07dez13 - Tubarão: Prefeitura não renova contrato e ONG passa por sérias dificuldades

06/12/2013 16:09
Quem conhece o trabalho da ONG Movimenta Cão sabe o belo trabalho que os voluntários fazem em Tubarão. Eles recolhem cachorros e gatos de rua e além de tratamento médico, destinam o animal para um local cadastrado por eles e apropriado para que possam ser adotados. No entanto, este ano de 2013 foi bastante complicado para esta ONG. O problema é que a prefeitura, que deveria fazer este tipo de serviço, até agora não renovou o contrato. E não foi por falta de tentativas. “Já tivemos várias reuniões, enviamos vários ofícios, mas até agora não renovaram o contrato. Estamos em negociação desde o mês de janeiro. Não sabemos mais a quem recorrer”, disse uma das voluntárias, Tânia Fernandes. “Estamos trabalhando sem recursos da prefeitura. Apenas com ajuda de voluntários e amigos que sabem e conhecem nosso empenho e dedicação por esta causa”, emenda. 
Outra voluntária, Verônica Mota, não escondeu sua frustração e utilizou uma rede social para desabafar. “Como alguns amigos sabem, sempre adorei animais. Há pouco tempo, recebi o convite de integrar a diretoria da ONG Movimenta-Cão. Pois bem, nem de longe, nos piores pesadelos eu imaginava o que acontece com os animais que, felizmente, estão sob a tutela de 3 cuidadoras. Indo direto ao ponto, a ONG enfrenta uma séria de dificuldades, inclusive para manter o convênio que tem com a prefeitura. 
No momento, estamos negociando com a secretaria de saúde o mínimo, repito, o mínimo para que estes cães não voltem às ruas. O que, para os pragmáticos é sinônimo de saúde pública, para outros, é amor e proteção a seres vivos. Enfim, toda a sociedade ganha. Temos cerca de 5.000 admiradores nas redes sociais. Creio que o poder público ainda não se conscientizou da nossa força. E eu pretendo usá-la. Infelizmente, é só um desabafo. Mas eu gostaria de deixar os amigos cientes da nossa situação. E relembro que nenhum dos voluntários recebe absolutamente nada para desenvolver este trabalho. Às vezes tenho a impressão quem é uma luta inglória”, desabafou Verônica. 
Atualmente existem cerca de 200 cães nestas três casas para onde são destinados. “Precisamos prestar contas. Precisamos solucionar este problema. Mas parece que a prefeitura não está nem aí para encontrar uma saída. Estamos fazendo nossa parte. Um trabalho sem fins lucrativos”, disse Tânia. 
De acordo com a prefeitura de Tubarão, através do diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Antonio Santos, o convênio deve ser renovado sim, mas ainda não é possível confirmar a data e nem os detalhes, pois os mesmos ainda estão sendo discutidos com a ONG e dependem de avaliação da Procuradoria Geral do Município. 
 
ONG Movimenta Cão fez o 1º Pedágio Educativo há um mês 
 
 
 
ONG mantém cerca de 200 animais, por meio de três cuidadoras
 
 
 
Marco Antonio Santos, presidente da Fundação Municipal de Saúde afirma que não há nada definido
 
 
 
Voluntária da ONG, Tânia Fernandes, diz que não sabe mais a quem recorrer. Prefeitura do PT não repassa recursos desde que assumiu a administração municipal em janeiro 

—————

Voltar