12mar16 - Comunidade (por Munir Soares)

11/03/2016 09:37
COMPLEXO DE URSO
“Ao sul levei o Brasil”. Por ordens do rei de Portugal, Brito Peixoto organizou uma bandeira destinada a defender a fronteira sul do Brasil. A tal expedição custou os olhos da cara aos habitantes da Vila de Laguna. Homens e víveres. Isto, lá pelos idos de 1725. Aproveitando o caminho aberto pelos pioneiros, os gaúchos apareceram, aqui, pela terrinha, em 1839 e 1893, sempre, em pé de guerra. Entramos para a história, mas pagando um alto preço. Nossa trilha para o progresso sempre foi atropelada por acontecimentos belicosos.
Séculos depois, os gaúchos voltaram em paz, de mala e cuia, de olho em nossas praias. Do passado de glórias, lutas e sacrifícios, ficou um legado histórico, arquitetônico e paisagístico, reconhecido pelo IPHAN, como Patrimônio Nacional, capaz de atrair turistas de várias partes do Brasil e, até, do mundo. O casario nas ruas tricentenárias serviu de cenário para romance de Anita e Garibaldi. Em meio às conchas dos sambaquis a milenar história dos povos que nos antecederam. Praias de ondas eternas. Farol de Santa Marta, guardião do litoral sul. No lado oposto, a misteriosa Pedra do Frade desafia a Lei da Gravidade e reacende a lenda sobre visita de extraterrestres. Museus e Marco do Tratado de Tordesilhas. Nos Molhes da Barra, a pesca com os botos, pode dar a Laguna, mais um Título Nacional. No antigo Morro do Pau de Sinal, o Monumento de Nossa Senhora da Glória.
Com tudo que temos, por que não nos firmamos, ainda, como principal destino turístico do sul do Brasil? Transferimos a pergunta aos futuros candidatos à prefeitura da Santa Terrinha. O que farão para acabar com nosso complexo de Urso? Encher a pança no verão, e hibernar durante todo o inverno?
___ O que fazer para melhorar o trânsito da cidade? 
___ Que tal instituir um concurso entre engenheiros e arquitetos para escolha de um projeto ecológico e barato de duplicação da estrada do IRÓ?
___ Os acessos rodoviários aos pontos turísticos receberão a atenção devida dos futuros governantes? 
Desafio aos futuros alcaides: 
___ Descobrir quem sequestrou o famoso camarão da Laguna, atualmente, em lugar incerto e não sabido. Sumiu!
___ Por que o Terminal Pesqueiro ficou a ver navios?
Com a Ponte Anita Garibaldi pronta e operante. Com Semana Santa e Páscoa, no fim de março, e a tainha do corso chegando para a festa dos botos, nos finais de semana, o pessoal do sul do estado continuará buscando nossas praias, que deverão estar limpas, sem esgoto, com salva-vidas, pipi-móvel e com algumas atrações.
 
 
 
A COISA É VELHA
A velhice vai-se tornando um fardo pesado demais para muitas famílias. Asilo ou Casas de Repouso tem sido o “destino turístico” dos anciãos, dependendo das condições financeiras da família. Cuidadores de idosos são cada vez mais requisitados, muito embora seja difícil encontrarmos profissionais gabaritados, pois não existe, pelo menos na terrinha, Uma Associação de Cuidadores, que se responsabilize pela indicação e atuação desses profissionais.
___ Ela passou a vida controlando todo o orçamento familiar. Jamais deu o passo maior que a perna. Idosa, já um pouco fora da casinha, nem ficou sabendo que seu nome estava prestes a ser incluído no Serasa. 
A safada da “cuidadora” fizera um empréstimo consignado, no nome da idosa. Familiares atentos abortaram a operação.
Babás machucam as crianças e freira é suspeita de maltratar velhinhos em Asilo. Nós, da “pior idade” sem remédio e sem futuro, enquanto não nos tornamos estorvos vamos tentando rir das coisas...
___ Marido aposentado por invalidez cuidava dos netos. A esposa, executiva bem remunerada contratou uma doméstica-robô a fim de ajudá-lo nas tarefas caseiras.
A “marinalva eletrônica” era boazuda, com tudo no lugar, parecia uma madrinha de bateria de Escola de Samba. Trabalhava, rebolando, cheia de graça. No primeiro dia de trabalho a esposa passou ao marido todas as instruções para o funcionamento da máquina e saiu... ao chegar ao portão ouviu um grito lancinante e logo entendeu o motivo:
___ Esqueci de avisar que aquele buraco atrás, era o moedor de carne...
O velho, safenado e safadinho, agora, também era um mutilado sexual.
 
 
 
POLÍTICA NA TERRINHA
 
 
COMEÇA A BRIGA
Prefeito Everaldo retornou de Brasília, turbinado, disposto a acabar com todo o suspense eleitoral, envolvendo sua candidatura. Aos radialistas Souza Junior e Sidnei Silva, Everaldo foi enfático. 
___ Fui eleito pelo PMDB partido a que estou filiado desde 1987. Sou candidato a reeleição, portanto candidato natural de meu partido. Posição que levei ao doutor Eduardo Pinho Moreira PMDB, vice-governador do estado. Sem contestação.
No dia seguinte a minha visita, o outro candidato a candidato (Candemil), acompanhado da deputada Ada de Luca, visitou o doutor Eduardo, pedindo apoio a sua pré-candidatura. Palavras do prefeito Everaldo que concluiu sua entrevista dizendo:
___ Não sou doutor, venho do interior, mas não concordo com atitudes que considero falta de respeito e falta de ética. Concluiu o prefeito.
Vamos aguardar os acontecimentos. Declarações do prefeito devem provocar desdobramentos.
 
 
 
NOS BASTIDORES
Dizem que Everaldo dos Santos é candidato à reeleição nem que tenha que trocar de partido, situação em que deve levar junto, muitos peemedebistas, inclusive com mandato eletivo, a exemplo do que aconteceu em Itajaí. O PMDB local esta sendo colocado entre a cruz e a espada. A disputa começa a ficar animada.
 
 
 
QUEM SE HABILITA
Vereador Andrey Pestana é candidato a prefeito pelo PSD do Gov. Colombo. Tanara Cidade (PT) já está com pintura de guerra. Médico Roger Costa da Silva em entrevista televisiva apresentou-se ao povo da Laguna, como candidato à prefeitura pelo PDT. José Paulo Rebelo (PDT) estaria com sua candidatura comprometida ou vai para o confronto? Ivete/Cadorin (PSB)- Em caravana, continuam visitando localidades do interior. Beliscando pelas bordas.
___ Falam que o vereador Moraes, também acalenta o sonho de concorrer à majoritária. 
___ Empresários como Sami (Kilojão) e Aderbal Z.Mendes, continuam chocando, no ninho. Quando resolverão cantar de galo?
 
 
 
CÂMARA
Com Andrey fora do páreo; Dudu Carneiro licenciado, e Orlando Rodrigues fazendo campanha para eleger o filho, o que diriam os palpiteiros sobre a eleição da Câmara?
___ Retorno assegurado para: Roberto Alves (PP), Vilsinho Elias Vieira (PSDB), Valdomiro (Macho) Andrade (PMDB), Thiago Duarte (PMDB) e Patrick da Nega (PSB).
Rogério Medeiros (PMDB) também é citado entre os favoritos. Tudo na base do “chutômetro”, mas vale a pena conferir. 
 
 
 
CICLISMO
Representando Lauro Muller, sua terra, Roberto Riguetto teria participado do Desafio do Ciclismo na serra do Rio do Rastro. Completou o percurso em menor tempo, mas foi desclassificado por um simples detalhe: fez todo o trajeto, em sentido contrário. Enquanto a turma subia, ele descia.
 
 
 
MICOCO, UM SUPLENTE EMBIRITADO
Chico do Xavante e Micoco, carnavalescos e históricos do PMDB. Chico contou-me o que aconteceu no dia em que Micoco, na qualidade de suplente, assumiu na Câmara de Laguna. Nervoso, antes da sessão passou no bar do Geremias e engoliu alguns baldinhos de birita. Primeiro vereador na tribuna:
___ Senhor presidente, estou preocupado com a poluição das lagoas. A Pirita está matando a flora e a fauna...
Micoco – Um aparte! Eu, elevado a categoria de “gambá” da edilidade, tenho a solução. Que se crie “PITU” em cativeiro. Melhoramos a economia local e ainda trocamos a Pirita pela Birita.
2º vereador: Excelências, nossas ruas estão cheias de buracos. Nosso prefeito parece Tatu, como gosta de buraco...
___ Micoco: Tatuzinho, abre a garrafa e me dá um pouquinho...
3º vereador: Nosso Partido, senhor presidente, está aberto ao diálogo. Queremos fazer coligação...
Micoco: ___ Por favor, Ic! Ic!... peço dois dedinhos, de prosa. Eu prefiro chapa pura, Purinha...
4º vereador: O PLC vai lançar candidato a prefeito e vencer...
Micoco: ___ Então muda o nome do teu partido para “São João da Barra” o conhaque do milagre.
5º vereador: A agricultura foi abandonada...
Micoco: ___ Apoiado. Caipira necessita de mais apoio. Um brinde ao “pé-de-cana”...
6º vereador: Precisamos ir a Brasília solicitar providências...
Micoco: __ Uma boa ideia e com escala em Viracopos...
 

—————

Voltar