12set14 - Comunidade (por Munir Soares)

12/09/2014 11:22
POLÍTICA NO REINO DA BABILÔNIA
A poucos dias das eleições, os eleitores continuam apáticos, indiferentes, principalmente os jovens. A carência de lideranças políticas confiáveis estaria colocando a juventude à margem do processo eleitoral? As denúncias frequentes de casos de corrupção, como o caso recente na Petrobrás, não seria um bom motivo para colocar o povo nas ruas, ainda antes do dia da eleição?
Em terras babilônicas algumas fofoquinhas políticas já correm pelas esquinas da santa terrinha. Comenta-se, a boca pequena, que o senhor alcaide, que continua apoiando a candidatura da deputada Dirce (PMDB) estaria solicitando empenho dos comissionados à campanha de sua candidata.
- Felipe, Secretário da Saúde, a pedido, teria abandonado a candidatura do deputado Motta, e abraçado a campanha da Dirce.
- No entanto, Lorena Andrade e Renato (Tcheco), ambos secretários municipais, continuam trabalhando pela candidatura de Ada de Luca.
- Wilsinho (PSDB), também, teria trocado o Knaisel pela Dirce do prefeito. Dizem que o Wilsinho é o candidato do prefeito à presidência da Câmara Municipal da Laguna.
- Outros garantem que a campanha de Roberto Alves pela reeleição, começa a “ganhar terreno”. (Sem trocadilho).
- Incansável, o vereador Kleber da Kek continua sua luta, garimpando votos, mas não esconde sua mágoa. Mesmo sendo vereador (PP) da base de apoio ao prefeito, principais assessores do Everaldo batalham por candidatos de fora.
Pelas ruas da Babilônia de todos os Santos caminhava o ex-governador e atual deputado federal, Esperidião Amin. Ao seu lado, ex-prefeito João G. Pereira, Adriano Massih, suplente de vereador Preto Crippa e outros. Do PP de Fernando Lopes, nenhum representante o acompanhava.
 
 
 
COLHEITA 
Nesta quarta-feira foi a vez do governador Colombo e comitiva circular pelas ruas da Laguna. Ora de colher os frutos de seu trabalho na terrinha.
Ex- vereador Tono Laureano continua batalhando pelas candidaturas do deputado estadual Renato Hining e federal Mauro Mariani. Como cabo eleitoral Tono sempre foi bem eficiente.
 
 
 
VISITA DA DONA DILMA
Visita a Laguna, novamente adiada. Causas do adiamento:
1° - Ventão nordeste desaconselharia pouso do helicóptero sobre a ponte. Seguro morreu de velho. 
2º - O menu preparado pelo Consórcio da Ponte teria sido considerado indigesto. Prato do dia: garoupa “MARINADA”...
 
 
 
BOMBA
Petrobrás estava refinando corruptos. Refinarias abasteciam bolsos de deputados, senadores e ministros. São os chamados “ladrões refinados”. Cá entre nós, quem olhava para as caras do Lobão e da Graça Foster, logo percebia que a coisa estava feia... Para o governo tudo é estória da “Carochinha”. Já tivemos os Anões do Orçamento, os Metralhas do Mensalão e o Lobão mau da Petrobrás. No Planalto a “Bela Adormecida” continua a espera do beijo (voto) salvador. Pinóquio continua sendo o mascote do Congresso Nacional. Ninguém é “Pateta”.
 
 
 
PROPINA 
O tatu-bola deverá ser o novo símbolo da Petrobrás. É bola o vírus que atacou nossa principal empresa estatal. 
E, foi neste clima eleitoral, que aconteceu a festa de aniversário do prefeito Everaldo dos Santos. Mais de 500 pessoas teriam comparecido ao evento natalício. Poucos políticos presentes ao ato. Destaque para as deputadas Ada e Dirce. Na sabatina etílica no Chedão, alguns amigos jogavam conversa fora. Nazil Bento Junior, Secretário da SDR, licenciado, Helder, Miguel, Edésio, Nelson Mattos, Riguetto, Rollin, eu e o Pisco. Desses, apenas Nelson e Pisco haviam sido convidados para o tal aniversário. “Pisco”, escudeiro da deputada Ada, levou a sério a conversa de que, na festa, o prefeito lançaria a candidatura da deputada Dirce. Prometeu revide.
No palco, a dupla sertaneja Tcheco e “Pisco”, dirigindo-se ao aniversariante, teria cantado assim, o sucesso de Maysa e Gal Costa: “Alguém me “DIRCE”/que tu andas novamente/de novo amor/nova paixão/todo contente. Conheço bem suas promessas/outras ouvi iguais a essas. Esse seu jeito de enganar/ conheço bem. Refrão? “Alguém me “DIRCE”/ que tu andas novamente/de novo amor/nova paixão/ todo contente”.
A verdade é que, nessas ocasiões, todos os candidatos cantam a mesma musiquinha: Ei! Você aí/ me dá um votinho aí/ me dá um votinho aí. 
 
 
 
O CARA E A COROA
Dos meus arquivos, para o baú de lembranças do Riguetto, alto funcionário da Agência da Celesc, em Laguna (Mais conhecido que carrinho de pipoca). A família Celesc, minha vizinha da rua Duque, centro histórico, estava de luto. Um parente de funcionário daquela estatal havia falecido. Nessas ocasiões, de imediato, mobiliza-se a cadeia da solidariedade. O Chefe é informado do infausto acontecimento. A burocracia é consultada, pois é necessário saber, se a verba para assuntos dessa natureza, ainda tem saldo.         
___ Positivo, informa o computador.
Chefe autoriza compra de duas coroas, uma da empresa e outra em nome da Associação dos Funcionários, e adverte:
___ Façam uma pesquisa de mercado, não comprem, de cara, a coroa mais cara.
___ Ok, chefe, fique tranquilo, que o Pastel é quente...
___ Que pastel? 
___ A Celesc não patrocina salgadinho de velório...
João Carlos Pagani, o “Boy” (já falecido), encarregado da compra, foi direto para a Funerária do Pastel. No caminho encontrou o pessoal que lidava com o futebol amador do município, do qual o “Boy”, também radialista, era o porta-voz. Rolou um papo de 90 minutos, com direito a prorrogação e disputa de pênalti. Na funerária, apressado, para recuperar o tempo perdido comprou, sem pestanejar, as duas mais belas coroas da casa.
Já na empresa, seu colega Paulo foi encarregado de levar as coroas e participar do cortejo fúnebre. Duas horas depois, Paulo retorna, com cara de enterro e duas coroas na mão. 
___ O que teria acontecido? 
Por culpa do bate bola do “Boy”, aconteceu o desencontro, Paulo, além de chegar atrasado ao funeral do amigo, ainda acompanhou o enterro errado. Ao perceber o engano, diminuiu as passadas, foi ficando para trás e, na primeira oportunidade, escafedeu-se por uma das ruas transversais. Ninguém tinha dúvidas, “Boy” fora o culpado de tudo. E a ordem do Chefe fora clara e definitiva: 
___ Depositem as coroas no almoxarifado. Se alguém, ligado a Celesc, não falecer até o fim do mês, o “Boy” vai ter que “morrer” com o dinheiro das coroas.
Durante aquele período, as funcionárias da Celesc ficaram em estado de choque, o “Boy”, para não ter que abrir a mão, era bem capaz de “apagar” alguma “coroa”.
 
 
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
• A Câmara Municipal da Laguna, por seu presidente, convocou uma Audiência Pública, para tratar do desfile das Escolas de Samba. A novidade pegou todo mundo de surpresa. O porquê da audiência pública?
Para algumas pessoas, o desfile deveria retornar às origens, isto é, acontecer pelas ruas do centro histórico. Outros, mais radicais, chegam a dizer que o sambódromo foi um tiro no pé e que, a cada ano é menor o público que participa daquele tradicional evento cultural e turístico.
Para alguns dirigentes de Escolas de Samba, o retorno seria um retrocesso. O que prejudica as Escolas e desestimula o público é a indefinição sobre a realização ou não, dos desfiles. A demora na distribuição da verba também é outro fator que inferniza a vida dos foliões. A prestação de contas, outro calcanhar de Aquiles dos dirigentes. O assunto gera polêmica e promete debates acalorados.
 

—————

Voltar