10SET11 - ETCT promove noite literária na terça-feira

09/09/2011 15:36

 Encontro terá presença da escritora Tânia Alexandre Martinelli

 

Na próxima terça-feira, 13, ás 19 horas, a Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT/Positivo) promove a Noite Literária com a presença da escritora Tânia Alexandre Martinelli. Durante o evento, serão apresentadas as adaptações dos livros lidos pelos alunos neste primeiro semestre. 

A escritora Tânia Alexandre Martinelli, nascida em Americana, SP, é formada em Letras – Português/Espanhol. Dedica-se integralmente à literatura infanto-juvenil, com a publicação do seu primeiro livro em 1998. Os seus livros abordam temas como preconceito e intolerância. 

- É preciso falar sobre os temas que nos perturbam, pois só assim será possível mudar o mundo e a nós mesmos -, avalia a escritora.

Debaixo da Ingazeira da Praça foi um dos livros da escritora analisados pelos alunos da ETCT. O livro trata das relações humanas a partir da reflexão de jovens estudantes que passam a observar que a vida não pode ficar limitada às necessidades pessoais e que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende da participação e contribuição de todos.  Outro livro de Tânia lido pelos alunos foi a Perseguição, que conta a história de Leo e Malu. Enquanto ele é taxado de “leitão” e “gordo” pelos colegas, Malu, por ser a melhor aluna da turma, é a CDF da sala. 

A Escola Técnica de Comércio de Tubarão tem incutido nos seus alunos o gosto pela leitura.  Para as professoras Sandra, Daiane e Catia, a sociedade exige, cada vez mais, que os estudantes tenham uma compreensão do que lhe é imposto e só através da leitura é que se poderá desenvolvê-la melhor. 

Para elas, a Noite Literária da Escola Técnica de Comércio trará a oportunidade de transcender a história dos livros e vivenciâ-la.

- O ato de ler derruba barreiras, cria soluções, amplia horizontes e faz vivenciar experiências no simples ato de virar uma página e abrir mil portas de um universo fantástico -, concluem as professoras. 

—————

Voltar