10dez11 - Meio Ambiente: Prefeitura de Capivari responde critica de leitor

09/12/2011 19:04

 

Um leitor residente em Capivari de Baixo enviou e-mail para a redação do Jornal A Crítica, nesta semana, onde reclama que, naquela cidade, na maioria dos bairros, as calçadas estão sendo tomadas pelo lixo, por falta de assistência da Secretaria de Obras e por falta de conscientização do Departamento do Meio ambiente. Segundo ele, identificado como Guilherme, com 17 anos, uma moradora vizinha, o qual considera o lixão a céu aberto, até já encontrou em sua casa uma aranha que, por sorte, não mordeu ninguém.
O missivista diz que precisam de ajuda para que a situação seja resolvida. “Precisamos da ajuda de vocês, pois o lixo está demais aqui no bairro Santa Lúcia. É possível você encontrar de tudo. Parece uma loja de móveis usados, pois televisões, roupas, sapatos entre outros materiais são comuns encontrar ali”, revela. Ele diz ainda que, no começo, quando vieram falar-lhe que a Secretaria de Obras não estava retirando os lixos, achou estranho. “Mas depois de pedir para a população por o lixo (entulhos) em frente a minha casa eu percebi que a Secretara que não estava tirando o lixo. Já faz dois meses que eu liguei para eles vir tirar e até agora nada”, observou.
Guilherme anexou fotos tiradas em bairros diferentes para comprovar a denúncia, no Camilo, Caçador e Santa Lúcia.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Capivari de Baixo, Tiago Aguiar Marcolino, ao responder aos questionamentos do autor, concordou com parte dos problemas. “De fato, a questão dos entulhos é um problema em Capivari de Baixo. Parte da responsabilidade está sim com os agentes públicos, mas grande parte da responsabilidade está nas mãos dos cidadãos, como você, sua família, amigos e vizinhos.
Apenas com a conscientização de todos amenizaremos este problema.
Medidas já estão sendo tomadas, estudos estão sendo realizados e, em breve, um projeto acontecerá em nossa cidade. Iniciaremos com um mutirão para retirar o entulho de todas as ruas. Ao mesmo tempo, um trabalho de conscientização será realizado, para que não tenhamos entulhos nas ruas nos dias seguintes ao recolhimento, o que, infelizmente, é muito comum. Solicito que você desempenhe seu papel de cidadão e oriente os vizinhos a dar um destino correto para o lixo, e o destino correto, certamente, não é em frente a sua casa. É uma medida popular de sua parte, mas acima de tudo, é uma questão de saúde pública”, explicou Marcolino.
Prefeitura promete iniciar mutirão para retirar o entulho de todas as ruas
 

—————

Voltar