10mar12 - Comunidade (por Munir Soares)

09/03/2012 19:52

 

ASSASSINARAM O CAMARÃO...
E assim começou a tragédia no Ministério da Pesca, criado pelo Lula molusco. Fritsch, seu primeiro Ministro, como cientista político, tratou de estreitar as relações entre os peixes dos açudes, com os habitantes dos mares. Casamento de tilápia com o peixe-rei foi oficializado. O caramujo virou símbolo do projeto: minha casa, minha vida. Assassinaram o camarão/ siri sequestrou a sardinha/ tentando fazer confessar... Fristch abandona o barco. Assume o veterinário Altemir Gregolin disposto a dar um pau nas piranhas lá fora e proteger os peixes ligados a sua área profissional, peixe-galo, cabrinha, cavalo-marinho, etc. Ideli Salvatti, professora, possivelmente, por sua ferrenha defesa dos “tubarões” do mensalão, foi chamada para botar ordem no mar. Também, não era a sua praia. Requisitada pela presidente Dilma trocou o litoral pelo Planalto. Chamem o metalúrgico Luís Sérgio. Mal teve tempo para consertar o tubarão-Martelo, e dar um brilho no peixe-espada.
O mais novo titular da pesca é um engenheiro, o pastor evangélico Marcelo Crivella. Faz sentido. Peixe era o símbolo dos antigos cristãos. Embora o senador tenha declarado, que nunca colocou uma isca no anzol, como crente, ele dever conhecer a fórmula para a “multiplicação dos peixes”. No entanto, como diria o profeta Jonas, bobeou, acaba no bucho dos tubarões.
Com tais critérios técnicos dá para entender, porque um país com 7.500.000 quilômetros de costa, inúmeras bacias hidrográficas, lagos artificiais não consegue melhorar sua frota pesqueira, nem aumentar a produção de pescado. Até o consumo per capita de 5 quilos ano, fica muito aquém de países como Senegal (37 kg), Canadá (16 kg) e Japão (65 kg).
Mesmo com tanta troca de ministros da Pesca, não conseguiram descobrir quem assassinou o camarão. “malandro foi o peixe galo, bateu asas, e voou e, até hoje, eu não sei como a briga começou...”
 
CARRO VELHO
Antes do carnaval, a máquina dava sinais de que ameaçava pifar. Nas ladeiras, subia com dificuldades. O motor tossia, como se o combustível chegasse ao coração do motor, em quantidade menor que a necessária. Após o check-up na oficina, alguns aditivos foram receitados, agora, é saber, como o motor, que já foi recondicionado, vai reagir. Este fordeco fabricado em 1933, com 79 mil quilômetros rodados não pensa em procurar abrigo em qualquer “ferro velho”, pelo menos enquanto puder olhar a vida com humor, e um pouco de esperança.
Minha coluna “Comunidade” em 2.012 completa 37 anos de vida jornalística. Foi no “Semanário de Notícias” em 1975, onde tudo começou. Quase metade de minha vida. Enquanto os leitores acharem, que o colunista, ainda não caducou, nós continuaremos por aqui, a escrever sobre as pessoas, os fatos, e as fofocas da santa terrinha, sem qualquer intenção de ofender, injuriar ou denegrir a conduta de qualquer pessoa. E, assim, tem sido nesses 37 anos.
 
PROCÃO
Os animais, em geral, nunca tiveram tanta proteção, principalmente os cães. Quaisquer maus-tratos a um cachorrinho são logo denunciados nas redes sociais, e a denúncia é logo encaminhada ao Procão – Serviço de proteção ao cão.
O cidadão, homem simples, trabalhador, manobrou o animal, e estacionou sua carroça, diante da casa. Era o início de uma tarde de verão, o cavalo, suando, pacientemente aguardava, mordendo o freio. Com a cauda, espantava algumas incômodas moscas. O homem trabalhava com frete, e estava, ali, para faturar uns trocados, transportando um armário. Ao depositar o móvel sobre a carroça, o proprietário foi advertido por uma senhora que passava.
___ O senhor sabe que existem leis que protegem os animais?
___ Sei, claro, por isso o mantenho saudável e bem alimentado...
___ Veja como ele está suando.. Este carreto não poderia ser feito mais tarde, quando o calor é menos intenso?
Dizendo isto a mulher, sacando um enorme leque, abanou um ar fresquinho, nas ventas do animal. O bicho, com toda aquela atenção, estava sentindo-se tão feliz quanto o “Incitatus”, cavalo do imperador Calígula, ao ser nomeado Cônsul de Roma. 
Antes que as pessoas, que o contrataram, desistissem do carreto, ele sacudiu as rédeas, e botou o cavalo pra andar, com a mulher, vigilante, caminhando ao lado da carroça. Usar o relho? Nem pensar.
Deus queira, que o carroceiro, futuramente, não repita o expediente utilizado por aquele português. Com a chegada da Família Real ao Brasil, era grande o movimento de carga e descarga no porto do Rio de Janeiro. O português Joaquim, recém chegado ao nosso país, resolveu comprar uma carroça com cavalo. Em correspondência ao amigo, que ficara em Lisboa, mostrou-se entusiasmado com o negócio. 
Ano depois, seu entusiasmo arrefecera. 
___ Manuel, disse ele, por carta, além da concorrência, a alimentação animal ficou muito cara. Pretendo vender o cavalo e eu mesmo vou puxar a carroça.
___ Que tal Joaquim, como vão as coisas?
___ Sob controle, aprendi a comer milho, feno e algumas rações importadas, porém...
___ Porém...?
___ Não consigo aprender a fazer cocô, andando...
 
NOTICIÁRIO DA TERRINHA
 
TRANSPLANTE DE CÓRNEA
Semana passada, na clinica anexa ao hospital Senhor dos Passos, o oftalmologista Vladimir Castilla realizou o primeiro transplante de córnea em nossa cidade.
Regina dos Santos, diretora do nosocômio e Dr.Vladimir são, realmente, pessoas de visão.
 
POR QUÊ?
Um político, no exercício de seu quarto mandato de deputado federal, resolve candidatar-se à prefeitura de uma cidade de porte médio? Por que Edinho Bez(PMDB) quer ser prefeito de Tubarão? O ar de Brasília estaria ficando irrespirável?
 
INVERSAMENTE PROPORCIONAL
O PMDB é o maior partido político, no Brasil, em Santa Catarina, e em Laguna. Curiosamente, quando mais cresce, mais se credencia a ser “VICE”.
E, O PRESIDENTE EVERALDO DOS SANTOS (PMDB) continua acreditando, que o Diretório, na convenção de junho, respaldará seu nome como candidato a prefeito? Cuidado com o “fogo amigo”!
 
ANIVERSÁRIO DA TANARA
O evento, muito prestigiado, levou à Soc. Recreativa Congresso Lagunense um excelente público, dizem. Parece que a festinha, rolou até as 4 horas da manhã.
 
SOB NOVA DIREÇÃO
O jovem DEM da Laguna, agora sob o comando do engenheiro Michel Laureano, pretende dar uma mexida no cenário político de Laguna.
 
VEREADOR TONO LAUREANO, O FILÓSOFO. 
Tono Laureano continua no propósito de ser candidato à prefeitura de Laguna.
___ Vereador Tono, as propostas de VICE não o seduziram?
___ Absolutamente, respondeu ele, pois é melhor ser CABEÇA DE CACHORRO DO QUE RABO DE LEÃO!
 
PROCURADO
Danilo Prudêncio, suplente de vereador, continua sendo uma boa opção à Câmara Municipal.
LUCIANO, filho da vereadora Nega, com domicílio eleitoral na localidade de Taquaruçu, já se decidiu: será candidato a vereador pelo novo município de Pescaria Brava.
 
ÁGUA NA BOCA
Empresário Samir, presidente da ACIL, está confiante na montagem do projeto, que cria a “Rua gastronômica”, na atual Raulino Horn. Mesmo com ceticismo, precisamos confiar em quem é do ramo.
 
PELAS BARBAS DO PROFETA
 
Quibeleza de guerra 2
Prefeito Adilcio Cadorin também lançou seus Lanceiros farrapos contra a cidadela do sultão Nico`s Chede disposto a recuperar para a prefeitura, terras do “Ravena” e vende-las. O sultão reagiu, mobilizou os doutores da lei e acabou obtendo liminar que sustava os atos porventura cometidos relativo aquelas terras. Isto aconteceu em novembro de 2.007.
TV Al Jazeera informa que, do Santuário da Moralidade Publica (MP) mensageiros teriam sidos despachados em direção ao Palácio do Califa Célio e ao território Independente da Câmara, levando a boa nova (para o califa Nico´s):
“liminar prolatada em 27.11.2007, continua em vigência.
Portanto está vedada, transferência de áreas de terras no imóvel do município de Laguna localizado no Loteamento Ravena. 
A luta continua companheiro. QUIBEleza de Guerra.
 

—————

Voltar