07jun14 - Polícia Federal deve investigar a morte de botos em Tubarão e Laguna

06/06/2014 11:50
A mortandade de botos próximo ao canal do Molhes da Barra em Laguna é motivo de muita indignação e revolta em Laguna. Já foram 10 animais encontrados sem vida em menos de dois anos. Eles se enroscam nas redes de pesca e acabam morrendo afogados. Os botos são os principais aliados dos pescadores, que por sua vez, ainda não sabem ou não se importam com este fenômeno.
A interação entre os pescadores dos Molhes e os botos já foi pauta de matérias para redes de televisão de várias partes do mundo, entre elas, Austrália, China, Japão, e outras.
Na semana passada mais uma fêmea de dois metros e aproximadamente três anos foi encontrada morta o que gerou ainda mais indignação dos pescadores. “Precisamos dos botos para pescar. É a nossa única fonte de renda. Não podemos permitir que isso continue. Alguma coisa tem que ser feita”, disse o pescador Antônio Mauro, 46 anos.
Os animais aparecem sempre quando um cardume se aproxima. Assim que eles passam os pescadores jogam a rede o que é captura de peixes na certa.
O Ministério Público Federal (MPF) de Tubarão encaminhou para a Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito para apurar as mortes. Conforme a denúncia trata-se de um delito da Lei de Crimes Ambientais que prevê pena de prisão de um a cinco anos para o caso.
O procurador Daniel Ricken afirma que a própria presença dos investigadores da PF no local, se possível com a participação do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), durante o período noturno, além de servir para apurar o caso, irá constranger suspeitos que insistem em atravessar ilegalmente redes de pesca no Rio Tubarão.
 
Fotógrafo Elvis Palma no Molhes da Barra conseguiu captar a imagem do pescador e os botos
 
 
10 botos mortos em menos de dois anos

—————

Voltar