09maio15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

08/05/2015 11:26
Prato Saudável 
Corre corre do dia-a-dia, geralmente não temos ideia do que comer em uma refeição principal, como um almoço por exemplo. Aí surge aquela dúvida: O que colocar no prato para ter uma alimentação saudável?
Quanto mais colorido estiver mais nutrientes você vai obter. Compondo seu prato com vegetais, legumes e hortaliças irão garantir um aporte adequado de vitaminas e minerais fundamentais ao bom funcionamento do organismo, sem contar que as fibras ali presentes são importantes para garantir saciedade e autonomia até a próxima refeição. Então, a dica é escolher um folhoso, mais uma salada crua (pimentão, tomate, pepino, cenoura crua ralada) associada à outra cozida. E para reparação de nossos tecidos e músculos, vamos agregar uma proteína animal magra (Frango, peixe, carne vermelha, alguns cortes suínos). Vale lembrar que neste caso, a porção não deve ser maior que a palma da mão. Uma outra fonte de proteína vegetal, porém incompleta, é uma leguminosa bem típica aqui do Brasil, o feijão, que junto com o arroz, uma fonte de carboidrato se torna uma proteína completa. Então, caso opte substituir o arroz, há diversas opções de carboidratos saudáveis, como a batata doce, a mandioca, o inhame, a batata inglesa e o macarrão integral. O único cuidado, é não exagerar na porção.
E para finalizar, quem puder regar a salada com um azeite de oliva extra virgem irá garantir uma gama de antioxidantes, que ajudam a combater o mau colesterol.
 

—————

Voltar