11out14 - Tubarão - The End: Guarda Municipal na marca penal

10/10/2014 14:03
A prefeitura enviou ao Legislativo um projeto para redirecionar uma verba no valor de aproximadamente R$ 88 mil, originalmente da Guarda Municipal, para outros fins. Embora o projeto tenha saído da pauta do dia, por um pedido de vistas do líder da bancada do PT na Câmara, vereador Matusalém dos Santos, mesmo assim, virou polêmica entre os vereadores, que se colocaram contrários ao projeto. 
 
 
 
Extinção
Nilton Campos: “Tendo em vista que nós estamos sofrendo uma onda de ataques, muito me estranha a câmara receber um projeto para retirada da guarda municipal, não só da manutenção, mas também de investimento R$ 88.100,00. Existe um convênio com a polícia federal que a guarda teria que ter uma sala com um cofre para guardar seu armamento pesado, isto não ocorre desde que foi mudada a secretaria. Como onde estão não existe esse cofre, então está sob a guarda da polícia militar. Está bem guardado, mas para os guardas terem acesso as armas, leva até 48 horas, por causa da burocracia. E ai quando acontece um caso como aconteceu no albergue que foi metralhado a guarda só podia ter acesso ao seu armamento, 48 horas depois do ocorrido. No governo anterior tínhamos 6 viaturas da guarda municipal e mais 4 motos. Hoje tem uma viatura uno, uma doblo que está sucateada e outra doblo que foi metralhada, e que está sem rádio de comunicação. Não quero que esse projeto volte para essa casa para retirar o pouquinho de orçamento que a guarda municipal tem para investimento, eu acho que a intenção deles (governo municipal) é extinguir a guarda municipal”. 
 
 
 
Investimentos
Edson Firmino: “Eu vejo como um ato com o objetivo claro de acabar com a função da guarda municipal em Tubarão. Primeiro um problema de planejamento leva a guarda para um local sem o mesmo estar devidamente adequado para a sua instalação. No início do ano fizemos uma proposta aqui, viável, que pudesse se destinar para a guarda municipal gerenciar, um percentual da arrecadação que ela mesma gera, para compra de coletes, botinas e manutenção. Não seria um custo a mais que o executivo teria, seria em cima da própria arrecadação, no setor de multas. Mas, não quiseram. Esse projeto de retirada é absurdo, voto contra. Como podem prejudicar uma estrutura, se nós todos reclamamos de mais policiamento nas ruas? Temos é que aumentar o número de policiais, de estrutura, de atendimento a sociedade em termos de segurança, e não discutir a retirada de recursos. 
 
 
 
Votação em massa
Bancada do PMDB: Todos os vereadores do PMDB sinalizaram em defesa da melhoria da guarda municipal. Foram unânimes em afirmar que qualquer projeto que prejudique a instituição, será votado contra. 
 
 
 
Preocupado com a segurança dos guardas municipais, o saudoso prefeito Manoel Bertoncini mandou equipar a guarda com armas. Na época Tubarão foi o terceiro município catarinense a receber a autorização. Armas essas que não tem aonde colocar na nova sede
 
 
 
Viatura da GMT que foi atingida por oito tiros em Tubarão. Esse veículo está sem rádio de comunicação
 
 
 
GMT sempre foi operante. Aqui atuando nos eventos religiosos da semana santa 

—————

Voltar