07maio16 - Psicologia em Foco (por Jamile Marcos Silva)

06/05/2016 08:48
Falando de mães...
Mãe quero isso... mãe quero aquilo....
Será que como mãe... você faz a coisa certa em dar tudo o que seu filho pede...?
Será que, não deixando que lhe falte nada, nós mães e pais estamos contribuindo para um saudável desenvolvimento dos nossos filhos?
A nossa responsabilidade como pais, é de: fornecer o abrigo, o alimento, um lar e a educação às nossas crianças. Contudo o que muitas mães, e reforço que as mães, muito mais do que os pais, se colocam em uma posição de empregada dos filhos.
Hoje em dia, as mulheres vêm alcançando um lugar de destaque no mundo profissional e acompanham os homens na questão de sair de casa para trabalhar. É fundamental que os filhos saibam que a mãe trabalha, porque gosta do seu trabalho e tem prazer e satisfação com a sua profissão ou simplesmente porque precisam ajudar em casa para garantir o sustento da família e para ter o pão de cada dia na mesa. Assim, quando os filhos se tornarem adultos, também vão poder ter a consciência de ir em busca de seus objetivos  e dos seus sonhos.
Nesse ponto eu retomo, a preocupação que as mães tem em servir os filhos, quando chegam em casa, após o retorno do trabalho. Aqueles pais que diariamente trazem presentes e mimos aos filhos, colocando tudo ao alcance de suas mãos. Podemos entender de uma forma em que a mãe se coloca como devedora do filho, ela se coloca em dívida com o filho e que tenha que compensar a falta e a ausência dela durante o dia, através desses presentinhos e também da hipersolicitude e passividade diante de certos comportamentos do filho.
È necessário que a criança possa fazer por si mesma, o que lhe é possível fazer. Quando os filhos tem autonomia e a capacidade de realizar coisas independente dos pais, eles estão fortalecendo a auto-estima e auto-confianças próprias, para se tornarem adultos mais seguros de si e mentalmente saudáveis.

—————

Voltar