07nov15 - Pessoas (Notas da Redação)

06/11/2015 16:13
Mistério
Dois suplentes foram empossados na Câmara de Vereadores da Laguna. Peterson Crippa da Silva – (Preto) - PP (1° suplente) na vaga de Eduardo Carneiro (Dudu) – PP, que se licenciou sem dizer o motivo. O mesmo acontecendo com o vereador José Luiz Siqueira (Zézinho) – PT, que também se licenciou do parlamento lagunense, em sua vaga assume a Aparecida da Silva (Cida) – PT (2ª suplente). O primeiro suplente do partido, José Paulo Ramos, alegou estar em tratamento médico. Ambos os vereadores pediram licença por tempo indeterminado.
 
 
 
Bem cuidado
O capricho no cemitério de Pindotiba chamou a atenção do vereador Antônio Dias André, o Geada que elogiou na tribuna da Câmara de Orleans, o zelador, Adilson Bernardes. Geada citou que ele (zelador) se dedicou exaustivamente, principalmente na última semana, por causa do dia de finados. E parece que valeu a pena, louvores não faltaram.     
 
 
 
Ascensão
Muita gente surpresa na Câmara de Vereadores de Laguna, depois de Orlando Rodrigues, nessa semana, ter assumido o cargo de líder do governo no parlamento. Logo ele que saiu da secretaria de Obras porque estava sem apoio e atirando para todos os lados. O que mudou?
 
 
 
Fora de forma
Ao comentar sobre a situação da creche Flávio Bussolo, o presidente do legislativo orleanense, Mário Coan disse que na visita a obra, ele e o vereador João Tezza Francisco (Dão) não se arriscaram em andar no local. “Vimos que o assoalho está cedendo, eu e o Dão não arriscamos, somos mais pesadinhos, só andamos pelo canto, com medo de afundar”. A situação daquela escola realmente é periclitante.  
 
 
 
Petalhada
E não é que a promessa do tão esperado concurso público para a Prefeitura de Tubarão foi mais uma porção de petas contada em época de campanha? Pelo menos esse ano o concurso não será realizado. E olha que essa prova era um dos motes da campanha política do prefeito Olávio Falchetti. 
 
 
 
Câncer de Pele
Nesse mês de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza uma campanha nacional para Prevenção do câncer da pele. O Curso de Medicina da Unisul Campus Tubarão abraçou esta ideia e hoje, sábado, dia 7, das 9 às 15 horas, no Bloco da Saúde Unisul – Ambulatório Médico das Especialidades (AME) vai atender os pacientes com risco de desenvolver CBC (carcinoma basocelular) ou com história familiar de câncer de pele. Pessoas com histórico de exposição prolongada ao sol ou possuam uma "pinta" ou "sinal" que mudam de cor, formato ou tamanho podem aproveitar a oportunidade para um exame esclarecedor.
 
 
 
Para refletir
A filha do vereador Geada de Orleans tem uma frase que cai como uma luva em determinadas situações de ordem pública: “Não adianta se a casa está suja fechar a porta, porque toda vez que abrir a sujeira continua lá dentro. Tem que limpar, deixar limpinho, ai pode abrir portas e janelas para que todos possam respirar um ar mais puro”. Sabe tudo.
 
 
 
Liberado
O deputado federal Edinho Bez liberou, junto ao Ministério da Saúde, R$ 400 mil para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. A verba será destinada para a compra de equipamentos.
 
 
 
Não deu
Apesar do esforço do vereador Geada a SC-390 mais uma vez foi interditada pela Defesa Civil estadual e pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Uma equipe do órgão de Florianópolis esteve na rodovia junto com o engenheiro do Deinfra regional Vilson Giassi.
A orientação é de que a rodovia seja totalmente interditada para veículos, ciclistas e pedestres pelo risco de desmoronamento no local que é muito grande, podendo ocorrer escorregamentos de terra e pedras maiores do que os que ocorreram até o momento, especialmente nos trechos da comunidade de Pindotiba até Pedras Grandes e nas proximidades do acesso de Orleans. Agora os motoristas têm que buscar a SC-370 ou a estrada velha que liga Braço do Norte a Orleans.
 
 
 
Pirado
Conforme o inquérito da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna depois de dois veículos terem sido incendiados (um micro-ônibus e um Fiat Uno) da prefeitura estavam no pátio da Guarda Municipal, pouco mais da meia-noite, a Polícia Militar foi avisada por um homem de 39 anos que estava nas imediações. Conforme relatou à guarnição, ele viu dois suspeitos que saíram correndo do local em uma motocicleta. A DIC abriga 22 câmeras de vigilância e não foi difícil desvendar o mistério. As imagens mostraram somente um homem no lugar, que caminha, passa pelo local, e as labaredas levantam. O suspeito, um homem de 45 anos, foi interrogado pelo delegado. “Esta pessoa tem problemas mentais e um histórico de ocorrências de incêndio. Uma delas foi quando colocou fogo na casa da ex-mulher”, analisou o delegado. 
 
 
 
FAEPESUL 
Por onde andam aqueles que quebraram a FAEPESUL em Tubarão? Pelo menos um segue muito bem obrigado, trabalhando na Amurel e morando em apê de luxo em zona nobre da cidade.
 
 
 
Águas de Jaguaruna
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, contará, em breve, com sistema de gerador de energia. O projeto de instalação está em fase de implantação. No momento, profissionais estão construindo o espaço que abrigará o equipamento. De acordo com o gerente de contrato da Águas de Jaguaruna, Eduardo Batista,  “a estação de tratamento de água é movida por bombas, alimentadas por energia elétrica. Então, quando ocorre interrupção no fornecimento, a ETA para de funcionar e, automaticamente, a distribuição de água pode ficar prejudicada em alguns pontos. Por isso, a grande importância de investir em um equipamento deste porte e evitar problemas no abastecimento”, esclarece o gerente. A obra, que recebe investimentos da Águas de Jaguaruna, segue por mais um mês.
 
 
 
Só à tarde
O expediente na prefeitura de Laguna foi novamente modificado. Desde ontem, sexta-feira (6), o atendimento ao público retornará ao período vespertino, entre 13 e 19 horas. A mudança foi proposta pelo prefeito Everaldo dos Santos no início da tarde de quarta-feira (4) após reunião com o secretário da Fazenda, Luiz Paulo Resende, e com o procurador-geral do município, Leandro Schiefler Bento.
 
 
 
Aulão Solidário 
Um Aulão Solidário para ACAFE acontece neste sábado (7) das 8h às 13h. O evento será no Espaço Integrado de Artes (Bolha). O objetivo é fazer uma revisão do conteúdo exigido pelo vestibular da Associação Catarinense das Fundações Educacionais.
Para participar, o aluno deve levar um litro de leite, que será doado ao Abrigo dos Velhinhos de Tubarão. Acadêmicos de todas as escolas de ensino médio da região podem participar. 
 
 
 
PP DE CAPIVARI EM CRISE
O político, principalmente do Poder Executivo, tem que ter duas qualidades básicas: saber que política é uma ciência que tem o objetivo de fazer o povo feliz e ser um gestor competente. Assim, a política é o meio, a ferramenta necessária para atingir a segunda condição. E o prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo, não está preenchendo estas condições deixando seu partido o PP em situação política insustentável e o que é pior fazendo uma péssima administração na sua cidade. Capivari termina, com Moacir, quatro anos de governo com avaliação inexpressiva.  O prefeito Moacir governa apenas com vistas a um pequeno grupo ao seu redor, desconhecendo que ele é o Prefeito de Todos e deve governar para Todos. E nesse passo, deixa seu partido - o PP - totalmente afastado, não cumprindo o programa que prometeu aplicar na cidade após a eleição, o que explica todo o desgaste da agremiação. A cúpula do partido em Capivari tem procurado contato com deputados estaduais e federais, comprometidos com a cidade, para poder encaminhar a solução para este desgoverno. O PP é um partido desenvolvimentista, que defende gestão pública competente, mas isto não acontece em Capivari, gerando uma crise que ainda não identificada qual a solução, mas que ela haverá de acontecer, pois o pleito de 2016 está muito próximo. Seu irmão Ângelo e sua cunhada Inês já abandonaram o barco. Os partidos que lhe apoiaram, todos lhe deram as costas. O presidente da Câmara de Vereadores, Ismael Martins (Mael) que liderou uma comitiva expressiva, para ir ao encontro do presidente estadual do PP, Esperidião Amin foi taxativo: “Na política temos que ter palavra. E hoje a política que temos em Capivari, é bem diferente da política de antigamente”, disse irritado o chefe do legislativo capivariense que pediu providências da cúpula estadual, em relação a está situação, até o mês de março próximo.
 

—————

Voltar