09jul11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

08/07/2011 16:23

Depressão infantil – fique alerta aos sintomas

 

 Na maioria dos casos é difícil perceber e detectar sinais que podem estar ligados à depressão infantil. Os sintomas da depressão infantil são diferentes dos sintomas encontrados nos adultos. 

As crianças podem perder o interesse em suas atividades cotidianas e ter seu rendimento – escolar, por exemplo – diminuído (assim como na depressão em adultos) pouca capacidade de divertir-se, conhecida como anedonia. É comum estas crianças também apresentarem sintomas como dor de barriga ou cabeça além da alteração no comportamento.

Muitas vezes as crianças que apresentam sintomas de depressão infantil também têm dificuldades de fazer novas amizades e acabam isolando-se. Contudo, não se pode generalizar. Os casos devem ser analisados individualmente e por um especialista, o diagnóstico acaba sendo mais complicado, principalmente porque muitas vezes pode se confundir os sintomas com birra, malcriação ou agressividade. 

Nunca automedique crianças. Se você é pai ou educador e percebe que a criança apresenta um conjunto dessas características notando diferenças no comportamento dela, deve procurar ajuda que quando diagnosticado mais cedo é possível se realizar uma intervenção muito mais eficiente.

 

Esta coluna tem o intuito de trazer à comunidade assuntos da psicologia para discutir e esclarecer e clarificar dúvidas. Este espaço também é seu. Escreva, mande sugestões, assuntos ou dúvidas que você gostaria de ver retratados aqui.

 

—————

Voltar