12dez15 - Comunidade (por Munir Soares)

11/12/2015 10:34
RESGATE NA LAGOA
Quando o galo cantou, eles já estavam no meio da lagoa Santo Antônio dos Anjos, rumo ao Mar de Cima, reduto das tainhas gordas. Dr. Lúcio, médico, e o Jairo (Dae) Chede são pescadores experientes e conhecem as lagoas como a palma da mão. Átila, o bote, embicado para os lados da localidade de Ribeirão cortava as ondas provocadas pelo nordestão.
Com a âncora atirada ao mar, fundeados no pesqueiro, logo trataram de soltar as redes. O cerco estava armado. Era só provocar a corrida, e esperar que as “meninas” de barriga prateada ficassem presas nas malhas. Pescaria proveitosa. Quase no final da tarde já estavam com uns 100 quilos de tainhas nos balaios. Todas de bom tamanho.
___ Hora de tocar pra casa, Chede, no leme.
Já a meio caminho de casa, o motor deu uma tossida estranha. Parecia afogado. O motor parou. Uma mancha de óleo surgiu na superfície. Problema sério, Átila estava à deriva. Levaram o bote até à coroa, enquanto pensavam num jeito de pedir socorro. Mesmo se tivessem levado remos seria impossível enfrentar aquela fortíssima maré de vazante, seriam arrastados para a boca da barra. Celular fora de área. Abanaram os braços até a exaustão. Sem resultado. Tentaram enviar um S.O.S para a Capitania, usando camisas, como se fossem bandeiras, mas não conheciam o código. Se tivessem tomado aulas com o “Mano” da firma de Consultoria Náutica “Lais de Guia” e Curso de Formação de Arrais-Amador, teriam aprendido o Código Internacional de Sinais com Bandeiras.
O vento continuava castigando, com violência. Para os lados do Farol de Santa Marta nuvens escuras prenunciavam tormenta vinda do sul. Os dois pescadores precisavam de alguma coisa espalhafatosa, que chamasse a atenção. Após um strip-tease encontraram o material desejado. Última chance, antes que o temporal se abatesse sobre eles. Com a verga improvisaram um mastro no qual içaram a Cueca Vermelha do Dr. Lúcio (informações do Chede). A cor berrante daquela peça tipo samba-canção funcionou como um sonoro pedido de socorro. Uma turma da Pta. das Pedras providenciou o resgate do Átila. 
Passado o cagaço, a dupla abriu a mão, e ofereceu aos rebocadores, algumas tainhas assadas na brasa.
 
 
 
TERREMOTO NO REINO DA BABILÔNIA
Monarca Everaldo manda servidores para casa. Efetivos e comissionados. Férias coletivas a partir de 4 de janeiro de 2.016 (D.Oficial 1.885 de 7.12.15).
___ Em plena temporada?
___ Exatamente. Secretarias e Fundações têm menos de um mês, para informar qual o número mínimo de funcionários que necessitam para tocar suas Pastas. O pessoal vai ter que soltar foguete e sair correndo atrás da varinha.                              
 
 
 
TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA – COSIP
Que é cobrada na fatura da Celesc foi aumentada em mais de 50%. Aumento autorizado pelo Prefeito e avalizado pelos senhores vereadores. No próximo dia 17, conforme edital será escolhida a nova empresa que irá administrar a grana da COSIP, isto é, nosso suado dinheirinho. Espero que desta vez, o povo tenha conhecimento da composição societária da firma vencedora da licitação. Há quem diga que tem caroço nesse angu.
 
 
 
CHEGADA DO PAPAI NOEL
Com o tráfego liberado nas ruas Raulino Horn e Colombo Machado Salles, o trenó do Bom Velhinho conseguiu circular com mais desenvoltura. A figura do nosso Papai Noel estava belíssima, eu diria, divina, não fosse um pequeno detalhe, bem humano, os óculos. Coisas da idade. Papai Noel de óculos para melhor curtir o sorriso da criançada.
 
 
 
EFEMÉRIDE
A Comarca de Santo Antônio dos Anjos da Laguna foi criada pela Lei n. 411 de 17 de abril de 1856 e o primeiro juiz da comarca foi Luís Barbosa Acioli de Brito. Portanto, em abril de 2.016 a comarca da Laguna estará completando 160 anos. Evento que merece ser comemorado.
 
 
 
O BRASIL DEIXOU DE SER O PAÍS DO FUTEBOL
Pela média de público que vai aos estádios, o Brasil fica em 13ª lugar, ao lado da Argélia. Vejam os números nas principais ligas: Alemanha - média de 42,6 mil torcedores. Inglaterra: 36,6 mil; Espanha 26,9 mil;Itália 23,3 mil; França 22,3 mil;México 21,3 mil;Argentina 21,3 mil;Holanda 19,5 mil; EUA 19,1 mil; Liga Chinesa 17,8 mil . BRASILEIRÃO 16,5 mil.
 
 
 
CONTO DO VIGÁRIO
Caso relatado pelo delegado e ex-prefeito Nazil Bento Junior. Operação veraneio em Garopaba-SC. Um cidadão de boa aparência leva seu veículo até à oficina. O carro necessitava de alguns ajustes, talvez, até, troca de alguma peça. O orçamento ficou em torno de 400 reais.
___ Negócio fechado. Quando fica pronto?
___ Hoje mesmo, às 16 horas.
Do outro lado da rua havia uma Confeitaria, o dono do carro, para aproveitar a viagem passou no estabelecimento e encomendou 400 salgadinhos. Faria uma surpresa para o sobrinho que estava de aniversário.
___ A que horas posso pegar a encomenda?
___ Às 17 horas.
Mais tarde na Oficina…
___ O carro está pronto e o preço foi o combinado...
O dono apalpou os bolsos. Parecia surpreso.
___ Amigo, esqueci a carteira em casa, mas não há problema, o Joaquim da Confeitaria está me devendo 400. Vamos até a calçada.
___ Joaquim!
___ Sim, respondeu o gajo.
___ Sobre aqueles 400, tu poderias entregar, aqui, na oficina?
___ Pois não, às 5 horas estarei aí, entregando o que o senhor me pediu. 
O vigarista sumiu na estrada. O mecânico e o confeiteiro tiveram que comer o prejuízo.
Nelson Mattos e Righetto não engoliram o tal relato policial. Exigiram provas, como por exemplo, cópia do Boletim de Ocorrências.
 
 
 
O “PUM” E O EFEITO ESTUFA
Segundo estudos da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cada BOI é responsável por despejar 55 quilos de carbono, por ano, na atmosfera. Ele fica no pasto, ruminando e soltando “pum”, isto é, avacalhando o meio ambiente. Imaginem a poluição causada por um rebanho de mais de 50 mil cabeças como os existentes em fazendas do Mato Grosso.
Diante da impossibilidade de se produzir “pum” não poluente, poderemos transformá-lo em atração turística. Tapando-se o cano de descarga do bovino, com os gases acumulados, o boizinho vai subir como um balão.
___ E, o que isto terá a ver com turismo?
___ Você não precisará viajar até à Argentina para ver “boi nos ares”...
 
 
 
ALERTA!
Com o tráfego liberado na AV. Marronzinho, e a chegada do verão seria interessante, que o Departamento Municipal de Trânsito colocasse placa de sinalização na estrada do IRÓ, com a advertência: 
___ Trecho estreito, sinuoso, e sem acostamento. Mais vale prevenir que remediar!
 
 
 
CARNAVAL MEIA BOCA 
Secretaria Estadual de Turismo já deu o recado. Corte de 50% nas verbas destinadas ao carnaval. Tudo pela metade, inclusive fantasias, folião com meia-calça e meia-bunda, de fora. Prefeito da Laguna, mesmo às voltas com a falta de dinheiro para pagar os servidores teria conseguido, graças a Deus, o som para animar o pré-carnaval. Um trio-elétrico que só toca música gospel. Teriam feito uma única exigência: Proibir o desfile da Escola de Samba “Unidos do Capeta” cujo samba de enredo começa assim: “A minha fantasia é de diabo, é de diabo/ só falta o rabo, só falta o rabo”.
 
 
 
MOTOQUEIRO HONORÁRIO
Ele é um dos mais conhecidos membros do Moto Clube Laguna sendo, talvez, o único que não tenha moto. Em compensação seu garfo funciona como uma máquina de mais de 600 cilindradas. Estamos falando do Roberto Righetto principal elo, entre a Celesc e a população. Quebra mais galho que macaco gordo.
 
 
 
NATAL
Amigo leitor e eleitor, no papel de Papai Noel da Câmara da Laguna, a quantos vereadores você levaria, de presente, os votos de Feliz Reeleição? 
Frase indicada para os dias conturbados que vivemos:
QUANDO OS QUE MANDAM PERDEM A VERGONHA, OS QUE OBEDECEM PERDEM O RESPEITO.
 

 

—————

Voltar