09nov13 - Comunidade (por Munir Soares)

08/11/2013 13:32
ATENTADO CONTRA SANTO ANTÔNIO
Domingos de Brito Peixoto era um homem temente a Deus, e muito devoto de Santo Antônio. Tão logo aportou, e fundou a póvoa de Laguna, tratou de mandar construir uma capela, de pau-a-pique, onde colocou a pequena imagem de Santo Antônio, e que permanece, até hoje, na Matriz da praça Vidal Ramos, no coração do Centro Histórico. É a imagem do “Santo Antônio pequeninho”, um raro exemplar da arte barroca, do século XVII. É a mesma, que é colocada no altar-mor, quando a imagem maior sai em procissão, por ocasião da festa do padroeiro da cidade. Uma peça valiosa que, temerariamente, participa das procissões motorizadas, enfrentando o pó e os buracos de nossas estradas. Só por milagre permanece incólume.
 
 
 
O ROUBO
Os ladrões que visitaram a Matriz naquele dia (ou noite) sabiam o que queriam, entendiam de arte sacra. Surrupiaram as belíssimas imagens de São Miguel, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário e de São Domingos. Nunca foram recuperadas. Após o roubo, técnicos que aqui estiveram fazendo um levantamento foram enfáticos: atualmente, só duas imagens são objetos da cobiça dos antiquários e dos colecionadores de arte sacra: As imagens do Santo Antônio pequeninho e a da Nossa Senhora da Soledade. Após as advertências, por precaução, as referidas imagens foram recolhidas à Casa Paroquial. O tempo passou, deixando tudo no esquecimento. O “Santo Antônio pequeninho”, nossa jóia rara, caiu na gandaia.
 
 
 
O ATENTADO
Num zum-zum de sacristia, soube-se, que uma imagem do acervo da Matriz Santo Antônio dos Anjos estaria sendo restaurada. Quem imaginaria que a “vitima” fosse a valiosíssima imagem barroca do Santo Antônio pequeninho!
Restauração de obras de arte sacra é um trabalho difícil e demorado, exige grande aprimoramento técnico. Seja por seu valor histórico quanto por seu valor sagrado, pois a obra de arte sacra não é meramente decorativa mas, sim, uma forma de se alcançar o sagrado. Deve ser executada por profissionais qualificados, instrumentos adequados, matérias primas precisas, e muito zelo durante o trabalho.
No último domingo, o Santo Antônio pequeninho fez sua entrada triunfal pelo corredor central da Matriz. Totalmente descaracterizado. Repintado de dourado submetido a uma espécie de vandalismo cultural. Um atentado à imagem que é mais antiga que o município de Laguna, portanto, de significativo valor histórico e cultural. A imagem “reformada” pouco tem a ver com a original o que nos leva a imaginar o pior: Seria mesmo o nosso Santo Antônio, ou um sósia adulterado?
Os técnicos do IPHAN já estiveram na “cena do crime” e deverão pedir explicações ao pároco Pedro Damásio. O IPHAN que tem sido responsável pelas obras de restauração na Matriz, é o guardião de todo o acervo, com poderes para puxar a orelha dos culpados, é, se for o caso, requerer uma perícia com a finalidade de atestar a autenticidade da peça que retornou. Não caberia até uma denúncia ao Ministério Público Federal?
Enquanto não se constituir a Comissão dos Anjos da Guarda, com a finalidade de proteger o patrimônio da paróquia, todas as nossas relíquias sacras continuarão sumindo, ou sendo descaracterizadas, impunemente. Comissão poderia ser formada pelo pároco, representantes do CAEP, Ministério Público, Secretaria Municipal de Cultura, IPHAN e Câmara de Vereadores. Quem assim seja. Amém. 
 
 
 
CONFIRA
Esta é a imagem que nos legou o fundador Domingos de Brito Peixoto. 
 
 
 
ATENTADO – 2
A cruz processional, que vai à frente nas procissões, e que é de prata maciça, estilo Dom João V, também foi vítima de atentado. Recentemente, a referida cruz de prata, que já constava do inventário de 1.779, foi inteiramente CROMADA.
 
 
 
BEZERRO DE OURO
___ É verdade, que a imagem dourada, foi recebida, festivamente, pelo povo que lotava a Matriz?
___ Verdade, mas, como diz a Bíblia, Êxodo-32, na ausência do líder, o povo de Israel foi na conversa de Arão, e passou a adorar o bezerro de ouro, com festas e bebedeiras. Moisés desceu do Sinai e botou ordem na casa, com as tábuas da lei.
Panela que muitos mexem não fica bem temperada.
 
 
 
CAMUFLAGEM
Há quem diga que o Santo Antoninho não foi descaracterizado, ele está, apenas, disfarçado. Uma camuflagem para enganar os ladrões de imagens sacras. Deus queira que ninguém tenha a infeliz ideia de dar um novo visual à pequenina imagem da Virgem de Soledade.
 
 
 
PARÁBOLA DA PADROEIRA
Enquanto o Plano Diretor continua em debate, muita coisa se passa, por baixo dos panos. Nos tempos do programa radiofônico “Escolinha política” Nelson Almeida iniciava a apresentação, dizendo: “Nem tudo se pode dizer, nem tudo se pode mostrar! Assim como as bailarinas de circo/ ao povo compete imaginar/ aquilo que a decência manda ocultar”. Texto seria de Osmar Cook.
Corre pela terrinha o boato de que “Santa Clara” seria declarada padroeira da Câmara de Vereadores de Laguna e Roberto Alves, o seu pastor. A cada dia, a devoção estaria ganhando mais adeptos entre os senhores edis. Pelos corredores da Casa do povo comenta-se que até o vereador KEK já estaria acendendo velas pra Santa Clara.
Na terça-feira à noite, pelo facebook chega a notícia:
___ Está pegando fogo nas matas da praia do Gravatá, uma reserva ecológica protegida por nossa Lei Orgânica.
Curiosamente, é naquele local, que se pretende construir o templo da “Santa Clara”.
 
 
 
FINADOS versus NORDESTE
Já é tradição, em todo dia de finados, o ventão nordeste dificultar o acendimento das velas. Este ano não foi diferente. Diante daquele sepulcro, no cemitério de cima, a ventania era considerada uma benção, coisa do outro mundo. No túmulo da Edite, a “pandorga” ganhava vida, ao sabor dos ventos.
 
 
 
O BOÊMIO
A noite já ia alta, quando o médico foi chamado às pressas. Caso grave. Emergência familiar; Horas de muita tensão. Queda brusca de pressão. Febre alta. Dores abdominais. Ventre dilatado, falta de ar, etc. Diagnóstico difícil. A paciente não reagia. A medicação demorava a fazer efeito. Muita reza. Era madrugada quando o quadro evoluiu, favoravelmente.
O doutor Silvinho Castro, exausto, louco por uma cama, entrou no carro, e seguiu pelas avenidas João Pinho e senador Galotti. Uma multidão barrou-lhe a passagem. Noite de festa no restaurante MIX. A juventude, animada, ocupava toda a rua. Como passar? Haja paciência! Com os vidros baixados, numa tentativa de dialogar, o médico foi surpreendido pela atitude de um jovem, que, de copo na mão, após enfiar a cabeça para dentro do veículo, recuou surpreso, exclamando:
___ Doutor Silvinho, não sabia que o senhor também era da NIGHT...
O jovem é, atualmente, o vereador DUDU CARNEIRO. 
 
 
 
Decidido
Prefeito Everaldo dos Santos bateu o martelo, até o dia 16 deste mês (novembro) todos os comerciantes do mercado público terão que abandonar o prédio. Usuários entrarão com alguma medida judicial, tentando a prorrogação do prazo?
 
 
 
CEGONHAS, PINTOS E PERIQUITAS
Este mês, o tradicional “Curso para gestantes” patrocinado pela Associação da” Mamãe bebê”, foi cancelado. Falta de gestantes. As periquitas estão mais recatadas. Não admitem que o pinto trabalhe, sem camisa. Férias para a Cegonha. 
 

—————

Voltar