11jul15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

10/07/2015 10:06
O tradicional cafezinho... vilão ou um aliado à saúde?
Ao acordar nada melhor que um bom café, para despertar, e garantir um bom desempenho em todas as atividades ao longo do dia. Isso porque, devido à cafeína ali presente, o café torna-se uma bebida estimulante.
Há fortes evidências, que alguns compostos químicos presentes no café, têm alto poder antioxidante, ou seja, alta capacidade de driblar os radicais livres presentes no organismo, assim como, "desenferrujar" nossas células.
Sem contar, que devido ao seu efeito estimulante a bebida, ajuda a combater problemas na memória e de falta de concentração, e em alguns casos até na prevenção de transtornos neurológicos.
Pesquisas apontam que o café, se consumido com moderação, não mais que três xícaras ao longo do dia, não altera a pressão arterial, e em alguns caso até pode prevenir a Diabetes, por causa de seus fitos nutrientes ali presentes.
E para quem está querendo entrar em forma, pode ser um forte aliado, pois, é uma bebida de baixa caloria, e por ser estimulante, mantém o corpo em alerta, e proporciona um "upgrade" para a prática de exercícios físicos, e ainda possibilita o aumento do metabolismo, isto é, todas as reações químicas que ocorrem no organismo, favorecendo a queima de gordura.
Além de prevenir processos inflamatórios, graças aos seus componentes ali presentes, o café tem se revelado ultimamente uma bebida que pode vir a prevenir alguns tipos de câncer, como o de fígado e o câncer de mama.
Mas, portadores de problemas gastrointestinais, devem evitar ou restringir seu consumo, pois, trata-se de uma bebida de que estimula a liberação de ácido clorídrico, para quem tem ulceras no estômago por exemplo, pode aumentar o desconforto gástrico.
Então, vale lembrar que o café já deixou de ser um vilão e as pesquisas estão aí para mostrar seus diversos benefícios no organismo, mas devemos ter bom senso acima de tudo, e evitar seu consumo excessivo, principalmente no período noturno para não alterar a qualidade do sono.

—————

Voltar