07maio16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

06/05/2016 08:49
Tá Deprê? Fica não...
Para os maus humorados de plantão, sim existem alimentos fundamentais que podem dar uma turbinada no humor, e não me refiro só ao chocolate não... Existem alimentos que possuem poderes incríveis e refletem de forma benéfica em nosso humor, dentre eles destacam-se o triptofano, que trata-se de um aminoácido responsável pela produção de serotonina , um hormônio que causa sensação de bem-estar. Outros nutrientes aliados a felicidade sãos as vitaminas do complexo B, que atuam diretamente no sistema nervoso. A colina peça fundamental para a manutenção da memória, encontrada principalmente no ovo de galinha, atua também de forma benéfica na sensação de bem-estar.
Então, para quem nunca ouviu falar em triptofano, ou em vitaminas do complexo B ou em serotonina, abaixo vou descrever as principais fontes desses nutrientes e sua ação no organismo.
Grão de bico: Leguminosa da família do feijão, pode ser consumido, em forma de sopas, saladas, vinagrete e até mesmo como patês, uma ótima fonte de triptofano, que libera serotonina.
Aveia: Cereal, que além de ser uma ótima fonte de fibras, está totalmente aliado a regulação e produção de serotonina devido ao aminoácido triptofano.
Banana: Alimento fonte de triptofano (favorável ao bem estar), e também fonte de vitamina B6, que atua diretamente no sistema nervoso e na produção dos hormônios ligados a alegria.
Abacate: Uma fonte de gordura do bem, ricas em vitaminas do complexo B, que tem ação conjunta com os neurotransmissores do bem-estar físico, mental e emocional.
Lentilha: Leguminosa, e está totalmente ligada na produção de serotonina, dopamina e ajudam a aumentar o relaxamento e diminuir as crises de ansiedade.
Leite e derivados: rico em triptofano (bem- estar) e uma ótima fonte de cálcio que controla as taxas de serotonina no organismo.
Atum e sardinhas: Alimentos fontes de ômega 3, fortes aliados na proteção dos neurônios e são coadjuvantes na produção de serotonina, dopamina e noradrenalina (bem-estar e euforia).

—————

Voltar