09ago14 - Tubarão: Mobilidade urbana e frota de ônibus decente ficam apenas na promessa do prefeito

08/08/2014 12:00
Na época de campanha, o agora prefeito Olávio Falchetti gostava de pregar taxativamente que iria melhorar a mobilidade urbana na cidade. Falava em alargar algumas ruas, modificar alguns trajetos, enfim, dar mais vazão ao caótico trânsito de Tubarão que principalmente em dias de chuvas e nos horários de picos exige muita paciência dos motoristas e atenção dos pedestres. No entanto, passado mais de um ano e meio da administração, pouco se viu até agora de mudanças. Podem ser citadas como exemplo, que são poucos por sinal, a abertura da avenida Rodovalho, no centro da cidade. Um processo, ideia e desejos de outras administrações e algumas mudanças na avenida Pedro Zapeline, que para muitos ficou ainda pior, pois para fazer o contorno é preciso dar uma volta ainda maior. 
Outra questão sempre questionada e frisada na campanha era com relação ao transporte coletivo de passageiros. Mas até agora tudo não passou de promessa. O secretário de trânsito, Claudemir da Rosa, chegou a adiantar ano passado que existia a possibilidade de proibir estacionamento na avenida Marcolino Martins Cabral, do Banco Bradesco até a antiga Rodoviária. Mas o caso gerou polêmica entre os comerciantes que perderiam clientes justamente pela falta de estacionamentos, já que o rotativo além de falho é complicado. 
Quem depende de ônibus sabe bem o que é enfrentar uma frota basicamente sucateada, com ônibus ultrapassados. Como é o caso de um cadeirante de Congonhas de 70 anos, que não pode vir na cidade fazer seus exames periódicos porque o veículo não possui elevador obrigatório. Neste caso ele paga cerca de R$ 60,00 de táxi ida e volta. Mas como não é sempre que tem, muitas vezes o retorno no médico é adiado. 
Nas redes sociais as reclamações também são constantes. “Não temos abrigos decentes. Nosso terminal é uma vergonha. Muitas vezes apanhamos chuva esperando o ônibus. Em alguns locais nem teto tem. É uma vergonha. E esse governo prometeu mudar. Votei nele (Olávio) também por isso. Mas eu... ele não engana mais”, esbravejou a dona de casa Zelir da Silva, 43 anos, moradora do bairro Revoredo. 
A administração pública de Tubarão ainda não tem data para lançar nova licitação para concessão dos serviços de transporte público. Antes disso, a promessa é ouvir a população e representantes de entidades para buscar melhorias. Ontem, sexta-feira, (8) aconteceu uma reunião entre CDL e o secretário Claudemir para estudar uma forma de melhorar a vida das pessoas que precisam de transporte público e dos próprios comerciantes.
 
Terminal Central Urbano de Tubarão é uma vergonha. Em dias de chuva a população é penalizada, pois não tem abrigos para passageiros

—————

Voltar