12out13 - Orleans: É grave a situação do bairro Barra do Rio Novo

11/10/2013 10:29
A indicação de autoria do vereador Cristian Berger (PPS) solicitando providência para a reforma e ampliação da Escola Otto Pfutzenreuter ou construção de nova escola na Barra do Rio Novo em Orleans foi um dos assuntos destaques na sessão da câmara de segunda-feira (07). A construção do conjunto habitacional João Paulo II, fez crescer a demanda de alunos na referida escola. Outra situação polêmica apresentada pelo Kiki Berger foi à sala de aula anexa ao salão de festas, que fica justamente ao lado de uma empresa, o que dificulta o aprendizado dos alunos devido ao ruído das máquinas, fora o perigo iminente, uma vez que a porta de entrada da sala de aula fica rente a estrada. 
“Lá tem apenas duas salas, tem cinquenta e poucos alunos, eles fazem rodízio entre colocar as camas, as mesas e as cadeiras. Uma sala serve para duas coisas, o que dá um transtorno danado. A sala ainda fica embaixo do salão da igreja, rente a rua, é um perigo”. Kiki foi verificar a situação in loco. “Eu entrei na sala de aula, que tem que ficar fechada, os alunos abafados, porque tem o barulho da máquina betoneira da empresa Teza. Não tem condições de assistir as aulas”, alertou o parlamentar. Outro vereador a entrar na briga por melhorias no bairro é o Mário Coan. “Num passado pouco distante foram gastos recursos no João Paulo II, que para a Educação. Essa sala que na verdade é a sala do nosso centro comunitário, foi feita pela comunidade a duras penas. Onde tem aula hoje é a sala da catequese da comunidade que funcionava só aos sábados. Tem uma tábua nessa escola que está levantada de um lado e podre na outra ponta, agora imagem o perigo para as crianças. É uma baita falta de vergonha do poder público municipal”, desabafa o tucano.  A indicação de Cristian Berger foi aprovada por todos os vereadores. 
 
Cristian Berger: “Não tem condições de assistir as aulas”  
 
 
 
Pontes do bairro também estão sem proteção
Outra indicação de Kiki Berger para o bairro foi à reforma de duas pontes de madeira e cabeceira, pois segundo o vereador não há proteção lateral. “As duas pontes da Barra do Rio Novo encontram-se em péssimo estado, tem local podre, não tem lateral. Eu não estou reclamando do prefeito, é que muitas vezes o vereador é o olho do alcaide. E talvez ele (prefeito) não tenha passado pela Barra recentemente, mas quem passa lá todo dia vê que é perigoso. Então peço para a prefeitura fazer lateralmente as cabeceiras e dar uma reformada nessas pontes”, solicitou o edil. Ironizando o vereador Mário Coan fez coro a indicação de Kiki: “Uma dessas pontes é a porta de entrada da casa do meu pai, quando eu reclamei, eles (prefeitura) colocaram umas tábuas novas e outras que o Noé passou em cima na época do dilúvio”, disse rindo. Segundo Coan essa estrada da Barra do Rio Novo é a mais antiga do município de Orleans, por onde transitou boa parte da economia do município. O presidente da Casa, João Teza Francisco sugeriu que o prefeito faça essas pontes de concreto: “Eu não vejo mais a viabilidade de reformar ponte de madeira, se conseguisse fazer essas duas pontes de alvenaria seria uma boa pedida”, finalizou Dão. Essa indicação de Cristian Berger também foi aprovada por unanimidade.  
 
Mário Coan: “Eles colocaram umas tábuas novas e outras que o Noé passou em cima na época do dilúvio”

—————

Voltar