURRASCO SOB MEDIDA 
Um recanto agradável na antiga quadra de futebol de salão do Clube Blondin. Salão de festas, bar, churrasqueira e um campo de showbol com grama sintética. Naquela véspera de feriadão, o pessoal da assessoria jurídica da Prefa, preparava-se para uma peladinha relaxante. Luiz Rezende, secretário municipal de Finanças e Administração chegou com panca de quem sabe fazer um churrasco, sob medida. A quantidade de carne foi calculada com base na altura, peso, e pança dos comensais. Mediu o tamanho da grelha, e a distância dela, até o fogaréu, maneira de calcular o tempo de cozimento e a quantidade de carvão. Acrescentando mais umas pitadas de IOF e ISS, obtinha-se a cota que cada um deveria pagar.A bandeja com coxinhas de frango temperadas e congeladas foi emborcada sobre a grelha.Achei o método estranho, mas o Luiz é pessoa viajada, já fez até churrasco em fogo de chão nas coxilhas rio-grandenses. 
___ Luiz, eu acho que está saindo fumaça tóxica da churrasqueira.
___ É, assim, que acontece quando se joga frango congelado, diretamente, no braseiro...
___ Mas, tem que ser junto com a embalagem?
A bandeja estava derretida. Luiz acabava de “inventar” o churrasco de frango, plastificado. Feito nas coxinhas. Da próxima vez, além de régua e compasso, o Luiz deve levar, também, um ajudante, com direito a hora extra e FGTS.
 
 
INDULTO DE NATAL
Peru é ave gorda, que não voa. Criado em fazendas para ser sacrificado nas ceias de Natal. A Sociedade Protetora de Perus luta para acabar com esse hábito. Já aprovaram a Lei do Peru Virgem. Nenhum peru pode ser sacrificado antes de acasalar pelo menos, uma vez.
___ E você, perua, também acha que o peru deve ficar de fora?
 
 
NOTINHAS PAROQUIAIS
RODIZIO DE PADRES – Pároco da Laguna também foi transferido. Deram um “NÓ” no Padre Pedro Damásio.
 
 
PECADO PESA? 
Parte do assoalho da Matriz Santo Antônio dos Anjos cedeu, e levou consigo um fiel devoto. Consciência pesada?
___ Não, a madeira é que estava podre.
Fato estaria a exigir análise dos técnicos do IPHAN.
 
 
PRESÉPIO
O famoso presépio da dona Zeli, na Matriz estaria ameaçado. Estado do assoalho não resistiria ao peso dos camelos dos Reis Magos.
 

—————

Voltar