07nov15 - Comunidade (por Munir Soares)

06/11/2015 09:03
O MENINO E O AVIÃOZINHO
Tenho demonstrado, não só minha preocupação, mas, também, minha indignação com a absurda apatia com que as autoridades municipais, pescadores, e o povo em geral tratam do assunto: Sumiço gradativo do camarão de nossas lagoas. Sou do tempo em que se vendia camarão em litro (vasilha feita de madeira, equivalente a um quilo) e da maionese de camarão do Restaurante Nice era o nosso principal produto culinário, de exportação. Sem esquecer, é claro, dos famosos camarões recheados vendidos e elaborados pelo simpático e assobiador, Alvim Gambá.
Na coluna “Aquicultura e pesca” publicada no Jornal da Laguna, de responsabilidade de biólogos e engenheiros de pesca e aquicultura, eles fazem um alerta. Este ano o El Niño (o Menino) será mais um problema a atrapalhar a produção de camarão no Complexo Lagunar. 
O “aviãozinho” era mais uma arte de pesca inventada pelos nossos pescadores. Em pouco tempo, aos milhares, as redes fixas, com iluminação a gás, viraram até atração turística. Era como se um pedaço da Via Láctea tivesse caído no mar. Com o tempo, movidos pela ganância, pescadores foram desrespeitando as leis, colocando “aviãozinhos” em locais não permitidos, transformando-os em monstros predadores das mais variadas espécies da flora e fauna lagunar. Foram banidos. E, mesmo assim, por causas outras, o nosso precioso crustáceo barbicha, continuou sumindo, sumindo...
Em 1980, professores da área de biologia e ciências agrárias, da UFSC fizeram um trabalho de pesquisa sobre o “Mar e seus recursos”, incluindo a produção pesqueira de Santa Catarina, com dados sobre o total de peixes e crustáceos desembarcados em todas as localidades do município (Laguna e Pescaria). Como não sei se existem dados mais recentes, sugeriria que professores e alunos da UDESC, campus/Laguna elaborassem um novo estudo sobre a realidade atual de nossas lagoas, incluindo aí, o montante atual de nossa produção pesqueira. Quem sabe, algum deputado, com suas famosas Emendas Parlamentares, custearia o projeto.
Durante o mês de novembro termina o período de defeso do camarão, em Laguna. Teremos, este ano, a volta do nosso camarão à mesa dos lagunenses?
___ Quantas toneladas de camarão teriam sido pescadas durante o defeso?
O camarão servido em hotéis e restaurantes é, quase todo, oriundo de tanques de cativeiro do norte e nordeste do país. Se não houver nenhuma mudança, nas lagoas, brevemente, estaremos importando camarão dos mares de Marte.
 
 
 
PARQUE EÓLICO EM LAGUNA 
Inauguração será no dia 13 de Junho de 2016. Convites já estão sendo enviados. Trata-se do Parque eólico Santo Onofre, mais precisamente, do cata-vento da casa do Bolão Camilo, que já foi testado pelo Riguetto e, em caráter experimental, já está dando luz a algumas residências da vizinhança. A Celesc que se cuide.
Santo Onofre versus Santo Antônio. O evento, segundo alguns apóstolos mais fervorosos da Irmandade do Copo, já rivaliza com as festividades do Padroeiro. A festa de Santo Onofre do próximo ano será temática. Numa alusão ao cata-vento, todos deverão comparecer a caráter. Mulheres, de holandesa (terra dos moinhos de vento) e os homens fantasiados de cavaleiros medievais. Convidados serão recepcionados pelo anfitrião, o Bolão, como D. Quixote, tendo ao seu lado o Pisco, vestido de Sancho, o inseparável companheiro de aventuras. Em ano eleitoral, aguarda-se a presença de muitos políticos.
Mensagem do D. Quixote ao prefeito Everaldo: “quando se sonha sozinho/ É apenas um sonho. Quando se sonha, juntos/ É o começo da realidade”.
 
 
 
A PEREGRINAÇÃO
Religiosos de todo o mundo fazem peregrinação pelo santo caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Centenas de quilômetros de Fé e superação movem os peregrinos. No papo descontraído de sábado, na Pizzaria Chedão, a grande novidade foi o desejo do Riguetto de fazer uma peregrinação. Roberto Riguetto, natural de Lauro Muller já reside na terrinha há algumas décadas. Pessoa afável e com um enorme ciclo de amizade na Laguna. Além de ser um bom garfo, presença obrigatória em todos os eventos gastronômicos, não demonstra ser homem muito ligado a preceitos religiosos.
___ Edésio, tu tens certeza de que o Riguetto vai mesmo percorrer o Caminho de Compostela?
___ Claro, já tem até endereço na internet, para contatos: riguetocompostela.com
Edésio estava enganado, o Google esclareceu tudo. Edésio trocou as letras, o certo era RIGHETTO COMCOSTELA. Com. Um Roteiro das costeladas previstas para a região. Riguetto estaria disposto a fazer toda a peregrinação. Religiosamente. Afinal, não foi com uma costela, que a humanidade começou??? 
 
 
 
O CORRUPTO
___ Quem é o maior caçador de corruptos do Brasil?
___ Se você respondeu juiz Sérgio Moro, errou.
Quem caça o maior número de corruptos é um pescador da praia da Cidreira-RS. Estamos falando de um crustáceo decápode chamado corrupto, que vive enterrado nas areias das praias e estuários de rios. São usados como iscas. Por que receberam este nome?
___ Porque eles são muitos, fazem tudo escondidinhos, e são difíceis de capturar.
Semelhantes a maioria dos políticos brasileiros. É mais fácil pescar corruptos com dez patinhas, que os corruptos bípedes, e com “mãos bobas”, como os que infestam a classe política brasileira.
 
 
 
FERIADÃO
Filas na Laguna
___ Verdade, com a realização da 5ª Universipraias, filas se formaram à frente dos restaurantes, lanchonetes e quiosques da Praia do Mar-Grosso. Hotéis lotados.
 
 
 
BOA BOCA
Prefeitura disponibiliza verba de R$ 54.500,00 para confecção de próteses dentárias. Em ano eleitoral a iniciativa pode ser perigosa. Se o eleitor já “morde” banguela, imaginem, com dentadura nova...
 
 
 
REALIDADE E FICÇÃO
Romeu e Julieta, os amantes de Verona, criados pela genialidade de Shakespeare, ganharam vida. Ao perceber que milhares de turistas, visitavam a cidade na ânsia de conhecer o sobrado onde o casal se encontrava, às escondidas, o administrador da cidade mandou construir o tal sobrado com o famoso balcão de onde Romeu se apoiava e declarava seu amor à amada Julieta. Transformaram a ficção em realidade, o mito, em um importante produto turístico. Na santa terrinha vamos fazendo o contrário, transformando realidade em ficção. O amor entre Anita e Garibaldi, que virou uma saga, que encantou o mundo foi jogado para escanteio, e os símbolos dessa epopéia (Seival, Figueira, Forte) caíram no esquecimento, viraram sucata da História Juliana, queimados na fogueira do descaso. Por falta de vias de acesso, alguns importantes pontos turísticos vão sendo relegados a segundo plano. 
 
 
 
QUEM ADIVINHA?
Entre as obras de restauração da Ponte Hercílio Luz e a da UTI do hospital Senhor dos Passos, qual delas ficará pronta primeiro?
 
 
 
HISTÓRIAS DE NOSSO CARNAVAL
No “Metropol” time de futebol de Criciúma, nosso “Pepinha” firmava-se a cada treino, até que chegou o carnaval. O apelo da folia era muito forte, o som da bateria do Paulinho Baeta repicava em seus ouvidos. Fugiu da concentração, pegou o trem e caiu na farra. Infelizmente, o folião e a bebida acabaram sepultando as chances do “Pepinha”, como jogador de futebol.
O desfile das Escolas de Samba acontecia na Rua Gustavo Richard. Enquanto as escolas preparavam-se para entrar na passarela, Pepinha dava o seu show particular, dançando e cantando diante das arquibancadas. Durante o desfile, ele encostava-se às cordas, gingando seu corpo ao som das baterias. Subitamente, Pepinha ficou branco, lívido, olhos esbugalhados, coração batendo descompassadamente. Parecia incrédulo. Jamais vira aquilo no carnaval da Laguna, assim, ao vivo. A passista, corpo escultural, de peito aberto, com os seios de fora, aproxima-se do nosso Pepinha, que se ajoelha, súplice diante daquelas eróticas bolotas roliças, balançando bem diante de seus olhos. Ele, de pé, como se fosse um Mestre-sala, rodopia em torno daquela tentação. Mesmo contido pelo pessoal da Segurança, Pepinha continuou ao lado da moça, puxando um novo samba enredo: “Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero MAMAR...”.
 

—————

Voltar