07jun14 - Tubarão: Presidente e diretor da AMUREL participam de sessão da câmara

06/06/2014 12:01
Uma equipe da Associação de Municípios da Região de Laguna - AMUREL esteve na Câmara de Vereadores de Tubarão, na segunda-feira (2). A visita faz parte do programa de visitas de aproximação com as câmaras de vereadores dos 18 municípios associados. O presidente da AMUREL, prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva, e o diretor executivo da entidade, Celso Heidemann falaram em nome da Associação aos vereadores e plateia presentes.
Em seu discurso, o presidente da entidade se ateve mais às questões federativas e relacionadas ao Executivo municipal, como as dificuldades que os prefeitos enfrentam de forma crescente para administrar seus municípios devido às distorções na distribuição dos impostos arrecadados. "No meu município, aplicamos 29% em educação e 19% em saúde no último ano, ou seja, quatro pontos percentuais a mais do que o mínimo recomendado, e tenho certeza que na maioria dos municípios a situação é igual. Somados a esses números vem a folha de pagamento e outras gastos, o que praticamente deixam os municípios sem qualquer capacidade de investimento. Vocês vereadores precisam estar atentos a isto e também precisam saber que a AMUREL está engajada em lutas municipalistas que buscam reconstruir este pacto federativo, que, como está impõe aos municípios as responsabilidades mais pesadas", disse Moacir.
O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann fez uma apresentação mais técnica e com apoio de dados estatísticos e relatórios demonstrou aos presentes um pouco do grande número de ações, trabalhos, serviços, e lutas em que a AMUREL se envolve permanentemente. "A AMUREL participa de maneira direta e indireta de praticamente todos os setores da administração pública, capacitando servidores, prestando assessorias em diversas áreas, tais como: movimento econômico, assistência social, saúde, educação, contabilidade, engenharia, meio ambiente, agricultura, cultura, turismo, comunicação, tecnologia da informação, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, entre outras. Muitos prefeitos e servidores quando conhecem a AMUREL minimamente ficam impressionados com a instituição, e tenho certeza que a maioria de vocês também, não tem ideia de muitos aspectos do funcionamento da AMUREL", disse Celso Heidemann. "Quero dizer que a AMUREL existe para os municípios, não só para os prefeitos, então, vocês são parte integrantes da AMUREL e podem e precisam participar da vida da Associação, através do seu município, seja na defesa dos interesses específicos da classe dos vereadores, seja na defesa dos interesses da gestão municipal e dos munícipes", conclamou Celso. Os vereadores assim se manifestaram:
 
 
Carlos Alexandre das Neves 
“A AMUREL sempre foi parceira na área da saúde com todos os seus programas, o Cis-Amurel é um deles. Os nossos prefeitos podem lá se credenciar, fazer o depósito e assim oferecer para nossa população condições de saúde mais baratas”.
 
 
Eraldo Pereira da Silva
“A carga tributária nesse país é enorme, hoje se você pega um assalariado que ganha um salário mínimo de R$ 724,00, se ele for lá no mercado fazer a sua compra de R$ 300,00, lá se vão 30% ou 40% de imposto. Tubarão está hoje com 100 mil habitantes, onde segundo pesquisas, 85% dos trabalhadores ganham um salário mínimo e meio. 60% ficam lá na união, 26% vem aqui para o estado. Então quero deixar os meus parabéns para AMUREL, essa entidade que está agregando os municípios”. 
 
 
Paulo Henrique Lúcio
“Hoje enquanto membro da bancada do PT, partido que manda no país, sabemos sim que tem muitas coisas que tem que avançar muito, principalmente nessa questão da carga tributária. O município é à base de tudo, só existe o federal porque a base é o município. A história desse país sempre foi de briga e de conquistas. A AMUREL fundada em 1970 na época da ditadura. Já foram 17 marchas de prefeitos e podem acreditar que vai ter que ter outras para estar atingindo essa ideia de maiores condições do município se administrar, senão daqui a pouco vai ser difícil achar alguém que queira se candidatar a prefeito”. 
 
 
Edson Firmino
“Na duplicação da nossa BR-101 a AMUREL poderia ser parceira, de forma atuante. Quando esteve aqui o representante do DNIT do estado de Santa Catarina, garantiu a construção pela marginal de uma ponte ligando Tubarão a Capivari de Baixo, até hoje não foi feito. E isso é fundamental para o escoamento e a integração, não somente em Tubarão e Capivari, mas em toda região. A ponte é uma briga que nos poderíamos comprar aqui com a AMUREL que integra os dois municípios”. 
 
 
Luiz Gonzaga dos Reis
Na explanação você falou que o desejável para as prefeituras seria de: 45% para união, 25% para os estado e 30% para os municípios, em quanto tempo vocês acham que os municípios alcançaram isso? Celso respondeu: “Nosso objetivo, nosso trabalho é que seja em uma década. Se nós conseguirmos avançar em 10 anos será um grande feito ao nosso país e certamente não teríamos muitas vezes a população batendo na porta dos vereadores, reclamando da saúde, da educação e certamente teríamos uma distribuição justa dos recursos”. 
 
 
Nilton de Campos
“Na questão do Pacto Federativo, a poeira está no município, à falta de medicamento está no município, à falta de médico está no município. O que nós estamos falando aqui não é questão de governo é questão de sistema mesmo, é a revisão do Pacto Federativo, ela se torna de fundamental importância para os municípios. Por exemplo, as Unidades de Saúde, no município o prefeito que leva a culpa, mas 1/3 vem de recursos, o resto é bancado pelo município. Independente de governo a luta é pela mudança do sistema”.
 
Visita faz parte do programa de visitas de aproximação com as câmaras de vereadores dos 18 municípios associados
 
 
Presidente da AMUREL, Moacir Rabelo da Silva e o diretor executivo, Celso Heidemann falaram em nome da Associação aos vereadores e plateia presentes 
 
 
Presidente Moacir se ateve mais às questões federativas e relacionadas ao Executivo municipal
 
 
Diretor executivo Celso fez uma apresentação mais técnica

—————

Voltar