11fev12 - Comunidade (por Munir Soares)

10/02/2012 18:00

 

BERÇO E TÚMULO
O Centro Histórico foi o berço do carnaval de rua de Laguna. No pré-carnaval os blocos que se concentravam na praça da Bandeira (Anita Garibaldi) desfilavam pela Raulino Horn (rua Direita) e seguiam pela 15 de novembro. O palanque para o desfile oficial era montado defronte ao atual prédio do Banco do Brasil, na rua Conselheiro Jerônimo Coelho. O cortejo momesco passava diante da Matriz, circundava a praça, enveredando pelo atual Calçadão. Alguns devotos, que se dirigiam à igreja para a missa matinal, da quarta-feira de Cinzas, precisavam driblar alguns foliões bebuns, que atravancavam a entrada do templo. Cerca ocasião, uma piedosa beata, ao se deparar com um bloco de diabos, no maior fogo, atrapalhando o acesso à Matriz, deu a volta pela sacristia e trouxe-lhes um presente. Os capetas acordaram de vela na mão. Que susto! Era o carnaval no coração do povão.
Posteriormente, já com o status de “Escolas de Samba,” as agremiações carnavalescas desfilavam pela rua Gustavo Richard (rua da Praia), com o povo esparramado nas arquibancadas, e nas calçadas. Espaços disputados, palmo a palmo. A grandiosidade do espetáculo estava a exigir um palco à altura do evento, alegavam os carnavalescos mais entusiastas. Precisavam de um sambódromo. E assim foi feito.
O Pré-carnaval, que era a forja que mantinha aceso o espírito carnavalesco da cidade, este ano, moribundo, quase entregou a alma ao deus da folia. O sambódromo corre o risco de se transformar no túmulo do famoso carnaval de rua da Laguna?
 
E A “BAIANIZAÇÃO” DO CARNAVAL DE PRAIA?
É outro fator que desestabiliza, mais ainda, a atual estrutura do tradicional carnaval lagunense. O exército de abadás cada vez aumenta mais. Quer gostemos ou não, é uma nova realidade. “Pangaré” e “Bloko Rosa” vendem seus abadás, com antecedência e montam uma infra-estrutura para atender a todos, com segurança, conforto e alegria. Atrações musicais capaz de entretê-los por mais de 10 horas. E o público, não para de crescer. Segmentos sociais, que não participam, nem do Pré-carnaval, nem das Escolas de Samba.
No sábado que passou, dia 4, aconteceu mais uma “Costelada dos amigos”. A partir das 14 horas a turma do abadá azul e branco já invadia as dependências do Porto. Milhares de pessoas, jovens e coroas, homens e mulheres. Comida e bebida para todos. Varou a madrugada. Vários foliões, como o Fretinha e seus amigos, ainda deram uma chegadinha no Chedão para o enterro dos ossos.
___ Casais?
___ Claro, cada um com sua “costela”. 
 
ENREDO                                                                                                                                    Braguinha, autor de centenas de marchinhas carnavalescas (pirata da perna de pau, chiquita bacana, gato na tuba, etc.), foi tema enredo da Escola de Samba Mangueira, campeã em 1984. Caso inédito. O público pediu bis e a Escola fez o caminho de volta, repetindo o desfile. 
Este ano, o “Brinca quem pode” vai homenagear Paulinho Baeta. Baeta sem pistom não é Paulinho. Não sei se o regulamento permite, mas alguém vai ter que executar, no metal, o refrão “eu sou do Brinca quem pode”. O povão vai pedir bis.
 
RUA DO CARNAVAL
Prefeitura, por seus órgãos competentes, lançaria um edital, solicitando aos carnavalescos da cidade a apresentação de um projeto capaz de dinamizar a folia momesca do PRÉ, na rua do Carnaval (Raulino Horn). Com atrações diversas, em parceria com a prefeitura. Mudar, para sobreviver!
 
ALHO POR BUGALHO
Alguns políticos da área federal, que passam pela terrinha, a passeio, pouco sabem da realidade local. Dizem que o último Ministro da Pesca, que por aqui passou, teria confundido Porto, com Portinho isto é, Terminal Pesqueiro com Porto dos Açores, no Portinho (Empreendimento imobiliário).
 
POLÍTICA NA TERRINHA
 
20 ANOS DE JEJUM
Nelson Moreira Netto, o Nelsinho (PMDB), terminou seu mandato de prefeito em 1992. Desde então, o PMDB nunca mais elegeu outro prefeito. Um jejum de 20 anos. Vai continuar na dieta?
 
A FOTO
Durante a procissão da festa de N.S. dos Navegantes, bairro Magalhães, a foto que deu o que falar e ganhou as manchetes dos jornais. Quatro personagens, que devem decidir o pleito de outubro próximo. No centro, prefeito Célio Antônio (PT) e Eduardo Moreira (PMDB). Ao lado do prefeito, Tanara Cidade (PT). No lado oposto Everaldo dos Santos (PMDB) Dizem, que em determinado momento, Célio e Eduardo diminuíram os passos, deixando Tanara e Everaldo, candidatíssimos, caminharem à frente, lado a lado. Seria uma visão do que pode acontecer nas eleições deste ano?
 
CONCHAVOS
As reuniões sucedem-se, no Hotel Ravena, no Iate Clube, na praia. Nelson Mattos participa de todas, mas não deixa vazar quase nada. Boca de siri. 
+ Antônio dos Santos, presidente do diretório municipal do PMDB local, e irmão do vereador Everaldo, em entrevista às rádios locais, com relação às candidaturas do seu partido, aqui, na terrinha, jogou apenas conversa fora, repetindo o surrado refrão: __Vamos fazer o que for melhor pra Laguna!
 
CONTINUAMOS SEM GENTE 
Christiano Lopes, atual Secretário Regional da 19ª SDR deverá afastar-se do cargo, para concorrer à prefeitura de Imbituba. Seu substituto deverá ser um ex-prefeito daquela cidade. Lá eles tem “Jerônimo”. Nós continuamos com o “Touro Sentado”! 
+ PREOCUPAÇÃO - João da Nadir, morador da rua do Rincão é visto, constantemente, pelas ruas de nossa cidade, com sua mãe (Nadir), e seu irmão, doente. Semana passada algumas pessoas, se dizendo, autoridades, visitaram sua casa, e conversaram muito. Segundo João, sua, mãe, sem saber o que fazia, acabou assinando alguns papéis. Dias depois, uma mulher, dizendo-se procuradora no estado de São Paulo, teria tentado colher novas informações.
João está preocupado, temendo algum golpe, de olho na pensão de sua mãe. Eu o aconselhei a procurar apoio e proteção junto às autoridades locais.
 
DECIDIDO
Vereador Tono Laureano (DEM) continua fortalecido em suas bases eleitorais, e mais disposto que nunca a enfrentar o pleito de outubro. Semana passada, esteve em São Paulo, participando de reunião de seu partido. Promete surpreender.
 
E OS OUTROS?
Nos demais partidos, aqui da santa terrinha, sem novidades. Por enquanto, todo mundo está com cara de “VICE”!
 
GATO NA TUBA
O carnaval de praia patrocinado pela Prefeitura, nos moldes como vem sendo feito, ainda interessa aos veranistas, aos comerciantes ali estabelecidos, e aos moradores em geral? A avenida Senador Galotti, à mercê do som dos veículos, e com as ruas transversais obstruídas pelas barracas dos comerciantes eventuais, será, ainda, a única alternativa?  Enquanto não se pensa sobre isto, voltemos aos fatos ocorridos, em outros carnavais. Baseado em fatos reais. As ruas do bairro Mar-Grosso estavam, inteiramente, tomadas pelo exército de Momo. Enquanto uns brincam, e outros trabalham, marginais ficam na espreita. Pela passarela da Senador Galotti, o “folião,” examinava a quadra, escolhendo o melhor lugar para sua apresentação.  Examinou os “adereços”, tirou a camisa, e tomou um banho de espuma. Com o corpo mais liso e escorregadio que bagre ensaboado, preparou-se para iniciar seu desfile. Com a graça e a leveza de um mestre-sala, ele galgou o muro. Com uma ginga de corpo alcançou a marquise, e como uma enguia esgueirou-se por uma pequena janela. Com o tema-enredo “amigo do alheio” o gatuno pretendia ser o destaque da noite. Quando já se preparava para evoluir na passarela, assustou-se com o barulho da bateria de cozinha, no apartamento do lado. Acelerou o passo em busca de uma saída. Já, na ala de frente do prédio, ao tentar fugir por um basculante, ficou preso pelos quadris, pendurado a alguns metros do solo. A sua frente, do outro lado da rua, num AP alugado para funcionários públicos de Floripa, uma dezena de jovens pulava, e cantava velhas marchinhas carnavalescas. Já estavam pra lá de Bagdá. O ladrão, pendurado, sem conseguir libertar-se, resolveu pedir ajuda, gritar por socorro, e tentar atrair a atenção daquele grupo de foliões.
___ Socorro!
___ Socorro!
Em meio àquela zorra total, o pessoal entendeu que o cidadão meio pelado, pendurado na janela gritava: ___ Sou Corno! 
___ Sou corno!
A turma não perdoou, e resolveu tripudiar em cima do infeliz, cantando em coro:
___ E dá-lhe corno! 
___ E dá-lhe corno!... Olê, olé, olá..
 
SÍMBOLO DA COPA
A disputa está entre o Saci, tatu-bola, e a onça pintada. Será que a presidente Dilma, aceitaria o Tucano como símbolo da copa?
 
A BOLA
Com que nome vocês batizariam a bola da Copa? Em homenagem ao estádio do Maracanã, eu daria à bola da copa, o nome de “MARACA”.
 
LAMENTÁVEL
Na carnavalesca Bahia de Todos os Santos, até Trio Elétrico está virando, tanque de guerra e, ao invés de banho de cheiro, banho de sangue. 

—————

Voltar