09maio15 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

08/05/2015 11:27
Mães para sempre!
Parabéns a todas as mães pela passagem de seu dia. Entendo que seu dia é todo dia a partir da geração, ato divino, de um filho em seu ventre. Mas a data vem para reforçar o carinho, o afeto, a doçura deste nome que nem sempre tem em seu lar, o merecido respeito. Mudar esta triste realidade, acredito, é possível. Por outro lado, expresso conforto aos filhos que já não as tem mais sua mãe, fisicamente neste mundo. A estas já na morada eterna, nossas orações. É o que podemos ofertar em reconhecimento por sua existência e por nos permitir existir. Viva o dia das Mães. Dia de gratidão!
 
 
 
Vandalismo
Praça Celso Ramos, amanheceu às escuras na quarta-feira 6/5. Insegurança começa por aqui. Manutenção, também tem limite. Por isso conclamamos a população a auxiliar na denúncia de vandalismo praticado contra a mesma, frequentemente. Vilmar Della Giustina, eletricista do setor de obras, não dá conta de tantos reparos na fiação elétrica e conserto de bancos deste local, nosso cartão postal. Triste com o total de adolescentes que anoiteceram no ambiente. Longe de julgar, mas por que trabalhar é ilegal. Até quando?
 
 
 
Animação liturgica
Registramos um agradecimento especial as irmãs Ana Maria e Maristela Guizoni. Obrigado por aceitar integrar e reforçar a equipe que animará a liturgia da festa do padroeiro São Roque dia 16 de agosto na comunidade de onde fará 25 anos dia 23 de junho, que nos unimos em Matrimônio, a uma filha desta ilustre comunidade: Anita Carara de Pieri. Nosso matrimônio foi assistido e abençoado pelo Pe. Nivaldo Ceron. São Roque, Treze de Maio é onde nasceu, cresceu e trabalhou na agricultura familiar por mais de 30 anos a mulher que me orgulho ser esposo e a mãe de nosso filho Emanuel de Pieri Perdoná. Obrigado ao Grupo de Jovens Libertação que apoiados por Ana Maria, Maristela e mais reforços animará a celebração nesta data em atenção ao convite da humilde e trabalhadora comunidade neste ano jubilar de nosso matrimônio.
 
 
 
Agradecimento
Depois de décadas de ações pró agricultor familiar, Camilo Bússolo, respeitando orientação médica, deixa a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orleans. Preside a entidade sindical, o agricultor familiar, José Carrer Neto, filho da comunidade de Boa Vista. Obrigado e sucesso!
 
 
 
Mãos a obra
Este semanário e seu humilde colunista não sabe apenas pedir. Mas, agradecer é uma igual constante atitude de bom senso no agir profissional. Registro o trabalho de profissionais do setor de Obras no serviço para repor o piso na calçada de acesso ao Galeano Zomer. Local que em 25 anos de Orleans, seu lajotamento recentemente me fez ir ao chão. Literalmente, fui ao chão ao passar pelo local. Público! A segurança dos alunos e profissionais que freqüentam ou trabalham no local agradecem.
 
 
 
Nova diretoria
Desejamos tudo de melhor ao Ubirajara Pickler, novo presidente da Acio e seus diretores. Um bom trabalho a todos frente as atribuições diante das responsabilidades com essa entidade. Ao então presidente, Evânio Baschiroto, cumprimentos pelo esforço em fazer o melhor pelo associado em sua gestão juntamente com seus membros diretores ao longo de quase 10 anos. Ramires Fontanella, segundo vice presidente na nova diretoria executiva, seja bem vindo, pois experiência se agrega com aproximação de quem tem e pode-se aprender mais. Cumprimentos pela iniciativa.
 
 
 
Encaminhamentos
Comissão Municipal da Paz agradece a presença e participação das entidades com representação na mesma na reunião desta semana. A problemática das drogas tematizou o encontro sediado no Auditório da municipalidade. Recreio da Paz nas escolas, palestras com especialistas para pais e comunidades, instituição do Agente da Paz dia 7 de julho, produção e entrega das camisetas aos voluntários que serão Agentes da Paz nesta data, empenho dos meios de comunicação com pautas que ajudem na reflexão do assunto, formataram a conclusão do encontro. Você pode ser agente da Paz. Acredite. Contamos com você!
 
 
 
Família Baggio 
Organizadores do II Encontro da Família Baggio realizado em Barracão, sábado 2/5, agradece o empenho e colaboração de todos. Primeiro encontro ocorreu em 13 de abril de 2013. Rádio 106 FM marcou presença e apoiou os dois encontros com presença no encontro.
 
 
 
Já registrou acidentes
Rodovia SC 390, Orleans a Pedras Grandes está pronta e sinalizada. Preocupação agora trata-se de seu uso com responsabilidade. Lamentamos que acidentes já aconteceram antes mesmo de sua inauguração. Asfaltamento da rodovia soa como música aos nossos 25 anos de cobrança freqüente e apoio a esta luta pelo desenvolvimento que trará a região. Vereador Geada e outras lideranças são dignos de reconhecimento.
 
 
 
Lançada festa da padroeira
A festa em honra a Santa Otília, padroeira e Nossa Senhora da Glória está lançada em Orleans. Festejos serão realizados dias 15 e 16 de agosto no Morro da Santinha. 
Preparativos já tiveram início, conforme conta Antonio Willemann que juntamente com Gilberto Benedet, coordenam o grupo de festeiros. ‘A partir das reuniões pelos bairros para organizar as novenas que já começam no próximo dia 16 no bairro Lomba, já mostramos que este grupo formado por mais de 20 lideranças quer trabalhar. Isso é bom e faz bem’, destaca Willemann. Sobre as novenas, serão realizadas nas seguintes datas: 16 de maio, bairro Lomba; 6 de junho, bairro Canudos; 11 de julho, bairro Barro Vermelho e 1 de agosto, bairro Centro. 
Todas as novenas contarão com a presença da Rádio FM Luz e Vida na realização do programa de entrevistas Jogo Aberto 106 FM do local da promoção religiosa às 10hs e transmissão da Santa Missa que nestas datas serão realizadas no ambiente noveneiro às 19hs.
Para o festejo, no dia 16 de agosto, está programado para após o almoço, além de uma tarde dançante, o sorteio dos prêmios de um bingão organizado pelos festeiros. Para o qual pede o coordenador Elias Rinaldi, que seja feito um esforço comunitário na aquisição das cartelas. Compra pode até ser em grupo. Por R$ 100, o adquirinte concorrerá a premiação de R$ 25, 5, 4, 2 e 1 mil reais, respectivamente. Além de quatro sorteios de 500,00, cada, para o número da cartela que precisará estar presente no momento do sorteio no local. Parte dos recursos arrecadados com a festa será destinado a pintura da Igreja Matriz Santa Otília e investimentos na manutenção do patrimônio paroquial, diz Antonio de Medeiros, coordenador da Caep na comunidade da Igreja Matriz Santa Otília. 
Breve será formada uma comissão, que juntamente com o pároco visitarão famílias, empresas, comércio e agricultores prestigiando o povo orleanensense e levando o convite para colaborar com os atrativos na preparação e realização da festa da padroeira de Orleans.
 
 
Obrigado por sua leitura com votos de uma boa semana e até a próxima edição!
 

—————

Voltar