12set14 - Tubarão: Abandonada no tempo, Maria Fumaça apodrece aos poucos e cidade perde um pouco da sua história

12/09/2014 11:30
Um dos maiores e mais bonitos cartões postais da cidade está abandonado e entregue ao tempo. Uma antiga Maria Fumaça, na avenida Marcolino Martins Cabral, quase em frente da antiga rodoviária que também serviu de estação de trem, perde o glamour com o passar dos anos devido à corrosão e falta de cuidados por parte das autoridades municipais. Alguns vereadores já pediram providências para o poder executivo, mas até agora nada foi feito. Esta Maria Fumaça é tão marcante para a cidade que já serviu de palco para o Sorteio do Caminhão do Faustão, em 1989, onde tudo aconteceu ao vivo direto deste local para todo o Brasil. O ator Luigi Barrichelli elogiou a cidade e a própria praça com a máquina que escolheu para ir ao ar.
No local funciona uma lanchonete, onde um vagão foi adaptado para receber tal estabelecimento. O proprietário não foi encontrado para falar sobre este assunto e nenhum funcionário quis se manifestar.
O aposentado da rede ferroviária, Dalto Bardini, não esconde a sua decepção com este tipo de situação. “Fico triste em ver um pouco da história da cidade se apagando dessa maneira.  Esta Maria Fumaça e o vagão foram cedidos ao município pela Rede Ferroviária Federal Tereza Cristina S/A. As autoridades deveriam se preocupar mais com este cartão postal. A Rede foi uma das propulsoras da economia tubaronense. Não podem deixam isso acabar assim”, lamentou Bardini em tom bastante triste. “A vinda da rede para cá fez muita coisa mudar e colaborou bastante para o desenvolvimento não só de Tubarão, mas de cidades vizinhas”, completou.
O prefeito Olávio Falchetti disse recentemente em entrevista na Rádio Tubá, que vai se reunir com diretores da Rede Ferroviária para estudar uma solução para o caso e tentar uma reforma o mais breve possível. “Sem dúvidas é um dos mais belos cartões postais da cidade e não podemos deixar isso se perder no tempo. Vamos tomar providências, buscar apoio e parcerias para reformar não só a máquina como a praça toda”, afirmou Olávio. 
 
Descaso no cartão postal: Maria Fumaça vive dias de abandono
 
 
Dalto Bardini: “Fico triste em ver um pouco da história da cidade se apagando dessa maneira”
 

—————

Voltar