09jul11 - Pessoas (por Gladys Helena)

08/07/2011 16:21

 Já vi esse filme

Saudoso Leonel de Moura Brizola, quando governava o Rio de Janeiro, fez acordos políticos para ter maioria na Assembleia Legislativa. Coisa corriqueira e natural na política. Só que Brizola sabia estabelecer critérios. Uma vez ele deu ao PFL (atualmente DEM) o direito de indicar o secretário de Saúde. Ele pediu uma lista tríplice.  Como os três indicados pelo partido não eram tão distintos e nem tão respeitáveis como deveriam, o que fez Brizola? Convocou os dirigentes do partido e bateu na mesa, exigindo: ou eles indicavam pessoas idôneas ou o acordo estaria desfeito. E assim foi feito.  Agora Coube ao PR, ainda na gestão de Lula, indicar o ministro dos Transportes, no caso o tal Alfredo Nascimento. E vieram à tona inúmeros atos de corrupção, envolvendo primeiramente o chefe de Gabinete e o presidente do DNIT, e depois respingando no próprio ministro. Mesmo assim ainda caberá ao PR indicar os substitutos. Ora... De novo? Será que vem outro corrupto ai? Está faltando um Brizola aqui. Cadê o castigo para esse partido, que indicou esse corrupto? E em Tubarão, perguntar não ofende, quem comanda o PR é figura ilibada?

 

Cabeça de alfinete

Depois que o Dr. Irmoto Feuerschuette nos idos anos 90, proferiu na rádio Santa Catarina, comandada na época por Salmon Flores, que “o povo de Tubarão tinha uma cabecinha de alfinete”, o efeito foi tão grande, que ele nunca mais se elegeu a nada. O que dizem nossos políticos, dependendo da colocação aumenta ou diminuí sua popularidade à medida que se aproximam as eleições do próximo ano. A disputa pela cadeira número um da cidade pode descambar para o ridículo. Muita gente entendeu a frase do vice-prefeito de Capivari de Baixo, Nivaldo de Souza como pejorativa: “Vou deixar o PMDB, mas continuo sendo o vice-prefeito de Capivari de Baixo". Estão dizendo que ele deixa o partido, mas não o emprego, para não perder a “teta”.

 

Vá à missa

Além da maioria do povo não seguir o terceiro mandamento da igreja (guardar domingos e festa de guarda), ainda não vai à missa para escutar a Palavra de Deus. 

Domingo (ou sábado) é dia do Senhor, dia da Eucaristia e dia da Igreja. 

 

Há 47 anos

Essa semana foi inteira de frio. Situação nunca vivida por mim. Ontem, quando fechávamos essa coluna registrava-se o 6º dia consecutivo de temperatura negativa aqui no estado. Há 47 anos não tínhamos frio tão forte por tanto tempo. Última vez, foi em 1964 (ano que nasci) com 7 dias consecutivos de frio. Essa informação de um frio tão forte por tanto tempo só consegui através da estação em São Joaquim do Inmet. Lá está registrada que a última vez foi na semana de 17 à 23/07/1964. Como nasci em 11 de setembro de 1964, escapei por pouco.

 

Bandido não tem final feliz I

Recebi essa semana por e-mail a informação: “Morreu o Cesar de la Cruz Mendoza Arrieta, o mega fraudador da previdência social. Morreu faz 20 dias, no Rio de Janeiro, de insuficiência renal. O cara estava deprimido e sem dinheiro”. Já nem me lembrava mais quem era esse Cesar Arrieta. Fui pesquisar e descobri que era um bandidão que, diretamente, não matou ninguém, mas roubou muito. Bem... Morreu de insuficiência renal, deprimido e sem dinheiro. 

 

Bandido não tem final feliz II

Com pequenas variações é sempre assim que os bandidos terminam. Aqui em Tubarão, tivemos um caso que é típico. O do Flávio Bernardino, que foi o pivô do caso do Desmanche em 2002, escândalo que marcou nossa cidade no começo da década. Sua revenda a Hankook Pneus servia apenas como fachada para o desmanche de veículos importados. Flávio foi condenado há mais de 20 anos de prisão, não completados por conta dos seus problemas de saúde. Morreu sozinho no ano passado, sem a esposa e praticamente sem parentes e amigos, e para não fugir da regra morreu pobre.

 

Bandido não tem final feliz III

Agora um novo desmanche é descoberto em Tubarão, desta vez de caminhões. Qual será o destino dos envolvidos? 

 

Ver para crê

Mesmo com a chuva e o frio que caíram no último fim de semana, a comunidade da capela São Tomé em Oficinas não deixou de prestigiar a festa de seu padroeiro e muito menos perder o brilho do evento. O público foi até além do esperado. Padre Hiko celebrou a missa de sábado (02) à noite, dedicada aos jovens e a família. E no domingo (03) pela manhã a missa foi rezada pelo bispo, Dom Wilson Tadeu Jönck  

 

NUVEM PRETA

Uma nuvem preta passou pela nossa região em menos de vinte dias. No dia 14 de junho, tivemos a morte do ex-vice-prefeito de Capivari de Baixo, Araildo Domingos Liberato Machado (PG), em um acidente de carro na BR-101, em Torres (RS). PG era o carona de um Renaut Logan que bateu em uma árvore e morreu na hora.  E na última terça-feira (05), quatro pessoas morreram em um acidente no km 344 da BR-101 em Tubarão. Entre as vítimas estava o ex-vereador Valmor Zacaron, sua esposa Marlei Guarezi Zacaron, sua sogra Maria Menegas Guarezi e sua irmã Jandira D´Agostin Zacaron. É hora de espantar a bruxa que está solta, principalmente na 101.

 

Certíssimo

Olávio Falchetti sempre afirmou que não concorda com coligações para chegar à prefeitura de Tubarão. “Esse é um jogo político comum, mas não é o que queremos fazer”, sempre afirmou o petista. Está certo o Olávio. Os partidos políticos são “useiros e vezeiros”. A maioria é do tipo: “eu te apoio, mas quero isso, mais aquilo e mais aquilo outro para te apoiar”. Olha só o que está passando agora a Dilma.

 

Nomes

Tem nomes sendo lançados em Capivari de Baixo como candidatos a prefeito e vereador, que se o voto fosse ainda de papel, os votos conseguidos por determinados candidatos, não encheria uma caixa de fósforos. Mesmo assim, eles se dizem candidatos com a “boca cheia”. Até o filho do saudoso PG já entrou nessa.  São as chamadas “piadas políticas”.

 

Sem aval

Agora, vamos e venhamos, o que restou hoje do DEM de Tubarão, não tem um nome forte para se candidatar a prefeito. Não tem uma liderança com votos que valha a pena investir. Estou errada? Já no PSD a briga será de foice para escolher um nome, dentre tantos. 

 

Futuro

Conto o milagre, mas escondo o santo. As relações entre o DEM e o PSDB de Orleans teriam superado o trauma eleitoral. Se a política é ‘a arte de harmonizar interesses’, o DEM poderá caminhar com o PSDB e Cia.

 

Espelho

No Twitter de Pepê Collaço: “Acompanhei agora o Prefeito Brunel em uma creche aqui no Capivari. É incrível a maneira como ele faz política, eu tenho muito que aprender”. Isso Pepê! Se espelha no futuro sogro que ele é o “cara”.

 

Roger

Estranho: em meio a denúncias o secretário municipal de Saúde, Dr. Roger Augusto tira férias só da prefeitura. Sim, isso mesmo, férias (em pleno mês de julho) só na secretaria da Saúde, porque no resto segue sua vida profissional e particular normal. Continua agendando visitas nos bairros, participando de inaugurações, abriu a Conferência Municipal de Saúde ontem (08), com uma palestra e ainda segue exercendo sua profissão em Jaguaruna e Treze de Maio... Me engana que eu gosto! 

 

Agora pode!

Depois que parou de fumar o prefeito de Gravatal, Rudnei Carlos do Amaral Fernandes (Nei) sanciona a lei antifumo no seu município. Agora lá não é permitido mais fumar em ambientes de uso coletivo público ou privado. Então ta!

 

Evento I 

No próximo dia 07 de agosto acontecerá um Café colonial do *mamãe bebê*, no Centro Cultural Santo Antônio, com início às 16h. Ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 15,00. Informações pelo fone: (048) 9910-7955 falar com a Lorenci.

 

Evento II

Neste sábado (09) tem festa Junina no CAIC a partir das 15h. 

Atrações: apresentações juninas, pescaria e uma variedade de quitutes da época.

 

Evento III

Hoje, sábado (09), na Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT/Positivo) tem a tradicional Festa Julina, que acontece a partir das 16 horas e terá os melhores quitutes da época e excelentes atrações típicas.  

 

—————

Voltar