10set11 - Pessoas (por Gladys Helena)

09/09/2011 15:25

 Sem convite

E o jornal A Crítica, mais uma vez se “ferrou”. Orleans comemorou dia 30 de agosto, os seus 98 anos de emancipação, com shows na praça, feira, exposição, festival de dança e música, inaugurações de obras e até um bolo de 98 quilos foi servido para animar a festa, com “coquiter” e tudo mais e nem mandaram um convitezinho para a equipe que faz esse jornal. Vai ver eles acham que comemos demais.

 

Ombro Inimigo

E o vereador João Fernandes (PSDB) está querendo saber “tudim” sobre a mesa diretora da casa. Quer saber as funções de todos os funcionários, salários e cópia dos pontos. E ainda alfinetou: “Quando fui presidente desta casa, respondia os requerimentos dos vereadores em dois dias. Agora espero o mesmo”. Bah!...

 

É o cara!

Brunel Alves tem intenção de concorrer a reeleição em Capivari de Baixo. Ele sabe que nos últimos anos no município não cresceu nenhuma liderança nova para se candidatar a prefeito da cidade. Brunel sabe que até então o único que poderia fazer “cosquinha”, numa futura eleição contra ele, seria o saudoso PG, que já não está mais entre nós. Do jeito que a coisa vai em Capivari, é só escolher o vice certo, e correr para o abraço...

 

Moleque Bom de Bola

No pátio das escolas e na ‘saída’ das aulas a visão preocupa: Uma garotada lenta pelo excesso de peso. Conversando com uma médica da Clinica do SESI, chegamos a um consenso, não se brinca mais como antigamente. O pior é: em casa estão viciados em jogos eletrônicos e na internet. Exercitar, nem pensar! Essa garotada precisa urgente de exercícios físicos para não serem chamados de ‘Balofos’. Que sigam o exemplo dos campeões do Moleque Bom de Bola da fase municipal onde o colégio Dehon ganhou medalha de Ouro. Exercitar é preciso!

 

HF

Engraçado... estão colocando a culpa das denúncias do colégio Henrique Fontes nas vitimas ouvidas pelo Jornal A Crítica. Imprensa não existe para denunciar? Claro que imprensa livre incomoda. Como está incomodando os envolvidos, a GERED, a Secretaria Regional etc... Ainda bem que as pesquisas mostram que a opinião pública acredita na mídia.

 

Ausência

A sucessão municipal em muitas cidades já começou. Ainda não há faixas e adesivos, mas os pré-candidatos frequentam com desenvoltura os eventos esportivos, velórios, casamentos e igrejas. Só senti falta deles na missa de exéquias do Dr. Olegário (dia 03/09 às 10h na igreja de Oficinas). Nenhum político de expressão se fez presente. A presença dos médicos também foi mínima.

 

Quer saber de uma coisa?

Não suporto mais ouvir, ler ou ver matérias e depoimentos sobre os conchavos para a sucessão municipal em Orleans. Chega!!!

 

Mês do desgosto

No último mês, perdemos grandes nomes em Tubarão. Primeiro, perdemos João Lopes (07/08), o melhor repórter de jornalismo na cidade. Depois, perdemos o radialista Carlos José Lopes, o DJ Carlão (18.08), ex-sonoplasta e apresentador da Rádio Tubá, antes do acidente promovia campanhas para arrecadação de brinquedos e fraldas.  No dia 27/08 faleceu o historiador tubaronense Amadio Vettoretti, que era diretor do Arquivo Público de Tubarão e membro da Academia Tubaronense de Letras, um abnegado pela cultura tubaronense. No dia seguinte (28/08) o empresário Túlio Zumblick, presidente licenciado do PMDB de Tubarão também deixou o mundo terreno. E, recentemente, faleceu Dr. Olegário Manieri (02/09), médico pediatra, grande figura humana, atendeu gratuitamente em seu consultório a maioria dos tubaronenses. 

Agora eu me pergunto: Será que aparecerá um novo João Lopes no rádio? Um novo Amadio Vettoretti na Cultura? Nascerá um novo Dr. Olegário, na classe médica? Pois, é: nos últimos trinta dias Tubarão saiu perdendo. 

 

No fim

Já é passado da hora da prefeitura de Laguna dar um jeito nas ruas do centro e dos bairros. Já não é possível mais uma Operação Tapa Buracos, tem que ser mesmo uma Operação Tapa Crateras.

 

AMIGOS, GENTE DO CORAÇÃO

Para muitos, mudar de idade é sempre encolher a vida, torná-la mais breve diante do Criador. Temos que seguir a ordem natural das coisas. Devemos lamentar não por estarmos ficando mais velhos, mas, sim, por desistirmos de sonhar. O sonho nos impulsiona vida afora, nos leva de volta a infância, a adolescência... Triste é ficar lamentando por estarmos ficando mais velhos. Não devemos resmungar ao sentir o peso dos anos curvando nossas costas... Mais um ano se passou. Mais um ano que Deus nos presenteou com a vida. É assim como devemos nos sentir ao virar a página do calendário. Mais um ano se foi. Temos que agradecer ao Criador, que nos permitiu fazermos, hoje, essa soma que não pode ser alterada para menos. É uma ordem crescente, que só comporta descontar e jamais contar.

Então, vamos contar os dias felizes como o de hoje, ao lado de minha família, da Pastoral da Esperança, dos Coroinhas de Fátima e tantos amigos, que nos honraram com suas amizades. Penso e avalio o tamanho da alegria que sinto. Minha saudosa mãe costumava dizer: "felicidade são momentos". Momentos quando o nosso coração bate mais forte e os nossos olhos voltados para os céu contam os sentimentos de felicidade luzindo em cada estrela. Pelos caminhos ficaram as saudades, as tristezas, as perdas, os dias sombrios que também fizeram e fazem parte de nossa vida. Recordo, agora, as palavras do escritor lusitano José Saramago: "Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne e sangra todo dia". O meu coração, como o de Saramago, é de carne e sangra diante das profundas tristezas que passei, como também pulsa com mais força perante as alegrias que surgem". Com emoção e felicidade, meu muito obrigado a vocês, amigos queridos, e a todos que estão caminhando comigo. Que Deus os abençoe!

—————

Voltar