10ago13 - Comunidade (por Munir Soares)

09/08/2013 13:56
PRIMEIRO E ÚNICO
No princípio todos são santinhos. A guerra eleitoral sempre começa com um tiroteio de promessas. Beijos, abraços e outros afagos. Nos meios de comunicação surgem como deuses, prometendo o paraíso. O restante da história todo mundo conhece. Na batalha eleitoral vale de tudo, até rasteiras e puxão de orelha. Na disputa pelo poder fazem acordos, inclusive, com o diabo. Apesar da prestação de contas, nunca se fica sabendo de onde vem o dinheiro, que financia campanhas milionárias.
___ Vale a pena investir tanto dinheiro na conquista de um poder tão efêmero, de apenas quatro anos?
___ Sim, diria o candidato, é o preço da luta por um ideal, oportunidade única de representar seu povo e contribuir com a execução de obras de grande alcance social. É um sacrifício, que vale o privilégio de ser chamado “homem público”. Papo furado.
Fim da disputa, vencedores e vencidos acenam a bandeira branca. Hora de trabalhar e de transformar promessas em realizações.
Na Laguna, continuamos vivendo, sob a síndrome das debandadas. Primeiro, foram as pombas. Agora, são os detentores do poder, que se transformaram em pombos-correio. Com pouco mais de sete meses de governo, eles nem chegam a esquentar lugar e já saem por aí, em revoada.
Esta semana, Laguna ficou acéfala, um hiato de poder. Prefeito Everaldo dos Santos viajou para Brasília. A vice-prefeita Ivete Cadorin está na Itália. Presidente da Câmara Municipal Roberto Alves teria viajado para Portugal.
Diante do trono vazio, o que fazer para manter a continuidade administrativa? 
___ Buscar um a solução caseira?
___ Qual seria?
___ Solicitar à colenda Câmara de Vereadores a aprovação do nome do Rochinha, assessor do Secretário de Planejamento, para a chefia do Poder Executivo, durante este interregno administrativo. 
Justificativa: 
___ Rochinha é Rei Momo, monarca vitalício, e poderia ser coroado como Prefeito Primeiro e único.
Como diz o ditado popular: “Quem vai ao ar, perde o lugar”.
 
 
“QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA” 
Início do mês de agosto. Inverno. O vento sul sopra, de leve. Mar sereno. Cenário propício a um novo espetáculo promovido pela natureza. A baleia franca está de volta, sempre, com um filhote. Ela conhece o caminho. Navega por entre os molhes da barra e tranquilamente, vai nadando pelo canal, apresentando sua nova cria ao mundo. Os botos moradores do lugar ficam de olho nos intrusos.
___ Mamãe, aquela não é a neta do boto Marusca?
___ Aquela que disse que ia ser modelo, num parque aquático de Miami?
___ Essa mesmo, pelo jeito seu sonho não deu certo, ela está que é uma baleia...
Deixando de lado as fofocas entre os botos, vamos ao que interessa.
O que a nossa baleia quer, é ser “garota-propaganda” do turismo ecológico da Laguna, mas ninguém parece perceber esse potencial. Folder e outdoor, estampando o passeio da baleia pelo canal da barra atrairiam, com certeza, centenas de visitantes. Ao invés disto, ficamos nos lamuriando, porque o município de Imbituba passou a ser conhecido como o paraíso das baleias. Quem sabe, sabe...
 
 
A CIDADE 
Semana Cultural – Louve-se o esforço de todos, mas, diga-se a bem da verdade, nos últimos anos a Semana Cultural já não consegue atrair um grande público. Quem sabe, no próximo ano, tendo como carro-chefe a “Tomada da Laguna” a ser encenada nas Docas, em julho, a Semana Cultural ganhe um novo alento.
 
 
PÚBLICO 
No domingo, logo após o encerramento da Semana Cultural, as “Voluntárias Mamãe-bebê”, com seu famoso e chic Café Colonial levaram ao Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos cerca de 470 pessoas. Se o povo gosta, comparece.
 
 
MÚSICA GOSPEL
Num festival de música gospel poderiam participar os conjuntos musicais “Demônios da Garoa” e “Anjos do Inferno”? 
 
 
A BOCHA NÃO BROCHA
A equipe de bocha da Laguna vai, mesmo, participar dos Jogos Abertos deste ano. Evilázio Silveira (Lazinho) e Jaime Donário confirmam a presença do nosso time. Edésio, o técnico, foi autorizado a fazer as contratações.
 
 
“VADE RETRO”
Todos os municípios estão recebendo o kit retroescavadeiras, distribuído pelo governo federal.
___ Temos outras prioridades, disse um prefeito. Precisamos de ambulância, não dessas máquinas. Que fazer para levar doente ao hospital?
___ Vá de retro...
 
 
CONTATOS DE TERCEIRO GRAU
Quem chega à Pizzaria e restaurante Chedão percebe, sobre o telhado, uma pequena antena branca. É o Chedão conectado à internet. “CY”, o garçom, que é chegado em leituras esotéricas, Ufos e ETs, afirma, que a antena tem outras finalidades. Edésio, que recentemente esteve na cidade de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, ao visitar o Vale da Lua, um lugar místico, teria sido abduzido por um Disco Voador. Retornou absorto e ensimesmado, seria saudades do ETsão? A antena o manterá em sintonia com os extraterrestres.
 
 
ATÉ QUANDO
O clima entre os torcedores do Botafogo é de absoluta tranquilidade, até o Arno Gruner estaria assistindo aos jogos, sem dizer palavrão. O Chede ganhou um cofre com o formato de bola de futebol. Coloque uma moeda, e ouça o hino do “Fogão”. Até quando...
 
 
OUVIDOR 
Prefeito Everaldo quer criar o cargo de Ouvidor municipal. Mensagem já teria chegado à Câmara.
___ Já temos um candidato, o Dumbo.
___ Dumbo? Personagem criada pelos estúdios Disney?
___ Exato. Quem poderá ser melhor “Ouvidor” do que um elefante.
 
 
EXEMPLO
Postura e coerência. Apresenta-se com a postura que dignifica o cargo, e coerência na defesa de suas teses e projetos. Essa é a imagem que temos do vereador Andrey Pestana. Que continue assim, sem subserviência e com elevado espírito público.
 
 
TIME QUE ESTÁ GANHANDO, NÃO SE MEXE
Carnaval de praia. Na reunião do Clube 3 de Maio, o pessoal do Bloco da Pracinha não cedeu. É contra a mudança de itinerário. Bravo! Muitos reclamavam que os blocos e escolas de samba dependiam muito da ajuda do Poder Público. Os blocos do carnaval de praia já deram a grande virada. Financiam seus carnavais. São independentes, financeiramente, promovem a folia e ainda trazem atrações de prestigio nacional. Não era isto que a sociedade pedia? Então, por que avacalhar uma coisa que deu certo? Deixem os blocos com suas concentrações na área do porto e na pracinha Souza França. Mantenham o desfile pelas ruas Senador Galotti e João Pinho com retorno pela Beira-mar, exigindo, apenas, que os desfiles dos blocos comecem mais cedo, e que a boca da noite já os encontre desfilando a beira-mar até a praça Seival.
 
 
FUTEBOL DE SALÃO
Domingo. Eram onze horas, quando fui ao Bar do Arantes, no bairro Mar-Grosso, comprar frango assado. Ao entrar no recinto fui, efusivamente, recepcionado por um grupo de fregueses. Estranhei a acolhida. 
___ Coincidência... diziam eles, a maioria, lagunenses. Babá, Otto Siqueira Aragão, Gariba, Ronaldo Calazans, Jair e outros. Eles relembravam coisas e fatos do tempo do futebol de salão, na quadra cimentada, do Clube Blondin. Justamente quando comentavam sobre a minha maneira de jogar, sempre utilizando os cotovelos, eu apareci no recinto. O futebol do Clube Blondin marcou época. Blondin, Capitania, Bancários, Bola Branca, Bola Preta e Comerciário disputavam o torneio. Desses, apenas, o Blondin poderia entrar em campo, ainda hoje, com o mesmo time: Araba, Luiz Paulo Carneiro, Lelé da Caixa, Djalma Burigo e Babá. No gol, além do Araba temos, ainda, Carlinhos Mussi, Euclides Silveira, e mais o presidente Adib Massih... Todos bem vivos.
 
 
UTILIDADE PÚBLICA
Para chegar ao Bar do Arantes, Otto Siqueira só precisa atravessar a rua. Joga dominó, canastra e pratica halteroCopismo. Foi considerado de Utilidade Pública pelos demais frequentadores. Babá está requerendo uma faixa de pedestre, ligando o bar à residência do Otto. Precisamos proteger o patrimônio, diz Babá.
 

—————

Voltar