08/02/12 - Rinite pode estimular a respiração bucal e a deformidade dentofacial

08/02/2012 10:42

 

Respirar pela boca pode causar alterações nos ossos faciais e nos dentes e prejudicar a qualidade de vida.

 

Pó, ursinhos de pelúcia e cobertores parecem ser inofensivos, mas podem causar muito desconforto nas pessoas que sofrem com algum tipo de alergia. O ortodontista e ortopedista-facial Gerson Köhler explica que as alergias estão relacionadas às características genéticas. “Filhos de pais alérgicos tem 50% de chance de sofrerem com o problema”, aponta.

Existem diferentes manifestações alérgicas, como a asma, bronquite e a rinite. Esta última é a mais comum e ao obstruir o nariz pode estimular a respiração bucal, hábito inadequado que provoca desequilíbrios na musculatura da face e consequente inadequação do crescimento do rosto das crianças”, esclarece.

Nilse Waltrick Köhler, fonoaudióloga e especialista em Distúrbios Miofuncionais e em Motricidade Orofacial, destaca que a obstrução nasal, um dos sintomas da rinite, é o principal agente causador da respiração incorreta. O nariz tem um papel fundamental na inspiração do ar – ele é responsável pela filtragem, umidificação, aquecimento e pressurização. “Este órgão garante que o ar chegue aos pulmões nas condições ideais para ser utilizado. Ao respirar pela boca a oxigenação é prejudicada, já que o ar é de pior qualidade, e há o risco de provocar problemas no desenvolvimento da face, além de irritações na orofaringe”, afirma.

O tratamento deve ter início ainda na infância, o que aumenta as chances de normalizar o desenvolvimento facial e minimizar as consequências maléficas da respiração bucal para o organismo. Nilse assegura que é possível submeter crianças a partir dos cinco anos de idade as estratégias que corrigem o problema. “Quanto mais cedo houver uma intervenção, melhor e mais eficazes serão os resultados. Os pais devem ficar atentos a qualquer obstrução nasal que possa impedir ou dificultar a respiração correta. Mesmo após o tratamento a criança pode continuar respirando pela boca por força do hábito, o que pode ser corrigido com a terapia fonoaudiológica”, acrescenta.

 

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Site: https://www.kohlerortofacial.com.br

 

Resumido por Suelen Geraldi

—————

Voltar