11out14 - Sindicato dos Bancários acredita que Fenaban poderia chegar mais perto do reajuste pedido

10/10/2014 13:48
A greve dos bancários chegou ao fim na noite da última terça-feira (9). No dia seguinte as agências já estavam funcionando normalmente. No entanto, quem precisou ir até uma agência foi obrigado a ter uma dose a mais de paciência que o normal. As filas eram imensas até mesmo nos caixas eletrônicos. Os funcionários aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 9% de aumento no piso salarial e 8,5% nas demais cláusulas. 
O presidente da entidade, Dr. Armando Machado Filho, ratifica que a proposta foi aceita e a partir do próximo dia 15, os bancários irão repor os dias parados. “Eles irão trabalhar internamente uma hora a mais por dia para repor os dias de greve. Mas serão serviços internos. O horário de atendimento das agências continua o mesmo”, afirma.
O presidente acredita ainda que os bancários cederam muito fácil a proposta da federação. Ele acredita que se houvesse um pouco mais de pressão, os banqueiros iriam aumentar ainda mais o salário, já que o pedido era de cerca de 12%. “A maioria decidiu voltar ao trabalho e por isso não podíamos impedir. Porém, acredito que a pressão devia ser maior para que os banqueiros chegassem mais perto do que havíamos pedido. Mesmo assim os trabalhos voltaram e agora aos poucos os atendimentos voltarão dentro da normalidade”, disse. Na região de abrangência do sindicato, a adesão foi de 95%.
A greve dos bancários de Tubarão e região iniciou no último dia 1º, enquanto em nível nacional e nos dez bancos do Sindicato de Laguna, que abrange Imbituba e Imaruí, a adesão ocorreu na terça-feira, dia 30 de setembro.
Dr. Amando Machado Filho comemorou o fato de que os funcionários poderão recorrer aos sindicados para reclamar de Assédio Moral, quando forem estipuladas metas abusivas. “Os bancários recebiam metas muito além do normal. A pressão era constante para aumentar os lucros. Agora os sindicatos poderão acolher as denúncias e tomar as providências cabíveis”, explica. 
 
Dr. Amando Machado Filho acredita que se houvesse um pouco mais de pressão, os banqueiros iriam aumentar ainda mais o salário
 
 
 
Bancários iniciaram greve nos dez bancos do Sindicato de Laguna, que abrange Imbituba e Imaruí, no dia 30 de setembro
Foto: Geraldo Gê
 
 
 
A greve dos bancários de Tubarão e região iniciou no último dia 1º de outubro

—————

Voltar