07maio11 - Cricri (por Salmon Flores)

06/05/2011 21:43

 A cobra vai fumar

O Prefeito de Tubarão, Dr. Manoel Bertoncini/PSDB, tem por hábito reunir-se com os Secretários todas as segundas-feiras. Horário americano, 8h da manhã. Um importante assessor me disse que na reunião programa para segunda (09) a cobra vai fumar. Tem Secretário relapso, manhoso, garganta, convencido, aparentando poder igual ou maior que o próprio prefeito. Cuidado Janotinha, Manéca sabe tudo...

 

Edinho/Prefeito

Jornalista Iberê Aguiar, amigo do deputado Edson Bez de Oliveira, esteve visitando o Jornal A Crítica. Muitos assuntos, muitas revelações. Uma delas diz  respeito ao futuro político do deputado “Edinho”.  Segundo Iberê, o PMDB de Tubarão, por não dispor de um nome forte e conciliador, para buscar a Prefeitura de Tubarão, vai marchar unido em torno do nome do deputado. Edinho já teria sinalizado com essa possibilidade. O deputado reconhece as dificuldades em seguir como deputado Federal. No último pleito, mesmo obtendo sua reeleição, obteve 20 mil votos a menos que a eleição passada. 

 

Abrigo

Embora tenha a responsabilidade legal de liderar todos, nem tudo devemos culpar o prefeito. Uma administração é formada por gente boa, honesta, hábil nas respectivas funções, mas também os ruins, desonestos ou não tão honestos, inábeis, etc. O Poder Público de Tubarão gasta uma fortuna com a Retrans e a CEIA - Tubarão. Essas empresas desde os tempos do governo Genésio/Rodrigo, construíram seus ninhos no paço e parece que nunca mais irão tirá-los de lá. Eu pergunto ao incompetente “Serviços Públicos” de Tubarão: É tão difícil uma pessoa com água, cloro, escova e boa vontade, limpar os abrigos de passageiros da Av. Marechal Deodoro? Eu queria só um mês neste setor, só um mês... Prefeito, não quero nem o salário! Essa gente envergonha a cidade. Assim como os abrigos, quanta coisa está errada, precisando de água e cloro. Quem sabe, fica a sugestão, incorporem ao Dia “D” como o D limpeza. 

 

Vias de cassação

O processo RESPE Nº 35365 - Recurso Especial Eleitoral, referente à ação movida pelo Ministério Público Eleitoral  nº 4211178.2009.600.0000, referente à AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO, contra a vereadora de Laguna Jussalva da Silva Matos, a “Nega”, já se encontra desde o dia 19/04/2011, às  18h10min, concluso para despacho da relatora, a MINISTRA

CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA. O processo é sobre  ação de investigação

judicial eleitoral de vereador para cassação devido à captação ilícita de sufrágio, anuência do candidato com a prática ilegal. A vereadora interpôs recurso no relatório da Ministra Cármen Lúcia aponta que não assiste razão jurídica à Recorrente. Decisão foi monocrática a favor da cassação do registro, o que deve ser ratificado nos próximos dias.

 

Pescaria Brava (1)

Comenta-se nos senadinhos de Laguna que o ex-presidente da Câmara de Vereadores do município, Deyvisonn da Silva de Souza, é o nome mais forte para concorrer à prefeitura do novo município, nas próximas eleições, que acontecem no ano que vem. Falam que nem mesmo o Everaldo dos Santos tem cacife para desbancar Deyvisonn, que foi um dos maiores articuladores pela emancipação de Pescaria Brava. Merece!

 

Pescaria Brava (2)

Corre à boca miúda que um dos filhos da ainda vereadora Nega de Laguna, prestes a ser cassada pelo TSE, Jussalva da Silva Matos, está em campanha para vereador no novo município de Pescaria Brava. Dizem que o apoio da mãe nada vai adiantar se realmente for lhe retirado o cargo. 

 

Embate

A cada sessão da Câmara de Vereadores de Orleans, João Tezza Francisco, o “Dão”, líder do governo naquela Casa Legislativa e o vereador Mário Coan (PSDB) se embatem e trocam farpas. Na última sessão mais um round dos edis. Que os dois não se bicam isso todo mundo já sabe, mas o diálogo entre ambos pode tomar outros

desdobramentos.

 

Suspeita

A filha do Antonio Dias André, o “Geada”, foi demitida do cargo de diretora da Escola Básica José Antunes Mattos, em Pindotiba. Existe a suspeita de politicagem, pois a presidente da Câmara de Orleans, Lela Padilha e seu marido, o secretário da SDR de Braço do Norte, Gelson Luiz Padilha, trabalharam pelo Marcos Tebaldi para a Câmara Federal. Ele assumiu a Secretaria de Estado da Educação... Lela foi derrotada dias atrás em seu projeto das sessões itinerantes, inclusive com o voto contra do Geada. Seria vingança ou K-incidência?

 

Geada

Por telefone, o vereador Antonio Dias André (Geada) PMDB, narrou-me como foi o começo da conversa por ocasião da criação do grupo dos cinco vereadores, Nice, Geada, Mário, Pedro e Lela. Algumas reuniões, inclusive em sua casa. Na época foi engessado um acordo, em que Nice, Lela e Geada, pela ordem, seriam os presidentes escolhidos e referendados pelo grupo. No final do ano passado, quase a corda ruiu, mas acabaram referendando o acordo e Lela foi eleita. Nas reuniões que se formatou o grupo, o vereador Geada já profetizava uma possível ruptura, em razões obvias de ano eleitoral, etc...  Quase ocorreu com Lela! Ele acha que em razão de 2012 ser ano eleitoral e pelos acordos amarrados até o momento, sua eleição à presidência do legislativo em 2012 poderá até ocorrer, todavia por caminhos diferentes. 

 

Parabéns Prefeito Célio 

O Governo Municipal de Laguna vai cooperar no transporte de universitários para cidades vizinhas. Um projeto de lei foi enviado a Câmara Municipal e visa autorizar o município a ajudar no custeio do transporte de estudantes universitários. Os recursos no valor de R$30 mil serão repassados para a Associação Lagunense dos Estudantes Universitários. É grande o número de universitários de Laguna que estudam em Tubarão e Capivari de Baixo. O deslocamento é feito através de ônibus fretados pela Associação.

 

Perigo

Uma denuncia gravíssima pairou na redação, há alguns dias, colocando sob suspeição a relação entre uma Loja de Informática, Prefeituras e Fundações aqui da região. Afirmam que o proprietário enriqueceu tão rápido, que está até enveredando  para a Construção Civil. Sua presença em algumas prefeituras e fundações é diária e suspeitam até de compra de notas fiscais. Pedi documentação e outras informações concretas, que levarei ao Ministério Público antes de publicar. É grave!

 

Arranca Rabo

O vereador de Orleans Osvaldo Cruzetta e vereador João Tezza Francisco, na reunião das comissões ocorrida na última quinta-feira (05), só faltaram entrar na porrada. Foi por um triz. Numa acirrada discussão, Vá mandou Dão calar a boca. Tudo por conta da questão dos recursos da APAE que teria sido aplicado indevidamente pelo prefeito

Jacinto Redivo, o "Tinto", que deveria ter repassado para entidade o que, segundo o vereador Mario Coan, não fez. Dizem que foi vergonhoso, pois foi na presença de representantes da APAE local.

 

Posse

O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, nomeou na manhã de ontem, sexta-feira (06), o novo secretário de Segurança e Trânsito, Arleis Flávio Nunes Ribeiro. O ato de posse aconteceu no gabinete do administrador público, no Paço Municipal, e contou com a presença de várias lideranças políticas, autoridades, familiares e da sociedade. Na cerimônia, o novo secretário exaltou a importância de um sistema de segurança em harmonia com a população. “Todos os cidadãos têm o dever de trabalhar em prol da segurança de sua comunidade. Meu objetivo é trabalhar a cidadania, melhorando ainda mais nosso município”, observou Arleis.

 

Investimentos

Com a posse do novo secretário, o prefeito Brunel diz que a Segurança terá ainda mais investimentos. “Aumentaremos o número do efetivo ainda neste ano, vamos adquirir mais veículos para a Guarda Municipal e também capacitar ainda mais a nossa Guarda. Desejo ao novo secretário muito sucesso nesta área que é tão importante para todos os

capivarienses”, assegurou.

—————

Voltar