11jun11 - Comunidade (por Munir Soares)

10/06/2011 15:36

“TONICO” DOS ANJOS

A neta Maria Clara, “Cacá”, precisava escrever sobre algum milagre de Santo Antônio. Resolvi contar-lhe fatos, que a população devota, acredita ter sido milagre de Santo Antônio dos Anjos, o nosso “Tonico”. Ladislau Domingos Cavalheiro, conhecido na cidade como “Lalau”, foi sacristão da Matriz Sto.Antônio, durante mais de 50 anos. Sacristão, naqueles tempos, era pau pra toda obra, além de auxiliar o padre nas missas, atuava como zelador da Matriz, e amava o que fazia.

Uma noite, estava ele na sacristia, ultimando os preparativos para a missa do dia seguinte, quando escutou um arrastar de banco. Correu para o centro do templo. Olhou em volta, igreja fechada, tudo em ordem. Retornou à sacristia. Novo arrastar de bancos.

___ Isto é coisa de Santo Antônio, pensou.

Voltou a investigar, desta vez, dando mais atenção ao altar-mor, e viu. Uma vela acesa, caída, já começava a queimar as toalhas do altar.

Noutra noite, “seo” Lalau, retornou cansado da pescaria. Deitou-se, e dormiu. Mal passou por uma soneca, escutou Santo Antônio a lhe dizer, que havia fogo, na escada do coro da igreja. Acordou, sobressaltado, e viu que se tratava de sonho, mas, como ninguém duvida do nosso “Tonico dos Anjos”, resolveu verificar. Não morava longe. Tudo confirmado, o fogo, já se alastrava, pelo corrimão da escada.

Em 1944, quando a escada foi substituída, verificaram-se os vestígios daquele início de incêndio.

 

COMPLEXO DE ADÃO, OU DE EVA?

No Paraíso, Adão sucumbiu ao desejo, e provou do fruto proibido. Eva foi oferecida, ou “caiu na cantada” da cobra?. O rei David mandou matar o marido, para ficar com a esposa, Betsabá. Cleópatra, especialista em dança do ventre, dormiu com o imperador Júlio César, enfeitiçou Marco Antônio, e acabou morrendo com picada de cobra. Madame Pompadour deixou Luis XV, de quatro, e a França, de calça na mão. 

___ No caso “Profumo”, ele, John Profumo, Secretário de Estado, da Guerra, do governo da Inglaterra, apaixonou-se por uma prostituta, que era ligada a um adido militar da União soviética. Era o tempo da Guerra Fria, mas a mulher era quente. O escândalo abalou o império britânico. O Secretário caiu.

___ O homem forte do FMI, foi fundo na camareira, e caiu da cama.

 

No Brasil: 

___ Dom Pedro I ficou na dependência da Marquesa de Santos, sua amante.

___ Presidente Vargas, não resistiu ao rebolado da vedete Virgínia Lane. Não tá morto quem peleia, dizem os gaúchos.

___ Juscelino Kubitschek, mineiro, também andou pousando em alcovas alheias, afinal, como pode um peixe vivo, viver fora da maré?

___ Dizem que até o Tancredo Neves, teve seu “engate”, sem muita repercussão. Mineiro come quieto.

___ Transa de ministros. Zélia Cardoso de Mello, Ministra da Economia, e Bernardo Cabral, ministro da Justiça, também, selaram seu amor marginal, ao som de um bolero. Acabaram “dançando”...

 

Em Santa Catarina...

Ex-deputado é acusado de participar de orgias sexuais, com menores. Outros homens públicos teriam participado do banquete libidinoso.Fiquei intrigado ao saber, que o provável aliciador, seria um Mestre de Fanfarra.  Os “músicos” da Banda sexual teriam que aprender a utilizar sete instrumentos. A estagiária do presidente Clinton preferiu botar a boca no trombone. Quem não tiver “Caixa”, com nota alta, nem ensaia a retreta. Tocar “dobrado” com a garota da tuba, exige muito fôlego... O clarim determina o ritmo, O trompete é agressivo. Cuidado com as trompas. A fanfarra sexual exige preparo físico de atleta. Muitos desses “fanfarristas”, na hora do repique, não suportam o tranco, e acabam no infarto. 

___ Será essa a causa de tantas aposentadorias por invalidez na Assembleia Legislativa?

 

COM PENA

Depois da péssima atuação da seleção “Canarinho”, Mano Menezes deve concentrar sua equipe nos pátios da “Perdigão” ou da “Sadia”.

___ Por quê? 

___ O “Ganso” e o “Pato” vão precisar da ajuda de quem entende de AVES...

 

NOTAS DA TERRINHA

BR 101 – Lote 25

Trecho Laguna/Capivari de Baixo, continua abandonado. Nenhuma máquina em operação. Festival de desvios. Está na hora de se promover manifestação com interrupção do tráfego, na Ponte de Cabeçuda. Paralisação, sim! Greve em favor da vida.

 

Alô, alô, Passagem da Barra.

Como andam os serviços de pavimentação asfáltica da rodovia SC 100?

 

VAIDADE?

Para alguns correligionários, Everaldo dos Santos (PMDB)chegou a uma encruzilhada: candidatar-se à prefeitura de Pescaria Brava, seu principal reduto eleitoral, ou enveredar-se pelo difícil caminho, que leva à prefeitura de Laguna. Sem dúvida nenhuma, uma parada bem mais indigesta. Unir o PMDB da terrinha, em torno de seu nome é tarefa para o Super-homem! Tono Laureano é criptonita.

 

ADJUNTO

Engenheiro Antônio dos Santos, funcionário de carreira da Celesc, que foi um dos diretores da empresa, teria sido colocado à disposição da 19ª SDR, porém, com ônus para a Secretaria Regional. Verdade?

 

MELHORIA

Novas luminárias, com instalações subterrâneas, ornamentam a orla das docas. O mercado Público destoa na paisagem. Enquanto as verbas do IPHAN não são liberadas, a Prefa não poderia mandar dar umas broxadas no frontispício do dito cujo?

 

MEIO AMBIENTE

Já existirá, em andamento, algum projeto, visando a recuperação ambiental do morro do Gi (Pedra do Frade)? No cocuruto do morro, a construção de uma plataforma para observação das baleias, também, viria a calhar.

 

DRAGAGEM

A draga chegou. Vai começar a dragagem do canal da lagoa Santo Antônio dos Anjos. É bom, que a sociedade lagunense, fique de olho Fiscalize. Chega de obra, “meia boca”.

 

BANHO ECOLÓGICO

(crônica reeditada e ampliada)

No carnaval, pouco antes do Plano Cruzado, época em que até chuchu fazia as coisas subirem, Zenon Faísca convidou os componentes do Bloco Humorístico “Saímos Sem Querer,”para uma festa ao redor da piscina, em sua residência, à rua 15 de novembro, atual calçadão, Restaurante Faísca. Traje obrigatório: Bonecas! A turma resolveu embonecar-se com produtos hortifrutigranjeiros (um palavrão). O entusiasmo foi geral,cada qual tratou de se travestir, com mais originalidade que o outro. A butique mais procurada pelos foliões, foi o Mercado Público.

Marinho XIX, alegre e simpático, estava magérrimo, com perfil de tabua de passar roupa, ousado, cismou de apresentar-se como sendo uma réplica da Fafá de Belém... Fantasia custou uma nota: duas jacas no peito, melancias no bumbum, etc. etc. Jaime Donário apresentou-se como a tropicalíssima Carmem Miranda, enquanto Déo Palma, de bailarina, saiote de folhas de bananeira, e duas laranjas-lima no busto. Seios de virgem. Ronei Souza estava lindo, de Cinderela, em sua carruagem de abóboras. Djalma Clemente, machão afro descendente, já com muito butiá na cuca, encontrou o sapatinho da Cinderela, e partiu pra cima, resolvido a fazer um quibebe da pobrezinha. Formou-se um pequeno qüiproquó na feira,digo, festa.

Orgel Ávila, de baixa estatura, fantasiado de cebolinha roxa, para fugir do desentendimento príncipe/Cinderela, jogou-se na água. Não deu pé. Afundou. Em socorro do amigo, todos se atiraram na piscina, que ficou mais sortida, que a Banca do Lelé. Melancias, abóboras, abacaxis, laranja, bananas, e até coco, tudo veio à tona. Sorte do náufrago Orgel, uma melancia de 6 quilos lhe serviu de bóia. Jaime Donário, que estava “alto, salvou-se, agarrado à mandioca de um desconhecido. Confusão total. Zenon Faísca, Rei Netuno, coroa de abacaxi e “tridente de alho” tratou de esvaziar a piscina.

Na pérgula, os homens já despidos dos atributos femininos, mais sem graça que hipopótamo de salto alto, contemplavam os produtos hortifrutigranjeiros espalhados no fundo do tanque. E, assim, terminou aquele banho ecológico.

 

ESCULTURA

Se você eleitor, fosse um escultor, como criaria a imagem ideal do futuro candidato à prefeitura de Laguna?                                                           ___Com base nos ex-prefeitos, usaria a eloqüência, entusiasmo, e o bairrismo de Juaci Ungaretti. De Mario Jose Remor, a discrição, e o apoio à Educação, Cultura e Esportes. De Adilcio Cadorin ficaríamos com a diplomacia, e o ufanismo. Algumas pitadas de populismo herdadas de Joãozinho, Nelsinho e Jorge Zanini. Simpatia de Assis Soares, pinceladas do carisma de Paulo Carneiro, e o empreendorismo de Walmor de Oliveira. E, do Célio Antônio? Respaldo do partido, e capacidade para aprovar projetos.

___ Não gostou? Faça a sua escultura até outubro de 2012.

—————

Voltar