10set11 - Juiz Paulo da Silva Filho vai à tribuna da Câmara de Vereadores de Orleans e anuncia a criação da Segunda Vara no Fórum

09/09/2011 15:33

 Agraciado com o título de cidadão honorário do município de Orleans, o Juiz de direito Paulo da Silva Filho prestou agradecimentos na tribuna pela comenda concedida pelos edis, em sugestão do vereador Osvaldo Cruzetta, o “Vá”, na sessão da última segunda=feira (05). Ele agradeceu o titulo que lhe foi dado e destacou que vai fazer de tudo para honrar essa homenagem. “Levarei comigo esse título para o resto da vida. Mas, além disso, gostaria de lembrar que encaminhei oficio com objetivo de formalizar a notícia sobre a criação e inicio dos trabalhos de instalação da Segunda Vara na Comarca de Orleans e se colocar a disposição dos edis, reconhecendo a importância da Câmara para a cidade e de participarem das coisas importantes do município”, observou o magistrado.

O juiz Paulo da Silva Filho disse que foram dois anos de trabalho para a criação. “A demanda era considerável. Quando cheguei senti que era necessária a criação dessa segunda vara. Foi formalizada a sugestão de que nova comarca, após o mutirão, precisava. Tínhamos que transformar em fatos. Levei o pleito, coloquei o elevado índice de desenvolvimento da comunidade. O próprio tribunal deliberou para fazer estudo das comarcas do estado inteiro para ver as estruturas. Até conseguir conversar com lideranças pensávamos em montar um dossiê e montar uma comissão, pois tudo é muito lento.

Paralelamente, o Tribunal concluiu pelo deferimento do pedido reconhecendo o seu atual desenvolvimento e as perspectivas positivas para os próximos cinco anos. Esse crescimento cresceu nas demandas judiciais. Temos conseguido com a equipe do Fórum montar o número de processos num patamar razoável”, acrescentou.

Segundo ele, o TJ considerou o número de entradas de processos, na média de 300 processos/mês. “Recebemos mais da metade que Braço do Norte recebe, isso que conta com cinco municípios. É um presente para a cidade. Venho para dizer que não está no papel. Já é realidade e o Tribunal já autorizou o início dos trabalhos. Os espaços para cada serviço já estão sendo erguidos. O TJ trabalha com a possibilidade para a instalação até 31 de outubro. Nada impede que depois buscamos a ampliação física do Fórum e também a questão do processo eletrônico. O magistrado ainda fez um relato do todos os serviços que são prestados pelo Fórum da Comarca.

—————

Voltar