10maio14 - Comunidade (por Munir Soares)

09/05/2014 11:49
CONSULTÓRIO SENTIMENTAL
Ricardo Amboni, proprietário do Restaurante Pardhal`s não brinca em serviço. Madrugador. Antes que o galo da vizinha anuncie o raiar de um novo dia, ele já está na feira, escolhendo os melhores produtos. Supervisiona tudo. Desde a cozinha até o atendimento à clientela. Bem assessorado por suas lindas filhas e o galã Bernardo. O que engorda o boi é o olho do dono. Um bufete variadíssimo para uma fiel freguesia. Ricardo, vulgo “Pardal”, também conhecido por “Telha,” é “folgado,” mas muito prestativo, nem macaco gordo quebra tanto galho. Adora uma gambiarra, chega a dar um nó na cabeça dos técnicos da Casan e da Celesc. Dono de um enorme coração. Após estafante jornada de trabalho, “Telha” ainda encontra tempo para distribuir “quentinhas” a sua freguesia composta por pessoas carentes.
Na sexta-feira, dois de maio, quinze horas, uma senhora de meia idade aproxima-se do “Telha”, não tinha aspecto de que quem pede esmola. Talvez alguma cozinheira a procura de emprego. Aproximei-me, curioso.
___ Quero casar. Estou à procura de marido, um homem bom. O senhor conhece algum?
___ A senhora deveria frequentar os bailes da terceira idade e...
___ Antes que ele pudesse continuar o papo, Toninho, o cozinheiro, com um turbante de vidente, apresentou-se, e pediu a mão da “donzela”.
“Telha” ficou perplexo, Toninho tinha mais medo de casamento, que o diabo da cruz. Aqui tem coisa, pensou.
___ Calma, patrão, eu sou vidente, minha especialidade é a quiromancia...
___ Que diabo é isto de quiro, sei lá o quê...
___ É a leitura das linhas da mão para prever o futuro.
___ Minha senhora, esta é a linha do casamento, vejo um pretendente chegando. Meia altura, magro, morenaço, mais de sessenta anos, alegre e aposentado. Tem condução própria.
___ É com este, mesmo, que eu vou, disse a mulher, animada.
___ “Pepinha”, queremos te apresentar a futura esposa. “Pepinha” saltou da bicicleta, olhou a pretendente de alto a baixo, e saiu-se com esta: “Quem gosta de velho é reumatismo”. Disse e saiu cantando: “Eu sou Flamengo e tenho uma negra chamada Teresa...” 
A mulher, com dignidade, cabeça erguida, seguiu para o outro lado da rua, em direção a Pizzaria Chedão, em busca de informações sobre uma pessoa que é um “Anjo” de criatura, cujo nome é Edésio, um excelente partido.
 
 
 
MNHOCA EM ZONA DE PERIGO
O molhe da barra é um ponto turístico quase completo. Um promontório artificial de quase um quilômetro e meio de extensão, de fácil acesso, a pé, de carro ou de bicicleta. Um espetáculo paisagístico que a Natureza oferece, gratuitamente, aos nativos e visitantes. Um mar imenso. Pesca de tarrafa com auxílio dos botos, surfe, um romântico farolzinho e um pôr do sol indescritível. Infelizmente, como acontece com a maioria de nossos pontos turísticos, o molhe também recebe pouco apoio da prefeitura. Fiquei sabendo, que o prefeito Everaldo vai mandar instalar alguns pipis móveis no local. 
___ Medida de segurança? 
É que os pescadores, de linha e de caniço, com o sumiço do camarão, voltaram a utilizar minhoca como isca.
___ Ficou perigoso fazer xixi, qualquer minhoca que estiver dando sopa vai para o anzol...
 
 
 
DIA DAS MÃES
Festa no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, patrocinada pela Prefeitura Municipal. Atração: Gaúcho da Fronteira. Seria mesmo o cantor gauchesco ou seria o Cadorin, reiniciando a tomada da Laguna?
 
 
 
VOANDO
Prefeito Everaldo dos Santos, de férias, na próxima semana deverá estar voando com destino ao Velho Continente. Ainda não sabemos quem fará parte de sua comitiva. Ivete Scopel assume o comando do município. Geralmente, o vice recebe a caneta, sem a tinta, isto é, com pouca ou quase nenhuma autonomia.
 
 
 
VOANDO II
Vereador KEK denuncia: sete vereadores da Laguna estariam passeando em Brasília. Despesas pagas pelo erário. Por falta de quorum para deliberação, a sessão de quarta-feira (7), teria sido suspensa.
 
 
 
BAZAR DA COPA
Vendas de Kits para torcidas organizadas, incluindo bandeiras, camisas, sinalizadores, porretes e Vaso Sanitário.
 
 
 
SANEAMENTO
Independente dos problemas causados pela Confer nas vias públicas, sugiro que os vereadores façam uma visita ao Alagamar (Vila Vitória) e verifiquem, in loco, a quantas andam as obras de construções das estações de tratamento de esgoto. A saúde da população agradece...
 
 
 
GELADEIRA
A porta da geladeira assemelha-se a um uniforme de piloto de fórmula um. Cheinha de adesivos e lembretes imantados, inclusive, caderninho de anotações. Antigamente, ele reinava soberano, sobre a geladeira. Seu reinado durou décadas, até que um dia disseram que ele era brega, um “pé frio”. E o Pinguim de geladeira foi deposto. Sumiu, mas não morreu. Reabilitado, o herói antártico deve retornar ao seu posto, em cima das geladeiras.
 
 
 
UM PORTO A VER NAVIOS
Fim do porto carvoeiro. Com indiferença, o povão acompanhou a retirada dos trilhos. Terminal pesqueiro. Apática, a população acompanhou, de longe, a retificação do molhe sul, sonho centenário e nem questionou, quando as máquinas, em carreata, abandonaram a obra, inacabada. No último carnaval a fábrica de gelo não produziu nem o suficiente para refrescar o copo de uísque dos foliões. A reação do povo, das autoridades, dos empresários do setor pesqueiro continua anêmica e desinteressada. Está na hora de uma audiência pública. Com a palavra, prefeito, vereadores, Ministério Público, armadores, Acil, sindicatos, colônias de pesca e outros grupos organizados. Como diria o Rei da Babilônia: é preciso pensar grande... Ultimato: ou faz pipi ou desocupa a moita.
 
 
 
A GREVE
Primavera de 1981. O dia na cidade prometia transcorrer com a mesma quietude, mesma serenidade de uma terrinha que se debruça, preguiçosamente, sobre o mar. Dez horas na Matriz. O Banco continua fechado. Funcionários da CEF, Banco do Brasil e Besc fincam o pé, cruzam os braços. Era a greve. Fato novo na pacata terrinha. Entre os grevistas criou-se uma expectativa: 
___ O Babá entraria em greve também?
João Alfredo Dias, o Babá, figura muito querida na cidade, funcionário do BB, pediria aposentadoria nos próximos meses, e vinha fazendo muitas horas extras, buscando melhorar o salário de contribuição e garantir uma aposentadoria mais digna. Não era hora de pisar na bola. Todos os colegas sabiam que o Babá iria trabalhar, porém queriam ver de que maneira ele chegaria ao banco. Dez horas e quinze minutos. Um carro-forte, desses amarelinhos, transportadores de valores, manobra defronte à Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. Dá uma ré e encosta na porta principal do Banco do Brasil. Guardas armados saltam do veículo, atraindo a atenção dos grevistas. A porta é aberta, do seu interior surge o Babá que, rapidamente, sob escolta, some no interior do Banco do Brasil. Foi a primeira vez que alguém usou um carro blindado para furar uma greve.
 
 
 
ESTRADA DO IRÓ 
Em 1997, no jornal “Tribuna Lagunense”, escrevi o seguinte: O pequeno trecho que une a praia do Mar-Grosso à praia do Iró, está, novamente, intransitável. O asfalto está, totalmente, esburacado. 
2014 - A mesma nota serve para os dias de hoje. 
 

—————

Voltar