11abr15 - Comunidade (por Munir Soares)

10/04/2015 08:51
NO LUGAR CERTO, NA HORA ERRADA.
A COMADRE
Na vetusta e santa terrinha comemoram-se duas efemérides. Aniversário do Hospital Senhor dos Passos e da Comarca da Laguna. São quase da mesma idade. O primeiro nasceu com o nome de nosocômio São Francisco de Assis, em 1856, e a Comarca foi instalada em 1857.
Antônio de tal, mais conhecido por Tonico da Rola era um rapagão bem apessoado, casado e mulherengo inveterado. Não podia ver rabo de saia que logo acendia o facho. Não parava em casa, na boca da noite, bem vestido, de banho tomado e glostora no cabelo, ele sumia. Papo com os amigos. A esposa bem que desconfiava que ele andasse com as raparigas da noite, porém, nunca conseguiu obter provas de sua infidelidade conjugal. Nas roupas, nem cheiro de pecado.
Certo dia, Tonico, que era estivador, acidentou-se durante a descarga de um navio. Teria sido internado no hospital Senhor dos Passos. Uma semana acamado. 
___ Ele está ótimo, diziam os vizinhos, que o visitavam. Deve ter alta nos próximos dias.
Para a esposa o quadro era outro, desanimado, lamuriento, com dores internas.
___ O médico vai pedir algumas radiografias...
Diz o ditado, que cachorro que come pinto, nunca perde o vício. A patroa ficou com a pulga atrás da orelha. O Tonico estava aprontando. Cacho com alguma funcionária?
Com a ajuda de uma enfermeira amiga, a esposa fez uma surpresa ao marido, fora do horário de visitas. Encontrou-o sentado na cama, nervoso, agitado.
___ Sentes alguma coisa?
___ Problema na bexiga preciso fazer xixi. Vá buscar a comadre, com urgência.
___ Ela, calmamente, acionou o alarme. A enfermeira de plantão, prontamente atendeu.
___ Meu esposo precisa da comadre. Urina solta...
___ Eu já trouxe, coloquei-a debaixo da cama...
A esposa abaixou-se, esticou o braço e puxou a “comadre” pelos cabelos. Quem diria a comadre, sua vizinha e confidente era a sirigaita amante do seu marido. Nem é preciso dizer, que o hospital ganhou novo paciente para a ala feminina, e o maridão uma fratura da costela.
 
 
 
A VIRGINDADE
Naqueles dias, a sociedade não perdoava a mulher que não se casasse virgem. O garanhão que atentasse contra a honra da casta donzela ficava devendo casamento, nem que fosse sob a mira do trabuco paterno. Toda donzela tem um pai que é uma fera, dizia Nelson Rodrigues.
Cadeke, era assim que todos o chamavam, era uma pessoa alegre, descontraída, correta, embora se comunicasse com um linguajar próprio, nada usual, à base de palavrões, proferidos com naturalidade, e sem maldades. Certo dia, ele subiu o morro, que fica atrás da Rua do Valo, para vistoriar suas arapucas, quando ouviu gemidos. Esgueirou-se por entre a ramagem, e viu o casal fu..., digo, transando. Gente conhecida, de boa família. Ela, menina moça. Virgem e pura. Saiu de fininho, aquilo ia dar cocô...
Quando a bomba estourou, o caso foi parar na justiça e o Cadeke, arrolado como testemunha ocular do ato sexual. Caso típico de defloramento. A preocupação dele, não era testemunhar e, sim, soltar algum palavrão diante do Juiz.
___ O senhor presenciou a cópula, pergunta o Magistrado.
Cadeke coçou a cabeça, não conhecia o significado da palavra “cópula”. O Juiz percebeu, e reformulou a indagação.
___ O senhor viu os dois copulando?
___ Cupulando? 
___ Olha seo doutor, eu vi que um c.. pulava muito!
 
 
POMBOCAS
Rei da Babilônia continua às voltas com a iluminação da Ponte Anita Garibaldi, uma obra federal, numa rodovia federal. 
 
 
 
COSIP 
Os usuários pagam uma taxa sobre o consumo de energia elétrica, formando um fundo para a iluminação pública. Reposição de luminárias. Vocês acham justo utilizar este dinheiro, para custear a iluminação da ponte?
___ Falando em COSIP, de quanto será a arrecadação mensal? 
 
 
 
FURÃO versus TOUPEIRA
Começaram as obras de saneamento básico, e cabeamento subterrâneo do Centro Histórico. Quatro empresas, operando no mesmo buraco. Tomara que não termine em suruba...
___ Qual é o prazo para o término da obra? Prefeito, otimista, espera que o trecho entre o Largo do Rosário e rua Raulino Horn fique pronto ainda antes do Natal.
 
 
 
CÂMERA OCULTA
“TOMADA” NO PAREDÃO
Pelo andar da carruagem, o destino da “Tomada da Laguna” será mesmo o paredão. Segundo fontes não identificadas não haveria interesse político em prestigiar Adicio Cadorin, no momento. Cadorin, cuja esposa é vice-prefeita, é produtor, diretor e marqueteiro do espetáculo que conta a saga de Anita e Garibaldi. Aguardemos, torcendo para que a notícia seja, apenas, fofoca.
 
 
 
CULPA EM CARTÓRIO
Ribeirão Pequeno, sede do distrito do mesmo nome. Localidade rica em folclore e cultura popular acaba de perder seu tradicional Cartório de Registro Civil e Tabelionato. Cartorário alega que a transferência para a Ponta do Daniel foi porque na sede do distrito não existe telefone fixo, e nem sinal de internet. Se ele falou a verdade ficaria evidente a inoperância dos políticos eleitos pela região. Moradores contestam as afirmações do cartorário. O debate está aberto pela Rádio Transamérica, com Sidnei Silva e Paulo Cereja.
 
 
 
O MOTOQUEIRO PRATEADO
Professor Toninho surpreendeu a turma com seu visual de motoqueiro prateado. Parecia um gladiador romano. Despediu-se, e partiu em sua aventura solo, pelas serras do sul do estado. A moto de 500 cilindradas estava tinindo. Destino: Serra do corvo branco. 1.470 metros acima do nível do mar. Subiu pela serra do Rio do Rastro. Enfiou-se pela serra do Corvo Branco. Extasiado, percorria por estradas a beira de despenhadeiros, apertadas entre montanhas, varando por escarpas de granito. Ziguezagueando por trilhas entre vales e penhascos. Após tantas curvas, o GPS perdeu o rumo e Toninho já não sabia onde estava. O celular emudeceu. A noite achegou apressada. Barulhos estranhos na mata. O motoqueiro prateado amarelou. Fez meia volta e tentou, às cegas, encontrar o caminho de volta.
Subiu, desceu, atravessou riachos, enfrentou neblina, derrapou nas pedras do caminho. Com a viseira coberta de lama, mal deu para ler a placa a sua frente:
___ PONTO FINAL.
Pensou que estava sonhando. O instinto o levara até em casa, diante da lanchonete Ponto Final, no Mar-Grosso, onde os amigos o aguardavam. Lá estavam o Daniel, Mano, Danilo, Claudinho, Adriano. Helder e outros. Teria mesmo viajado?
___ Seja bem-vindo! Que tal uma cerveja?
___ Tudo bem, desde que não seja SERRAmalte. Chega de serra. 
 
 
 
INQUERITO
Comissão da Saúde teria sido criada para desvendar o mistério dos Preservativos indigentes.
 
 
 
NA FOTO
Ex-vereador Nelson Mattos ficou tão emocionado com a implantação da rede subterrânea de energia elétrica, que até pediu para cortar a fita de inauguração do primeiro buraco da obra.
 
 
 
CASAMENTO COLETIVO
Em maio, o colégio da Fundação Bradesco vai patrocinar o tradicional Casamento coletivo. Edésio Joaquim teria se candidatado, com patrocínio do Chedão. Três noivas já estão na fila. Se o casamento é coletivo, o Edésio vai montar um harém. José Chede, recentemente chegado do Líbano, já trouxe trajes de odaliscas para as favoritas do sultão Edésio.
 

—————

Voltar