11fev12 - Pessoas (por Gladys Helena)

10/02/2012 18:10

 

Se mexendo
PP de Capivari de Baixo esteve reunido na noite de quinta-feira (09). Batido o martelo: O partido terá candidato a prefeito e a escolha do nome será no dia 10 de março. Aguardemos pois...
 
E-mail recebido:
“Gladys, muito obrigado por suas palavras elogiosas à minha pessoa em sua coluna, na edição do jornal A Crítica, do dia 4 de fevereiro. Não mereço tanto, mas lembro que sou assim em função da educação que recebi de meus pais e professores. Educação e respeito resultam em ética pessoal e profissional. Eu só sei que somos todos iguais. Por isso, tratamento igual. Mais uma vez agradeço. Vilson Silva”
 
Batata
O médium Robério de Ogum adivinha mesmo o futuro... Nas suas previsões para 2012 ele disse que um cantor morreria… Hum... sei... Assim até eu. Só que depois da morte do Wando estão “endeusando” esse cara. Me poupe!
 
Mudança já...
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, tem razão quando diz que as regras referentes à pensão por morte devem ser mudadas. Atualmente, se um aposentado do INSS, a beira da cova, casar-se com uma jovem de 20 anos, por exemplo, esta passará a vida inteira recebendo pensão após sua morte. No Japão, o prazo mínimo de convivência/casamento para ter direito a pensão é de 20 anos. Em Tubarão conheço o caso de um homem, que bastante enfermo e já ciente de seu estado terminal, casou-se com uma pessoa apenas para que esta fosse beneficiada com a pensão por morte. O gesto foi muito bem aceito pela sociedade, mas devemos reconhecer que o instituto previdenciário foi prejudicado com o ato. Ainda há os casos das viúvas que acumulam aposentadoria e pensão por morte, que é outra distorção que precisa ser revista. Em Laguna, está cheio! 
 
Subiu a pressão, Barreiros!
No blog do colega Barreiros (Laguna) li que a única viatura para recolhimento de corpos de vítimas de acidentes, homicídios, afogamentos e incêndios do IML do município, há mais de dois meses está quebrada. O veículo, que é uma Traffic, segundo ele, não liga, tem vazamentos, problemas elétricos e hidráulicos. “O automóvel se deteriora a cada dia no Núcleo Regional de Perícias de Laguna. Desta forma, os profissionais do IML lagunense são obrigados a pedir auxílio às funerárias locais, ao SAMU e ao IML de Tubarão, sobrecarregando os profissionais da cidade vizinha. Ofícios já foram encaminhados à direção do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e à Secretaria Estadual de Segurança Pública, gestora geral dos IMLs catarinenses, explicando o problema e a urgência do conserto da viatura, mas ainda não houve uma resposta”. Parafraseando o Boris Casoy: Isso é uma vergonha! É só fechar a SDR, entupida de gente ganhando bem, que sobrará dinheiro para isso e muito mais. Descentralização ou aberração?
 
Novo emprego I
Uma amiga de Orleans andava mal financeiramente. Gastou muito com as festas de final de ano. Muitas coisas para pagar neste início de ano. Cheque especial no limite e pagando dívida de cartão de crédito parcelada com juros altíssimos. Conclusão: pediu-me para lhe arrumar outra fonte de renda.
 
Novo emprego II
Acho que descobri a solução. Ela vai poder honrar com todos os seus compromissos. É só os credores terem um pouco de paciência. A salvação dela pode ser um emprego de guia de turismo em Orleans. Como vem muita gente visitar nossa região, que fica entre o mar e a serra, Orleans deve ter um guia para esse pessoal. É só levar a “gringalhada” para conhecer os pontos turísticos da cidade. Convenci-a  já começar, elencar alguns pontos turísticos e atividades que pretenda desenvolver com os “gringos”. 
 
Novo emprego III
A primeira “escala” será no Paredão, esculpido por Zé Diabo – artista famoso da Terra. Lógico que ela vai ter que avisar os turistas para fazer suas necessidades fisiológicas, antes da aventura, pois lá não tem banheiro público. Também ela deve comunicar aos interessados, que será necessário levar um isopor cheio de água, pois lá também nem um bebedouro tem. Para o turista que gosta de esporte radical (aqueles que correm perigo de vida) ela pode estar promovendo um passeio de bicicleta, na estrada que liga Orleans a Pedras Grandes que dará muita emoção. Já imaginou a emoção dos turistas naquela buraqueira toda, “comendo” muito pó? Vai ser uma maravilha. Depois então uma volta em Brusque do Sul. A “turistada” vai se fartar de emoção. Se estiver chovendo e com o rio cheio e aquela água toda derramada nas ruas, será inesquecível. Ela também não pode esquecer-se de mostrar aos turistas os animais transitando tranquilamente pelas ruas da cidade. Daí também tem o Museu ao Ar Livre... Bem esse eu estou aceitando sugestões. Até porque o pacote turístico que ela vai apresentar aos turistas ainda não está fechado.  Ela ainda é nova na profissão. Mas, vai acabar aprendendo.
 
Positivo
Vereador Ricardo Arboite bonzinho, bonzinho, aprovou o nome da professora Maria Conceição de Oliveira Souza (Tonega) como nova secretária de Educação do município de Capivari de Baixo (foto). Ele considera a escolhida do prefeito Brunel, uma grande profissional.
 
SEM INTERNET
Como é ruim ficar sem internet no dia de fechamento da edição do jornal. A gente fica toda atrapalhada. Mas, no fim tudo dá certo.
 
MAU EXEMPLO
Presenciei uma cena que me deixou triste essa semana, em plena luz do dia. Eu estava transitando na beira-rio em Tubarão e vi um cidadão até que bem alinhado, sair do veículo, pegar uma sacola e arremessar o lixo para dentro do rio. Pena que não deu tempo de pegar a máquina fotográfica para bater uma foto. Esse tipo de gente ama ou odeia Tubarão? ÔÔ pessoal mal educado...
 
PT
Dizem que o partido PT já está com sua chapa de candidatos à Câmara e à Prefeitura fechadas. O partido terá vinte e seis (26) candidatos à vereança, um deles é meu companheiro da Pastoral da Esperança da igreja matriz de Oficinas, Marinho Zamparetti, que está se recuperando de uma cirurgia de coração (foto). O partido dos trabalhadores espera eleger três desses vinte e seis. Dizem também que o partido não coligará com ninguém: Olavio para prefeito e Dr. Akilson de vice. Numa conversa rápida com o candidato Olavio e sua esposa Jane, essa semana, na clínica da Pró-Vida, ficou evidente que o partido de maneira alguma aceitará qualquer coligação.  A que convenhamos torna-se muito difícil a eleição. Quem frequenta os bastidores sabe disso.
 
Missa
Nesta terça-feira (14) padre Itamar Faísca Nunes estará celebrando a segunda e terceira novena de Nossa Senhora de Fátima na igreja matriz de Humaitá, às 19h, já na próxima terça-feira (21) será feriado de carnaval, e não haverá missa. A missa do dia 14 e do dia 22, quarta-feira de cinzas será de responsabilidade dos Coroinhas de Fátima. Todos estão convidados. 
 
UM ÍCONE 
Antonio Erminio Moraes (83) cursou faculdade nos “States”; ficou numa pensão (1945/49), pagando U$10 dólares mensais. No 1º porre de uísque por ter tirado nota 9,7 acabou no hospital onde constataram: só tinha um rim. Exemplos como esse devem ser exaltados. Gente séria, pés no chão, consciente de que o trabalho é o caminho correto para o progresso. Chega de exaltar Bruna Surfistinha e outros artistas extravagantes e perturbados com filmes biográficos, que em nada enriquece nossos jovens.  
 
Lado a lado
Salmon Flores aplaudiu a iniciativa do administrador paroquial de Oficinas, padre Edinei Ouriques da Silva em colocar a estátua de Maria, a mãe de Jesus, ao lado de São José na matriz. Antes o casal estava separado pelo altar da igreja. Cada um num canto, agora padre Edinei juntou a Sagrada Família.
 
AINDA SEM BISPO I
A Diocese de Tubarão desde o dia 28 de setembro de 2011 está sem bispo. Como se isso não bastasse o Brasil também está sem Núncio Apostólico desde o dia 11 de janeiro desse ano. Falam que é  uma questão de tempo a nomeação do arcebispo Dom Giovanni D’Aniello como novo núncio para o Brasil. O governo brasileiro já deu o placet ao nome do novo embaixador do Papa. Ele tem 57 anos, nascido na cidade italiana de Aversa e ordenado sacerdote para a diocese homônima em 8 de dezembro de 1978. Foi sagrado bispo pelo Papa João Paulo II em 6 de janeiro de 2002. É arcebispo titular de Pesto. Tão logo assuma o novo encargo ele terá de providenciar bispos para 14 
Dioceses (8 antes da nossa) que já estão vacantes e para 16 cujos bispos completam 75 anos em 2012. 
 
Ainda sem Bispo II
Abaixo Dioceses as datas que estão vacantes (sem bispo) antes da nossa: 
GUANHÃES – MINAS GERAIS – desde 16 de fevereiro de 2011
LEOPOLDINA – MINAS GERAIS – desde 27 abril 2011
PESQUEIRA – PERNAMBUCO – desde 8 de junho 2011
TEREZINA – PIAUI – desde 15 de junho de 2011
ARAÇUAI – MINAS GERAIS – desde 6 julho de 2011
PATOS – PARAIBA – desde 27 de julho de 2011
CAMPINAS – SP – desde 28 agosto 2011
SÃO FELIX – MATO GROSSO – desde 21 de setembro de 2011
TUBARÃO – SC – 28 de setembro 2011
 

—————

Voltar