08out11 - Travessia entre Laguna e Imaruí ainda é sonho

07/10/2011 18:25

 

Desde julho de 2009 o governo do Estado de Santa Catarina vem divulgando que o antigo sonho dos moradores de Imaruí e Laguna, está para ser realizado, mas mesmo com as obras prontas a balsa ainda não fez sequer uma viagem. Os moradores de Perrixil (onde está o atracadouro de Laguna) e de Imaruí reclamam da promessa não cumprida e informam que a parte física está com problemas, inclusive de rachaduras nas paredes. Na verdade, sendo deteriorada. A obra teria o objetivo de minimizar o deslocamento entre as duas cidades, que hoje demora mais de uma hora pelos 60 quilômetros da SC-437 e BR-101, poderá ser feito em menos de 15 minutos por uma balsa que fará a travessia de três quilômetros pela Lagoa do Imaruí.
Em julho de 2009, o governo do Estado anunciou que, praticamente, concluiu as obras de construção dos dois atracadouros para a travessia da balsa. Em Imaruí, o serviço estará localizado no centro da cidade, bem ao lado do Mercado Público, e em Laguna ficará no final da estrada geral da localidade de Perrixil, que é uma via sem saída. Na época, o secretário regional de Desenvolvimento de Laguna, Mauro Candemil, anunciava que restavam apenas alguns trabalhos de urbanização para finalizar atracadouros. A obra foi iniciada há um ano e meio antes, ao custo de R$ 600 mil. Para o início, segundo o ex-secretário, a concessão será feito em caráter precário, pois não existe uma regulamentação específica para o sistema de transporte hidroviário.
O morador Antonio Monteiro é um dos que se queixam da morosidade para iniciar o transporte. “A obra foi feita e deixada de lado e já está ficando deteriorada. Está cheio de rachaduras e aos poucos o tempo vai acabando. Queremos a atenção do governo para que esse sonho não se transforme em pesadelo”, observou. Outros moradores já não acreditam mais que a situação venha mudar. “Fizeram propaganda, aproveitaram o período de eleições prometendo que o transporte da balsa iria começar. Mas até agora, o que estamos vendo é a obra sendo esquecida e à mercê do tempo vai acabar se deteriorando”, disse José Alves.
 
Deter diz que a responsabilidade é da empresa que ganhou a concessão
 
Para a presidência do Deter/SC, o início do transporte hidroviário que liga as duas comunidades já era para ter iniciado. Há cerca de dois meses, o presidente Sandro Silva, acompanhado do atual Secretario de Desenvolvimento Regional de Laguna, Cristiano Lopes e o prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza, estiveram visitando o local e que, agora, só depende do concessionário para que o transporte seja concretizado.
“Essa ligação entre as duas cidades, muito esperada, vai beneficiar cerca de cem moradores por dia. Estamos considerando também o avanço no turismo, pois uma travessia assim, em um local belíssimo como é a Lagoa do Imaruí, com certeza vai atrair muitas pessoas, principalmente no período do verão”, destacou Sandro Silva presidente do Deter. Para ver de perto a obra, o presidente do Deter, Sandro Silva esteve nos dois locais, tanto em Imaruí, onde vou o atracadouro e a finalização da montagem da balsa, como em Laguna (Perrixil) onde o atracadouro criou até uma nova prainha. No município de Imaruí, o presidente do Deter, Sandro Silva esteve acompanhado do Sr. Amarildo Matos de Souza, prefeito de Imaruí, Christiano Lopes de Oliveira - secretario de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna e do diretor de Transportes do Deter, Ralf Benkendorf. Segundo fontes do Deter, a reclamação da líder comunitária Regina, não é apenas pela conclusão da obra e início dos serviços. “O problema que reclama é justamente porque ela quer administrar o terminal de passageiros em Perrixil que, é encargo da empresa concessionária. O serviço só não está funcionando por problemas da empresa, pois já foi homologado pelo Deter. Parece que o responsável ainda está fazendo algumas adequações como a construção de banheiros nos locais”, revelou um assessor do presidente do Deter.

—————

Voltar